Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Tenho um quadro elétrico que chamam de nível, que me foi dado, e gostaria de saber se alguém me poderá dar uma ajuda a fazer as ligações a um furo de água. O que tenho para ligar é a bomba do furo, pressostato. Obrigado
      20150729_142735.jpg
  2.  # 2

    mais uma...
    Obrigado
      20150729_142757.jpg
  3.  # 3

    De que potencia KW, tensão Volts corrente Amperes é a bomba?
  4.  # 4

    é uma boa pergunta... ela está a funcionar mas sem este quadro, tem o condensador, um disjuntor e o pressostato, apenas queria saber as ligações, parece-me que do lado esquerdo em baixo é entrada de corrente...obrigado
  5.  # 5

    Esse quadro está muito mal tratado se fosse a si esquecia isso, de qualquer forma a entrada de corrente devem ser aqueles dois fios que ligam no disjuntor da EFapel .
  6.  # 6

    só foi usado 2 vezes, consegue dizer as ligações?
  7.  # 7

    Colocado por: joedualmarsó foi usado 2 vezes, consegue dizer as ligações?
    Pois assim só pela foto não dá para ver bem quais são as ligações do pressostato e do relé de nivel, mas de baixo para cima tem 1+2 alimentação 230VAC 3+4 condensador 5+6+7 motor alimentado a trifásico 230VAC, a dúvida está no 8+9 (pressostato??!!) e no 10+11+12 (sondas de nível??!!) mas se assim é porque é que o pressotato está shuntado? assim não pára a bomba por pressão.
    Outra coisa, se quiser mesmo aproveitar este quadro tem de substituir o condensador que tem na sua bomba por este que está este quadro, assim tem a garantia que não vai ter problemas.
  8.  # 8

    Parece-me um quadro Danfos para uma bomba de 2,2 kW. Veja se a sua corresponde a isso.
  9.  # 9

    Colocado por: pedromdfParece-me um quadro Danfos para uma bomba de 2,2 kW. Veja se a sua corresponde a isso.
    Isso era se fosse uma bomba a 400VAC a 230VAC deve ser de 1,1 a 1,5Kw.
  10.  # 10

    no quadro o pressostato está chuntado porque de onde veio não tinha pressostato, e na minha casa tem pressostato e balão, queria ver se conseguia fazer a ligação, este quadro só dá para trifasico?obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: joedualmarno quadro o pressostato está chuntado porque de onde veio não tinha pressostato, e na minha casa tem pressostato e balão, queria ver se conseguia fazer a ligação, este quadro só dá para trifasico?obrigado
    Não, o quadro é monofásico e a bomba é trifásica 230V, isto é,na bomba liga a fase e o neutro e uma linha do condensador faz a 3ª fase, logo é trifásico 230VAC.
  12.  # 12

    Se a sua bomba actual tem condensador também é trifásica 230VAC, so tem é que trocar o condensador para este quadro, ligar o pressostato no shunt, e ligar os niveis nas linhas 10+11+12, veja a ligação dos níveis na lateral do relé de nível, e claro tem que ajustar o térmico para o consumo nominal da sua bomba.
  13.  # 13

    a bomba do furo de 1,5 kw
  14.  # 14

  15.  # 15

    desculpem a minha ignorancia :(, mas a minha bomba não tem niveis de linha...
  16.  # 16

    Colocado por: joedualmardesculpem a minha ignorancia :(, mas a minha bomba não tem niveis de linha...
    Se não quer colocar níveis pode então shuntar os 3 últimos ligadores, mas antes disso verifique se esses 3 realmente ligam ás sondas do relé de nível.
  17.  # 17

    vou ver se me entendo com isto. obrigado
  18.  # 18

    Basicamente o que tem a fazer a ligar:
    1 - Neutro
    2- Fase
    3- condensador da sua bomba actual
    4- condensador da sua bomba actual
    5- fase 1 bomba
    6- fase 2 bomba
    7- fase 3 bomba
    8-Contacto comum pressostato (deve ser o 11)
    9-Contacto NF pressostato (deve ser o 12)
    10-11-12 - Shuntar (isto se verificar que são as linhas dos níveis)

    Depois ajusta o térmico para o consumo da sua bomba que deve andar entre os 6,1 a 6,8 Amperes.
    -Rezar para que funcione e que o material que está nessa caixa esteja em condições :)) .
    Arranque com o sistema e verifique se a bomba está a trabalhar ás direitas, se não estiver é só trocar 2 fases entre elas
  19.  # 19

    mas desculpem, a minha bomba está no furo ligado apenas com o respectivo cabo, isto quer dizer que não tem níveis? teria que ter mais 2 cabos, um para cada nivel, não é?obrg
  20.  # 20

    Colocado por: JancidoNão, o quadro é monofásico e a bomba é trifásica 230V, isto é,na bomba liga a fase e o neutro e uma linha do condensador faz a 3ª fase, logo é trifásico 230VAC.
    Boas, não será antes quadro monofásico, bomba monofásica com condensador de partida (enrolamento auxiliar)..??
 
0.0206 seg. NEW