Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quero vos deixar aqui o testemunho sobre a desagradável experiência que tive com os leilões electronicos das finanças
    Espero que isto funcione como aviso à navegação para outras pessoas que estejam a pensar comprar um imovel através desse sistema.

A sensação com que fiquei é que os cidadãos são pura e simplesmente usados como arma de pressão para as pessoas pagarem as suas dividas fiscais.
    Sinto-me um verdadeiro cobaia que foi manipulado, enganado e usado.

Recentemente numa pesquisa encontrei um imovel a leilão no site das finanaças que me pareceu interessar

Comecei por efectuar as diligências junto da repartição de finanças:

1- Saber se o imovel estava arrendado: Nas finanças disseram-me que "todas as evidencias que recolheram apontam para não haver arrendamento" e se as finanças tivessem conhecimento de um contrato de arrendamento estas eram obrigadas a publica-lo no anuncio do leilão.
    2- Saber se o imovel era entregue livre de ónus: Disseram-me que sim, não fica nenhuma divida sobre o imóvel masmo que o antigo proprietário tenha mais dívidas.
    3- Como visitar o imovel: Disseram-me que tinha sido impossivel contactar o proprietário, portanto É IMPOSSIVEL visitar o interior do imóvel.
    4- Então após a venda como se processa a entrega do imóvel?: Disseram-me que a policia é instruida a abrir o imovel e entregá-lo ao novo dono. Isto é tratado pelas finanças e pago pelas finanças.
    - Nas finanças disseram-me tambem de forma lacónica que ... "sabe, o executado tem muitas maneiras de travar a venda..."

Desloquei-me ao imovel e constatei que ninguem morava ali embora a electrecidade estivesse paga (a campainha funcionava). Os visinhos disseram-me que o dono não morava lá.
    Mesmo sabendo que a venda era livre de ónus paguei 3 euros no site dos registo e notoriado e obtive uma certidão do imóvel onde vinha referido que havia varias dividas sobre o executado mas as finanças apenas o estavam a executar por uma quantia irrisória... 1500 euros (as outras dividas eram a bancos etc)

Mesmo perante estes factos decidi avançar e efectuar uma licitação (o valor base pedido)

O SITE dos leioes das finanças:
    O site é do mais tenebroso, arcaico e estupido possivel.
    -Existem poucas opções de pesquisa... apenas se pode pesquisar por destrito.
    -Se se quiser consultar leilões concluidos o site dá "aconteceu um erro tente mais tarde" isto porque a pesquisa devolve demasiados registos uma vez que apanha todos os leilões concluidos desde sabe-se lá quando e o site não consegue lidar com o facto.
    A navegação dos resultados é dificil e cheia de armadilhas que obrigam a começar de novo.
    O sistema de licitações é pouco claro, não fica registo de quantas passoas licitam, nem quando etc

UM HORROR ! Vê-se mesmo que aquilo está feito para profissionais "espertalões" à procura de pechinchas e não para o cidadão comum.

Efectuei a licitação faltavam uns 3 dias para o fim do leilão.
    Nem passou uma hora fui lá outra ves verificar o estado do leilão e qual não é o meu espanto constato que este passou a "Suspenso artigo.2xx..." por 15 dias!!!
    ISTO FOI À 1 DA MANHÃ !

Fiquei a saber que se o executado pagar 20% da dívida o leilão suspende 15 dias e retoma automáticamente findo este prazo! (ficando a faltar outra vêz 3 dias)

Então calculo que o executado deve ter recebido um email, sms, telegrama, pombo correio, noticia no telejornal ou telefonema de funcionario das finanças amigalhaço de que o seu imovel está em perigo (como se posto à venda nas finanças não fosse já isso)
    E o pagamento dos tais 20% deverá, calculo eu, poder ser feito num multibanco à 1 da manhã e o leilão suspende automaticamente.
    E como se eu tivesse um apartamento executado por uma dívida de 1500 euros não me preocupasse nada... o executado pagou 20% desse valor, ou seja 225 euros... e ficou descansado mais 15 dias.

O licitante, eu, como não sou gente, nem tenho o minimo interesse para a fazenda publica com o meu dinheiro que vai pagar a dívida fiscal do outro, não tenho direito a receber email, aviso, pombo correio de que o MEU leilão onde licitei dezenas de milhares de euros foi suspenso.

