Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos os foristas.
    Venho aqui expor um problema que me surgiu e que nao sei o que pensar!

    Quando fui ao banco pedir uma simulação para a compra de uma casa o banco fez uma proposta que considerei boa, tendo um spread de X.
    O emprestimo foi aprovado com este spread X... até aqui tudo bem

    Falta pouco tempo para a escritura e resolvi pedir uma simulação ao banco para ver quando iria pagar com as taxas euribor a 3 meses e com o spread a X.
    Qual foi o meu espanto quando me responderam que nao podiam fazer a simulacao visto que o spread (X) poderia sofrer alteracoes até à escritura.

    Penso que isto seja ilegal, visto que o acordado e o aprovado pelo banco foi que o emprestimo teria um spread X.
    Gostaria que me ajudassem a tomar uma decisao e o que fazer.

    Muito Obrigado.
  2.  # 2

    Ilegal não sei, mas este comportamento é deveras imoral senão mesmo enganador... que a taxa euribor se vá alterando é normal, o mercado assim o define, agora simular com um spread X, o mesmo crédito ser aprovado com o mesmo spread e depois no acto da escritura...mudarem o spread.... cum caraças!

    Mas em Portugal os bancos gozam de uma impunidade deveras gritante, vide o último caso em que o fisco perdeu mais de 3 milhões de euros em receitas fiscais porque deixou prescrever as mesmas... ora se se fosse com uma micro empresa ou um particular, até a roupa que tinha no corpo era penhorada, agora os bancos...nem lhe tocam!

    Tente-se informar junto da Deco, Banco de Portugal ou Instituto da Defesa do Consumidor e questione a legalidade dessa atitude.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 8 abril 2009

     # 3

    Colocado por: lmsf_28Quando fui ao banco pedir uma simulação para a compra de uma casa o banco fez uma proposta que considerei boa, tendo um spread de X.
    O emprestimo foi aprovado com este spread X... até aqui tudo bem

    Falta pouco tempo para a escritura e resolvi pedir uma simulação ao banco para ver quando iria pagar com as taxas euribor a 3 meses e com o spread a X.
    Qual foi o meu espanto quando me responderam que nao podiam fazer a simulacao visto que o spread (X) poderia sofrer alteracoes até à escritura.

    Isso não faz muito sentido... não quererão eles dizer que a prestação pode sofrer alterações até à data da escritura?
    O spread são obrigados a manter, isso é certo. A taxa de juro é que sobe e baixa, não sendo possível nesse caso ter uma certeza da prestação. A revisão da taxa é feita com que periocidade, três meses?
    O documento de aprovação que recebeu tem um prazo de validade, certo?
  3.  # 4

    Colocado por: FD
    Colocado por: lmsf_28Quando fui ao banco pedir uma simulação para a compra de uma casa o banco fez uma proposta que considerei boa, tendo um spread de X.
    O emprestimo foi aprovado com este spread X... até aqui tudo bem

    Falta pouco tempo para a escritura e resolvi pedir uma simulação ao banco para ver quando iria pagar com as taxas euribor a 3 meses e com o spread a X.
    Qual foi o meu espanto quando me responderam que nao podiam fazer a simulacao visto que o spread (X) poderia sofrer alteracoes até à escritura.

    Isso não faz muito sentido... não quererão eles dizer que aprestaçãopode sofrer alterações até à data da escritura?
    O spread são obrigados a manter, isso é certo. A taxa de juro é que sobe e baixa, não sendo possível nesse caso ter uma certeza da prestação. A revisão da taxa é feita com que periocidade, três meses?
    O documento de aprovação que recebeu tem um prazo de validade, certo?


    A euribor é a 3 meses e o documento tem uma validade de 2 meses. Como fui o primeiro a adoptar pela casa pronta demorou mais um pouco. Mas eles já andam a tratar da papelada para a escritura à mais de 15 dias.
 
0.0106 seg. NEW