Iniciar sessão ou registar-se
    • Fiju
    • 31 julho 2015

     # 1

    Neste momento o meu condomínio está sem seguro. Eu tenho os seguros da minha moradia (paredes e recheio) mas telefonei agora para a Fidelidade, seguro que tenho, e disseram-me que se houver um sismo o meu seguro não cobre.
    No caso de um seguro de condomínio, e se houvesse um sismo as paredes da minha casa estavam cobertos ou só as paredes- muros, portões, piscina... é que estariam cobertos?

    E já agora, qual a melhor instituição para fazer seguro de condomínio. Com melhor preço? E com melhor qualidade de serviços?
  1.  # 2

    Que grande confusão!

    O seguro de um imóvel que se encontre em propriedade horizontal cobre o imóvel e a proporção que cabe à fração nas partes comuns. Ou seja se todos os imóveis/frações que compõem o condomínio tiverem seguro (pelo menos o de cobertura de incêndio é obrigatório) todos os seguros cobrem (na respetiva proporção) as partes comuns.

    A cobertura em caso de sismo terá de ver se a tem nas condições da sua apólice.
    Concordam com este comentário: JPN761
    • Fiju
    • 31 julho 2015

     # 3

    Eu perguntei por telefone se cobria por exemplo o jardim que é comum, onde eu circulo para ir à piscina.
    • Fiju
    • 31 julho 2015

     # 4

    Ups, não ficou o resto do comentário...

    Eu perguntei por telefone se cobria por exemplo o jardim que é comum, onde eu circulo para ir à piscina, ou o carro onde circula no parqueamento até chegar à minha garagem, disseram-me que só cobre o que estiver em meu nome... Ou seja, em princípio não estará coberto esses espaços, ou sim? Alguém tem experiência nisto?
  2.  # 5

    Colocado por: Fijudisseram-me que só cobre o que estiver em meu nome


    O Fiju é dono das partes comuns numa determinada permilagem, permilagem essa correspondente à sua fração.
    Logo o seu seguro cobre o valor correspondente a essa permilagem.
    • Fiju
    • 1 agosto 2015

     # 6

    Humm, compreendido Nielsky! Muito obrigada!
  3.  # 7

    Olá Fiju.
    Faz bem em estar preocupado com o seu seguro. Se me permite chamo-lhe a atenção para verificar se o seu seguro cobre risco de incêndio (este risco de seguro é obrigatório para todos os condóminos). Caso existam condóminos sem este seguro é ou poderá ser problemática a situação do Condomínio. Caso exista administração do condomínio faça pressão para ser verificada esta situação. Mais vale prevenir ...
    j.filipe
    • Fiju
    • 3 agosto 2015

     # 8

    J. Filipe. Obrigada pela dica. Eu acho que o meu cobre incêndio, mas vou conferir. De qualquer das formas na reunião do condomínio farei pressão para que todos verifiquem os seus seguros e se algum não tiver, para fazer...
  4.  # 9

    o seguro básico do condominio é obrigatorio podendo cair em cima dos admnistradores, entenda-se seguro básico o risco de incendio e inundação(?)
  5.  # 10

    O JPN761 NÃO tem (bem) razão.
    O único seguro OBRIGATÓRIO (e que os administradores de condomínio podem/DEVEM exigir aos condóminos que comprovem que o têm em dia) é o seguro contra INCÊNDIO.
    Mas, hoje em dia, vale a pena ter um seguro multi-riscos.

    No caso de um CONDOMÍNIO, as zonas comuns ESTÃO cobertas se todas as fracções tiverem seguro
    (a soma de todasas fracções = a todo o edifício, incluindo zonas comuns).
  6.  # 11

    daí ter posto (?) a seguir á palavra inundação...

    O problema é quando compram as casa a pronto ou ja as pagaram e deixam cair o multi riscos e se armam em parvas.
    Infelizmente aprendmos alguma coisa no predio devido a um "sinistro" de um cano onde o propietario ja tinha a casa paga e sem seguro...

    foi um bonito filme
    • Fiju
    • 10 agosto 2015

     # 12

    Se houver sismo era uma vez a casa... O meu seguro não cobre isso, suponho que os que cubram sejam muito caros.
  7.  # 13

    Tive muita sorte com o prédio onde vivo atualmente. Como fiz parte da 1ª administração do prédio novo fizemos um seguro do prédio todo incluindo sismos. Como a seguradora cobre o prédio todo nunca houve discussões de quem é a culpa de infiltrações ou similares. Sempre pagaram tudo e sem reclamações. Ainda houve alguns condóminos que reclamavam por pagarem 2 seguros pelo mesmo bem mas agora está tudo satisfeito com a solução.
    • Fiju
    • 11 agosto 2015

     # 14

    Já agora, uma parede do condomínio tem um grafiti. Estive a ver as condições e acho que isso está dentro do que se considera vandalismo. Assim, para o eliminar toda a fachada tem de ser pintada. Quem paga é o seguro certo? Estou a pensar bem?
  8.  # 15

    Fiju, dependerá da sua casa, mas pode ficar em mais +/- 100€ para ter a cobertura de fenómenos sísmicos (tremores de terra, terramotos, erupções vulcânicas, maremotos e fogo subterrâneo e ainda de incêndio resultante destes fenómenos).

    Faça a simulação no web site da Fidelidade, e verifique se o seu capital (valor necessário para reconstruir) actual no seu seguro corresponde ao valor que aparece na simulação do web site... se for igual ou superior tudo bem, caso contrário pense em actualizar o quanto antes, apesar de a área referida ser a bruta é preciso ainda ter em conta os valores de projecto e licenças que podem ficar bem caras dependente do tipo de casa e área.

    No seu lugar adicionaria os "fenómenos sísmicos" o quanto antes... mas isso é uma decisão individual de cada um(a)... se tiver dinheiro para reconstruir a casa toda sem precisar do seguro e só o tiver para não ter problemas legais tudo bem, agora se não tem dinheiro para reconstruir, talvez queira despender esses +/- 100€ (dependendo da casa) a mais... e só ter de pagar 5% do total da reconstrução que ainda assim pode ser muito dinheiro dependente de quanto dinheiro tem e de em quanto fica a reconstrução efectivamente na pratica.
  9.  # 16

    Colocado por: FijuJá agora, uma parede do condomínio tem um grafiti. Estive a ver as condições e acho que isso está dentro do que se considera vandalismo. Assim, para o eliminar toda a fachada tem de ser pintada. Quem paga é o seguro certo? Estou a pensar bem?


    Leia as definições das coberturas e as exclusões, da sua apólice.
    • Fiju
    • 11 agosto 2015

     # 17

    Irei fazer isso obrigada
 
0.0172 seg. NEW