Fazendo fast forward a sutuação manteve-se mais 3 vezes, sempre que os 15 dias passavam ao fim de umas pouca horas voltava a ficar suspenso por mais 15 dias (mais 20% pago calculo eu)

Já sem esperança nenhuma de vir a ganahar o leilão decidi acompanhar o leilão até ao fim.

Ao fim do 3º prazo de 15 dias ter expirado o leilão voltou a estar activo e passou 1 dia sem nenhuma actividade
    Ou seja faltavam 2 dias para o fim do leilão.
    Nunca ninguem licitou nesse leilão que não eu ao longo do tempo.

Quando decido mais uma vez consultar o imovel fico PREPLEXO com o que vejo !
    O site indica-me que “não sou o mais alto licitante” existe uma licitação superior à minha em 50 centimos !
    CINQUENTA CENTIMOS ! Muito embora o site indicasse que a proxima licitação minima tinha de ser de 100 euros mais !!!!

Tudo bem eu licito mais 100 euros!
    No segundo após a licitar mais 100 euros o leilão volta a passar a suspenso pela 4ª vez !

Nem uma explicação, nem um email, NADA !

Para terminar em beleza esta experiencia no site das finanaças e uma vez que este era o ultimo período de 5 dias possivel. Ao fim de uns 7 ou 8 dias o leilão DESAPARECEU totalmente sem deixar rasto !
    (calculo que a pessoa acabou por pagar a totalidade e resolveu o problema da execuçãp)

Mas o leilão que acompanhei por MESES desapareceu totalmente !!!
    Cnsultando “as minhas licitações: NADA”
    Consultando “os meus leilões favoritos: NADA”
    Consultando “leilões concluidos: NADA”
    Consultando “leilões suspensos: NADA”

Uma verdadeira vergonha e desrespeito pelas pessoas !
    Se o EBAY ou o CUSTOJUSTO se portassem assim tinham zero clientes.

Um horror !
    Que fique aqui este registo da forma nojenta com que as finanças tratam os leilões e as pessoas interessadas em pagar dezenas de milhares de euros ao estado !

Acho que não vou voltar a repetir e deixo este negocio para os profissionais das pechinchas.

Cumprimentos a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  2.  # 2

Mas você pensava que podia ficar com uma casa de alguém que devia apenas 1500€ às finanças? Ainda por cima a casa não era dele, era do banco.
    • hfso
    • 1 agosto 2015 editado

# 3

No seguimento deste e de outras opniões sobre os leilões aconselho a todas as pessoas que querem comprar bens penhorados a lerem primeiros as seguintes informações:

Código de Procedimento e de Processo Tributário
    Código de Processo Civil
    Portaria n.º 203/2008 de 21 de Fevereiro de 2008 - Regime da entrega de propostas de carta fechada por via electrónica
    Portaria n.º 219/2011 de 1 de Junho - Regime de venda de bens penhorados em processo de execução fiscal por leilão electrónico

Poupam tempo, e ficam a saber com o que contar.
    •  
      GMCQ
    • 1 agosto 2015

# 4

Nunualex, concordo csg, esse site dos bens penhorados esta uma bela M@$&#! Eu tb ja tentei fazer varias pesquisas, mas sao mto exaustivas, e com montes de resultados e nada mto especifico, é como se quisessemos procurar couve roxa, e na pesquisa aparecer tds os legumes e mais alguns, esta pouco organizado! Mas essa de nao darem cavaco a ng ê q ta mal...
  3.  # 5

Eu tb tenho opinião de que o site está feito propositadamente complicado e com falta de informação. Aquilo está feito para esconder informação.

O primeiro problema é que as propriedades estão indexadas ao local onde a escritura foi feita. Ora nos tempos em que o mercado imobiliário estava de boa saúde as escrituras de imóveis localizados no Algarve, podiam ser feitas em Leiria, se isso acelerace o processo de secritura, na altura algo saturado.

Ora se eu procuro imóveis no relativos a uma zona vão-me escapar os imóveis dessa zona mas não escuiturados nos respectivos conservatórios.
  4.  # 6

Esse site já foi chão que seu uvas. Agora é só parras.... e mal paridas.
  5.  # 7

Isso é feito de propósito.

Oficialmente, há um site de leilões electrónicos por forma a dar transparência ao processo.

Na realidade, aquilo é tão tortuoso que as pessoas normais não estão para isso e depois as casas devem ser vendidas todas por ajuste directo a um amigalhaço que dá uns presuntos ao pessoal todos os anos pelo Natal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte, Nunoalex

0.0144 seg. NEW