Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vi num programa que costumo acompanhar "grand designs" a construção de uma casa que segundo o dono é praticamente 100% passiva.

    Além de utilização na construção de materias amigos do ambiente ou reciclados e com isolamento feito com papel de jornais reciclados, a casa também é totalmente isolada do exterior njo que respeita ao ar. Não há troca de ar entre o exterior e o interior. A unica troca de ar é feita por um sistema de ventilação que faz passar o ar interior por um equipamento que transfere a temperatura do mesmo para o ar novo que vai entrar, mantendo assim a temperatura do ar sempre constante.

    Há detalhes da construção que não consegui perceber outros que nao explicaram, mas dois anos depois da construção a casa foi novamente visitada e o dono garante que nao utiliza nenhum tipo de aquecimento ou arrefecimente, e que devolve á rede energia.

    Há um outro pequeno, grande, detalhe que é o arco da casa feito em telhas de barro e que é o maior da europa sem qualquer sustentação... simplesmente fantástico!

    Custo de construção foi de 500 mil libras.

    alguns links para noticias:

    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1148302/Theres-place-like-dome-An-eco-dream-house--straight-medieval-drawing-board.html

    http://www.telegraph.co.uk/finance/property/9628760/Eco-homes-the-rise-of-carbon-appeal.html

    E o link para o arquitecto e dono da casa
    http://hawkesarchitecture.co.uk/
  2.  # 2

    Interessante quando é afirmado e vi estudos sobre a casa feita por uma universidade que o custo de utilização da casa é ZERO

    "£0 per year ! (actually -£150 per year inc. all heating, electricity, hot water, mains water and waste water treatment)"

    A casa é certificada por esta fundação
    http://www.passivhaustrust.org.uk/
  3.  # 3

    Eu vi esse episódio e nem sempre tudo correu bem, mas se o resultado final foi bom... ainda bem!
  4.  # 4

    500 mil libras = 711 mil euros

    Está muito bem paga a energia...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, GMCQ
  5.  # 5

    Sim, mas aquela abóboda é completamente desnecessária, é uma opção do arquitecto/DO, porque podia ter feito a mesma casa por muito menos dinheiro.
  6.  # 6

    Colocado por: branco.valterSim, mas aquela abóboda é completamente desnecessária, é uma opção do arquitecto/DO, porque podia ter feito a mesma casa por muito menos dinheiro.


    Claro que é denecessária mas é um aspecto arquitéctónico que pela sua imponência e pelo método construtivo utilizado no meu ponto de vista é uma mais valia.

    O custo do arco foi de 80 mil libras.
    O arco foi construido com 5 camadas de telhas em barro. durante a construção um bocado da abobada caiu porque um dos trabalhadores fez peso na mesma enquanto ela apenas tinha uma camada.

    Depois do arco ter sido feito, levou isolamento com tela asfaltica para levar a terra e posteriormente nascer o jardim.

    A primeira camada de telhas nao foi utilizado cimento, foi utilizado uma especie de gesso, já as camadas seguintes, sempre com as telhas em 45 graus relativamete á camada de baixo, levaram cimento.
  7.  # 7

    Encontrei isto... e em Portugal.

    "Casa inovadora com apoio da UA mostra vantagens do standard “Passiv House”"

    http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=43328
  8.  # 8

    Estive nessa apresentação (na assistência apenas... :) ).
  9.  # 9

    Presumo que esses 80 mil libras sejam apenas o material, porque gastou-se ali muito tempo e isso paga-se.

    Mas sim, concordo como Luis, a casa ficou muito mais imponente e tem uma presença muito mais forte com a abóboda.

    Salvo erro o representante da Modiko já tinha dito cá no fórum que eles estavam avançar para projectos do tipo casa passiva.
  10.  # 10

    Pelo que o dono da obra e arquitecto disse o custo da construção do arco, material e mão de obra custou 80 mil libras, em euros ao valor de hoje cerca de 114 mil euros.
  11.  # 11

    É caro, muito caro, mas pelos vistos ele podia.
  12.  # 12

    Colocado por: LuisPereiraEncontrei isto... e em Portugal.
    "Casa inovadora com apoio da UA mostra vantagens do standard “Passiv House”"
    http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=43328

    É pena não haver mais informação sobre a casa porque 25ºC no Verão não me parece nada de excepcional (a casa do meu pai com mais de 30 anos tem a temperatura abaixo dos 25ºC, é na zona de Aveiro e ainda tem caixilharia de madeira com vidro simples) agora resta saber como vão conseguir manter 20ºC no Inverno, parece-me mais uma forma de fazer publicidade ... enganosa.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  13.  # 13

    Colocado por: rnja4RealÉ pena não haver mais informação sobre a casa porque 25ºC no Verão não me parece nada de excepcional (a casa do meu pai com mais de 30 anos tem a temperatura abaixo dos 25ºC, é na zona de Aveiro e ainda tem caixilharia de madeira com vidro simples) agora resta saber como vão conseguir manter 20ºC no Inverno, parece-me mais uma forma de fazer publicidade ... enganosa.


    Publicidade!! Apenas publicidade!! Pode não ser enganosa, mas está bastante longe da realidade.
  14.  # 14

    Colocado por: rnja4Real
    É pena não haver mais informação sobre a casa porque 25ºC no Verão não me parece nada de excepcional (a casa do meu pai com mais de 30 anos tem a temperatura abaixo dos 25ºC, é na zona de Aveiro e ainda tem caixilharia de madeira com vidro simples) agora resta saber como vão conseguir manter 20ºC no Inverno, parece-me mais uma forma de fazer publicidade ... enganosa.
    Concordam com este comentário:sousa tavares



    Não, não é publicidade enganosa.

    É evidente que a casa tem climatização, disso não haja dúvida!

    Posso-lhe dizer (fui lá ver ao vivo) que é uma máquina combinada bomba de calor + VMC + recuperação de energia + depósito águas, e que trata da climatização ambiente, ventilação e águas quentes sanitárias. No caso da casa apresentada, aí de uns 150 metros quadrados (estou a falar a olhómetro) a potência da máquina instalada era de 3kW (ou seja, o consumo de "aquecedor e meio") e não é suposto trabalhar continuamente. Não me parece nada mau...

    O segredo (que não é segredo) é diminuir ao mínimo o desperdício de energia (bons isolamentos, eliminação de pontes térmicas e eliminação de fugas de ar).

    Portanto, vai gastar dinheiro em climatização, como é óbvio, mas muito menos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0185 seg. NEW