Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    È possivel que seja mesmo os trifasicos a 230, de qualquer forma tem de verificar se a sua bomba é compativel,
    Outro aspecto importante é que uma bomba de furo não deve estar ligada a um pressostato pois o numero de arranques efetuados acaba por destruir a ligação motor bomba , assim como a tubagem dentro do furo que fica constantemente a "levar coices".

    A bomba que tenho num furo envia para um deposito com sondas de nivel, trabalha cerca de 1 hora por dia, e depois desse deposito é que tenho uma bomba de pressão com pressostato a enviar para a rega /casa
  2.  # 2

    Colocado por: rodrigo_gomes29Boas, não será antes quadro monofásico, bomba monofásica com condensador de partida (enrolamento auxiliar)..??
    Pode ser como pode não ser, existem as duas.
  3.  # 3

    Colocado por: larkheÈ possivel que seja mesmo os trifasicos a 230, de qualquer forma tem de verificar se a sua bomba é compativel,
    Outro aspecto importante é que uma bomba de furo não deve estar ligada a um pressostato pois o numero de arranques efetuados acaba por destruir a ligação motor bomba , assim como a tubagem dentro do furo que fica constantemente a "levar coices".

    A bomba que tenho num furo envia para um deposito com sondas de nivel, trabalha cerca de 1 hora por dia, e depois desse deposito é que tenho uma bomba de pressão com pressostato a enviar para a rega /casa
    Não é bem assim, conheço bombas a trabalhar assim com 20 anos ou mais, a finalidade do vaso de expansão (balão) é mesmo essa de "amortecer" os golpes de ariete assim como de evitar o constante para arranca.
    É óbvio que o ideal era ter um variador de frequência com sensor de pressão, mas isso já é outra fruta.
  4.  # 4

    Colocado por: joedualmarmas desculpem, a minha bomba está no furo ligado apenas com o respectivo cabo, isto quer dizer que não tem níveis? teria que ter mais 2 cabos, um para cada nivel, não é?obrg
    Se só tem o cabo de alimentação da bomba é porque não tem sondas de nível, existe maneira de saber se a bomba esta em carga ou não, através de relés de medição de intensidade da bomba como por "controladores" que fazem a detecção de fluxo de água.
  5.  # 5

    Colocado por: JancidoNão é bem assim, conheço bombas a trabalhar assim com 20 anos ou mais, a finalidade do vaso de expansão (balão) é mesmo essa de "amortecer" os golpes de ariete assim como de evitar o constante para arranca.
    É óbvio que o ideal era ter um variador de frequência com sensor de pressão, mas isso já é outra fruta.



    Numa fabrica onde trabalhei substituímos 2 bombas da Lowara e uma da Preusak a pala disso e tinha 2 tanques de expansão de 500 litros cada, com o tempo a união de encaixe motor bomba ficava destruída depois compramos um tanque e ate hj não voltou a acontecer.

    Claro que com um sensor de pressão e variador :) é outra louça
  6.  # 6

    Colocado por: larkhe


    Numa fabrica onde trabalhei substituímos 2 bombas da Lowara e uma da Preusak a pala disso e tinha 2 tanques de expansão de 500 litros cada, com o tempo a união de encaixe motor bomba ficava destruída depois compramos um tanque e ate hj não voltou a acontecer.

    Claro que com um sensor de pressão e variador :) é outra louça
    Se calhar se comprasse uma bomba Grundfoss ou Wilo não acontecia isso :) , também naõ estou a falar de uma bomba para a indústria mas uma bomba doméstica, é outra situação. E claro uma coisa é ter uma rede pressurizada por uma bomba outra coisa é ter uma rede pressurizada pela altura da coluna de água...
  7.  # 7

