Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, exponho as seguintes situações:

Aluguei recentemente duas fracções, uma para habitação e outra para escritório, em locais distintos.

Caso a) Na habitação, já havia luz quando entrei. O senhorio deu-me a indicação de que teria que ir dar baixa do contrato da inquilina que havia até então ocupado a casa. Para meu espanto, na EDP disseram-me que não havia contrato em vigor fazia imenso tempo. Com receio que me pudessem penalizar, deixei o assunto para depois.
    Portanto, tenho luz na habitação e não tenho contrato e logo não a estou a pagar. O contador funciona, ele RODA o que é estranho pois eu julgo que quando é uma puxada ilegal por exemplo das escadas, o contador não deveria rodar (achava eu pelo que estive a ler).

Caso b) No escritório foi a senhoria quem realizou o contrato com a EDP, no mesmo mês em que entrei, faz uns 3 meses. Entretanto este mês foram substituir o contador para digital e foi assim que eu reparei que não está a contar energia. Portanto, para este caso, tenho contrato mas não tenho contador a funcionar. Também percebi que a energia não passará por aquela caixa que regula a potência, nada acontece ao clicar no botão de corte geral que deveria desligar a energia. É raro eu estar nesse lugar pelo que passou-me ao lado a situação assim como aos técnicos da EDP que têm ido tirar as leituras e até aos que foram agora substituir o contador. Tenho estado a pagar leituras estimadas nas primeiras facturas assim como as taxas normais de contrato.

São dois casos distintos e que reportam naturalmente para algo ilegal.

Nesse sentido, gostaria de perceber de que forma posso resolver esta situação uma vez que, se contactar a EDP provavelmente irei apanhar alguma multa cujo valor nem faço a mínima ideia. Gostaria de resolver através de mim.

1º. Em ambas as situações, o "esquema" é o mesmo? Porque é que num o contador funciona e no outro não?
    2º. De onde vem a energia? Suponho que não seja das escadas...as escadas só têm duas lâmpadas, facilmente já teria sido detectado a "anomalia"... então, de onde vem? Em termos de potência, a luz só vai abaixo quando se acumulam aparelhos ligados a fazer os amperes do quadro geral. Por exemplo, fiz o teste e dá para ligar uns 4 aparelhos potentes sem que a luz vá abaixo (cilindro + 2 aquecedores + placa do fogão e fogão a electricidade + chaleira eléctrica).
    3º O que faço para, na habitação sem contrato "cortar" a energia e no escritório com contrato colocar o contador a contar? É algo que estará ao meu alcance ou poderá ser fora dos edifícios?

Entretanto após pesquisa nos fóruns percebi que pode estar relacionado com a caixa de electricidade que em ambas as fracções está ao lado da porta no exterior. Uma caixa que só é acessível com escadote. Já olhei para o interior mas nada percebo. Posso é colocar uma fotografia se me ajudarem a perceber. Também não quero para já contactar um electricista pois não conheço nenhum com confiança e isto é uma situação muito sensível que me pode trazer graves problemas com os senhorios e multas que nem imagino...

Agradeço desde já os esclarecimentos e ajuda.
    •  
      jccp
    • 3 agosto 2015

# 2

Colocado por: mysteriumO contador funciona, ele RODA o que é estranho pois eu julgo que quando é uma puxada ilegal por exemplo das escadas, o contador não deveria rodar (achava eu pelo que estive a ler).

basta ter o frigorifico ligado para ele rodar.

Colocado por: mysteriumCom receio que me pudessem penalizar, deixei o assunto para depois.

deixou o assunto para depois?o senhorio não lhe disse para fazer um contrato?levava a leitura do contador e fazia um novo contrato.Assim com o "deixar para depois"é que vai ter problemas.

Colocado por: mysteriumO que faço para, na habitação sem contrato "cortar" a energia

mas quer viver á luz da vela?

Colocado por: mysteriume no escritório com contrato colocar o contador a contar?

chame um tecnico da edp
  2.  # 3

eu falava com os senhorios a expôr a situação , caso não mostrassem vontade em resolver chamaria um tecnico da EDP mostrando provas das datas em que se encontra a "habitar" ambos os sitios
  3.  # 4

Colocado por: mysteriumCom receio que me pudessem penalizar, deixei o assunto para depois.

deixou o assunto para depois?o senhorio não lhe disse para fazer um contrato?levava a leitura do contador e fazia um novo contrato.Assim com o "deixar para depois"é que vai ter problemas.

Foi o que eu fiz, mas quando na EDP percebi que tinha energia ilegalmente ao eles me dizerem que não havia contrato em vigor, preferi não fazer contrato pois eles iriam descobrir que já havia energia...suponho...

Colocado por: mysteriumO que faço para, na habitação sem contrato "cortar" a energia

mas quer viver á luz da vela?

Não. Quero desligar a energia sem os técnicos da EDP para voltar a ligá-la de forma legal com os técnicos da EDP.
    _

Alguém sabe como posso desligar a energia?
  4.  # 5

corte os fios!
  5.  # 6

Colocado por: loverscoutcorte os fios!

Nem mais!
    Terá de ser no quadro supostamente, isto se perceber de electricidade. Existe electricistas que podem resolver o "problema".
    • tnjp
    • 5 agosto 2015

# 7

Caso a) Na habitação, já havia luz quando entrei. O senhorio deu-me a indicação de que teria que ir dar baixa do contrato da inquilina que havia até então ocupado a casa. Para meu espanto, na EDP disseram-me que não havia contrato em vigor fazia imenso tempo. Com receio que me pudessem penalizar, deixei o assunto para depois.
    Portanto, tenho luz na habitação e não tenho contrato e logo não a estou a pagar. O contador funciona, ele RODA o que é estranho pois eu julgo que quando é uma puxada ilegal por exemplo das escadas, o contador não deveria rodar (achava eu pelo que estive a ler).

Passei pelo mesmo e não é nada de mais! O senhorio disse-me que não havia contrato mas até tinha luz no apartamento, sem perceber porquê. Quando fiz o novo contrato ninguém me perguntou nada e ficou marcada a passagem do técnico.
    Quando ele lá foi adiantei-lhe logo até tinha luz e ele lá explicou que é normal. Quando cancelaram o contrato anterior os técnicos ficaram de lá passar para retirar o contador e fazer o corte, como o contador está no interior e não vivia ninguém no apartamento nunca conseguiram tirar o contador e nunca fizeram o corte. Ele deu a entender que os técnicos nem fazem muita "força" para contactar o proprietário, pois perferem deixar o contador, por vezes acontece cancelarem o contrato, retiram o contador e uma semana depois aparece um novo contrato e têm que lá voltar para colocar um novo. O contador antigo, que até funciona perfeitamente, depois de retirado é lixo e instalam um novo, sem necessidade nenhuma.
  6.  # 8

Fale com um electricista e trate disso rapidamente,a EDP nao brinca em serviço,quanto mais tempo assim estiver,mais lhe vai sair do pelo...acredite em mim

0.0101 seg. NEW