Colocado por: Costa53O que impica a segurança e estabilidade da parede é precisamente essa estrutura cuja não deve ser mexida ou se puder ser complementada com algum reforço.
Em prédios antigos em Lisboa acontece muita este tipo de estrutura normalmente com placas de estafe e ripas tenho alguns trabalhos executados deste genero e não tem havido qualquer problema em termos de estabilidade.Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulomelo70
Colocado por: Paulomelo70No caso de uma parede dessas, estrutural e com três metros de comprimento, em que não tenha porta, seria possível, removendo a argamassa que a preenche e deixando a estrutura em madeira, abrir uma zona de passagem com cerca de 1 metro de largura, reforçando nas laterais desse vão?
Colocado por: Paulomelo70Olá,
Tenho duas salas com cerca de 14 m2 cada, separadas por uma parede estrutural das antigas, com cerca de 16 cm de espessura, e que tem uma porta de ligação. Essa parede é constituída por uma estrutura de barrotes de madeira ao alto, ripas horizontais pregradas (a fazer de malha) e enchimento interior e exterior com argamassa de cal, argila e pequenas pedras.
Colocado por: Costa Martins arqEsta parede não é estrutural.
Colocado por: Costa Martins arqPaulomelo70
É de boa execução fazer coincidir as paredes divisórias, mas não passa disso.