    Colocado por: JancidoPode ser como pode não ser, existem as duas.
    Eu sei que sim...o que não pode ser é um sistema trifásico a 230V...Se você tem um quadro para monofásico com condensador de arranque para ter a bobine auxiliar (monofásico), como pode dizer que é um sistema trifásico de 230V? Num sistema trifásico, entram 3 fases de 230V em relação ao neutro/terra, ou 400V entre fases e saem as mesmas 3 fases de 230v para o motor...isto é que é o sistema trifásico.
  8.  # 8

    Colocado por: rodrigo_gomes29Eu sei que sim...o que não pode ser é um sistema trifásico a 230V...Se você tem um quadro para monofásico com condensador de arranque para ter a bobine auxiliar (monofásico), como pode dizer que é um sistema trifásico de 230V? Num sistema trifásico, entram 3 fases de 230V em relação ao neutro/terra, ou 400V entre fases e saem as mesmas 3 fases de 230v para o motor...isto é que é o sistema trifásico.
    :) , não vale a pena ir ao detalhe, eu percebo onde quer chegar, mas na realidade o motor está preparado para trifásico a 230VAC, basta ligar um variador de frequência monofásico a 230VAC que lhe converte em trifásico 230, isto é, tem três fases presentes no motor cada uma com uma diferença de potencial entre elas de 230VAC. Se pegar num motor trifásico 400V que seja convertível em trifásico 230V , faz 2 coisas ou coloca um variador de frequência a actuar o motor ou coloca um condensador, e não estamos a falar de motores com bobine de arranque. Normalmente as bombas de água o mesmo motor pode ser utilizado para 400V ou 230V, dependendo de como é feito o fecho dos enrolamentos na fábrica se em estrela ou triângulo.
    Mas isto é uma generalidade pois cada caso é um caso, há muitas variantes de motores como um que me cruzei recentemente ,motor tripolar 400V alimentado com 2 fases + condensador.
  9.  # 9

    Colocado por: Jancido:) , não vale a pena ir ao detalhe, eu percebo onde quer chegar, mas na realidade o motor está preparado para trifásico a 230VAC, basta ligar um variador de frequência monofásico a 230VAC que lhe converte em trifásico 230, isto é, tem três fases presentes no motor cada uma com uma diferença de potencial entre elas de 230VAC. Se pegar num motor trifásico 400V que seja convertível em trifásico 230V , faz 2 coisas ou coloca um variador de frequência a actuar o motor ou coloca um condensador, e não estamos a falar de motores com bobine de arranque. Normalmente as bombas de água o mesmo motor pode ser utilizado para 400V ou 230V, dependendo de como é feito o fecho dos enrolamentos na fábrica se em estrela ou triângulo.
    Mas isto é uma generalidade pois cada caso é um caso, há muitas variantes de motores como um que me cruzei recentemente ,motor tripolar 400V alimentado com 2 fases + condensador.
    Boas, eu concordo com o que diz, está tudo correctissimo...e já o estava antes...só não percebo o porquê de dizer que o motor está preparado para trifásico a 230Vac...talvez aqui não se esteja a expressar como realmente pretende, ou então sou eu que não entendo o seu ponto de vista. Existem sim motores construídos de forma a que possam ser ligados a 230V (monofásicos) ou a 400V (trifásicos) sendo que o consumo aumenta para cerca do dobro no sistema monofásico... É por essa situação é que apartir de determinada potência os motores são todos trifásicos. Será que é isto que pretende dizer?
  10.  # 10

    Colocado por: rodrigo_gomes29Boas, eu concordo com o que diz, está tudo correctissimo...e já o estava antes...só não percebo o porquê de dizer que o motor está preparado para trifásico a 230Vac...talvez aqui não se esteja a expressar como realmente pretende, ou então sou eu que não entendo o seu ponto de vista. Existem sim motores construídos de forma a que possam ser ligados a 230V (monofásicos) ou a 400V (trifásicos) sendo que o consumo aumenta para cerca do dobro no sistema monofásico... É por essa situação é que apartir de determinada potência os motores são todos trifásicos. Será que é isto que pretende dizer?
    Não estou a perceber qual é o problema em dizer que o motor é trifásico 230V!!, um motor de indução só com fase e neutro não funciona, tem que simular uma 3ª fase, por isso é que digo que é trifásico 230V, pois como já disse tem 230V de diferença de potencial entre elas a própria bobinagem está preparada para essa tensão, em portugal na rede de distribuição existe trifasica 400V e monofásica 230V, mas noutros paises existe trifásica 230V...
  11.  # 11

    Colocado por: JancidoNão estou a perceber qual é o problema em dizer que o motor é trifásico 230V!!, um motor de indução só com fase e neutro não funciona, tem que simular uma 3ª fase, por isso é que digo que é trifásico 230V, pois como já disse tem 230V de diferença de potencial entre elas a própria bobinagem está preparada para essa tensão, em portugal na rede de distribuição existe trifasica 400V e monofásica 230V, mas noutros paises existe trifásica 230V...
    você pode dizer o que quiser, está num país livre...mas essa expressão para mim não existe. E já lhe disse porquê no post anterior. Além disso, estamos em Portugal, se você disser a alguém entendido na área que existe um sistema trifásico a 230v...a resposta deve ser fixe...
    Mas tudo bem na mesma.
  12.  # 12

    Fiz as ligações, mas quando ponho o quadro em automático, acusa falha de água e quando ponho em manual trabalha em continuo, não faz acionar o pressostato, que terei feito mal?
  13.  # 13

    Este problema está resolvido, agora o que acho é que a luz verde que indica o motor ligado, devia desligar quando o pressostato parava de encher a autoclave, não era? obrigado
  14.  # 14

    Colocado por: joedualmarEste problema está resolvido, agora o que acho é que a luz verde que indica o motor ligado, devia desligar quando o pressostato parava de encher a autoclave, não era? obrigado
    O sinalizador verde (motor a trabalhar) deve ser ligado num dos contactos auxiliares do contactor NA/NO...Se não tiver contactos auxiliares aproveite a saída de uma das fase do contactor.
  15.  # 15

    olá novamente. estive as ligações que fiz, a bomba do furo está a tirar água, o único problema é que quando o pressostato liga ou desliga não faz acionar o contactor? se carregar no botão pequeno vermelho que está no contactor para, devia ser automático não era? qual a asneira que fiz? Obrigado pela ajuda
  16.  # 16

    Colocado por: joedualmarolá novamente. estive as ligações que fiz, a bomba do furo está a tirar água, o único problema é que quando o pressostato liga ou desliga não faz acionar o contactor? se carregar no botão pequeno vermelho que está no contactor para, devia ser automático não era? qual a asneira que fiz? Obrigado pela ajuda
    Se não aciona o contactor, é porque você não tem o pressostato ligado correctamente nos contactos e em série com o A1 do contactor...e ainda bem que pára quando carrega no vermelho...isso é o stop do térmico. O que me quer parecer, é que você talvez precise de alguém com conhecimentos na área que o possa ajudar fisicamente aí no local.
  17.  # 17

    pois possivelmente algo está errado...o fio preto da bomba está num dos contatos do pressostato, outro preto da bomba noutro contacto, assim como os neutros e os dois castanhos unidos, tudo vai ligar ao quadro entrada para a bomba...
  18.  # 18

    Colocado por: joedualmarpois possivelmente algo está errado...o fio preto da bomba está num dos contatos do pressostato, outro preto da bomba noutro contacto, assim como os neutros e os dois castanhos unidos, tudo vai ligar ao quadro entrada para a bomba...
    Salganhada...você tem a tensão de comando e a força tudo misturado...os 230V vem do mesmo sítio ok, mas éticamente você têm aí uma salganhada...
    Na minha opinião, você devia-se dirigir a alguém que perceba do assunto para lhe deixar a intalação em condições. Não se aleije mas é...Cump.
  19.  # 19

    boas tardes, basicamente a instalação está assim...:)
      Sem Título.jpg
  20.  # 20

    esqueci-me
      Sem Título2.jpg
 
0.0220 seg. NEW