Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Venho por este meio solicitar ajuda a todos os elementos do forum que possam clarificar a diferença entre energia solar termica e energia solar termodinâmica!

    Por outras palavras, o que me interessa é saber: o que será mais vantajoso para o aquecimento de AQS (aguas quentes sanitárias), a aplicação de paineis solares termicos ou a aplicação de paineis solares termodinâmicos!

    Alguem tem aplicado na sua habitação paineis solares termodinâmicos? Funcionam como é indicado nos folhetos de publicidade? As eficiências são conforme as publicadas? O consumo de energia electrica é elevada? Tem muita manutenção? A saber o que sabem hoje, optariam pela energia solar termica, ou pela energia solar termodinâmica? Pode deixar aqui o seu testemunho?

    Agradeço a ajuda que me possam dar...
  2.  # 2

    energia solar termodinâmica


    Se está a referir-se ao sistema da Energie, que têm este argumento, esqueça, porque é apenas termodinamico, não tem nada de solar.

    Por energia solar térmica, entenda-se um equipamento que garanta o aquecimento através da captação de energia solar.

    O sistema da Energie, é uma bomba de calor, que não tem nada a ver com um sistema solar para AQS... O primeiro precisa de sol para trabalhar, o segundo não!

    Coisas da Casa
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogilberto
  3.  # 3

    acrescento ao post do adrianoP, que,
    Para cumprimento dos requisitos do projecto RCCTE (térmico), os paineis termodinâmicos não contam...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogilberto
  4.  # 4

    Efectivamente estou a referir-me ao sistema da energie!

    Já tinha percebido que a base do sistema será o mesmo principio de funcionamento das bombas de calor não necessitando em nada do sol para o AQS! O que por um lado pode ser bom, pois não necessita de sol para aquecer água, necessitando apenas de que a temperatura ambiente não seja muito baixa!

    Por outro lado, como factor negativo, temos o consumo electrico. Agora este pode ser compensado pela inexistência da necessidade de utilização de gás (e o esquentador), visto que até de noite a água aquece. Não se pode dizer o mesmo dos paineis solares, que devem estar sempre ligados a um sistema de compensação no caso de falta de sol para o aquecimento das águas, daí os gastos de gás e compra do esquentador...

    Agora a minha dúvida, prende-se acima de tudo, com a eficácia do sistema da energie no aquecimento das AQS face aos paineis solares!

    Por qual vocês optariam? (não esquecer que o sistema da energie pode ter acoplado um painel solar como complemento no aquecimento das AGS)
  5.  # 5

    Eu estou e sempre estive com a mesma dúvida do nunogilberto e que nunca ninguem me consegui explicar.

    No final das contas (€€€) qual é o que compensa o termodinamico ou o solar?
  6.  # 6

    No equipamento termodinâmico acima referido, em termos monetários, na aquisição do equipamento de 280 litros, tenho um orçamento, (que inclui a instalações) de 3.100€ (deposito em inox), se escolher o modelo sem ser de inox, pago 2.800€.

    Se optar, por exemplo, pelos paineis solares de circulação forçada de 300 litros do programa do governo, pago +/- 3.300€...

    (só para embaralhar...)
  7.  # 7

    Ou seja, para começar o custo inicial, é básicamente um empate técnico.

    E ao longo do tempo o que compensará?
  8.  # 8

    Apenas lhe digo o que à pouco tempo comentei noutro forum:

    Conheço um caso de uma pessoa que tem um sistema destes. A aquisição foi cerca de 15000€ (16 paineis / 300m2). Gastou cerca de 30€ por mês para ter a casa a 20º durante o Inverno... Usado apenas para aquecimento!
    Se é bom ou mau não sei. Apenas conheço uma pessoa com o sistema instalado e fala muito bem dele.



    A unica coisa que me leva a desconfiar, é no site da energie não existir informação detalhada sobre os equipamentos em questão...

    Coisas da Casa
  9.  # 9

    Viva,

    Quero mesmo comprar um sistema solar térmico para a minha casa.

    Alguém já ouvi falar dos RIGSUN? http://www.rigsun.pt/

    Pelo que li e me disseram noutro forum, são dos melhores porque e têm muito bom preço para a qualidade do sistema.

    Hugo
  10.  # 10

    Boa Noite pessoal...

    Gostaria de instalar um Radio de transmissão de internet, so q não tem energia como faço pra colocar com energia solar
    usando uma bateria pra q fique ligado durante a noite de preferência com autonomia de dois dias sem sol...

    Especificação da fonte de alimentação...

    Input: 100-240VAC 50/60Hz
    Output: 12VDC 1A

    Desde de já muito obrigado...

    Atenciosamente,

    Joazier G. Silva
  11.  # 11

    BOas... alguem consegue avancar com dados concretos acerca da utilizacao... ja têm instalado? qual uso que dão e em média qual consumo energia electrica mensal? cmpts
  12.  # 12

    rjafonso,

    Não é preciso fazer a mesma pergunta em 10 tópicos simultaneamente! Só confunde o fórum...
  13.  # 13

    Boas,
    Tenho lido muita informação sobre o sistema Energie (termodinâmica).
    Vou tentar dar algum contributo, oferecendo a minha experiência. Cada um que tire as suas conclusões.

    Antes de construir a minha casa em 2007 pesquisei muito sobre a fonte de energia para o ADS e Aquecimento Central: gasoleo estava fora de causa (previa-se o aumento do petróleo) e o gás natural seria a melhor opção, mas, mesmo com menor indexação ao preço do petróleo tb iria ter essa previsão futura...restava a electricidade (ainda não estávamos a pagar as renováveis na factura como actualmente)!

    Pesquisei o que acontecia nos países nórdicos e restavam duas hipóteses: geotermia ou termodinâmica.

    Optei pelo Energie, 8 painéis. A casa tem 125 metros por piso e são dois pisos para aquecer: 250 mts.

    Como os painéis aumentam, e muito, a eficiência da bomba de calor (electricidade), nestes anos afirmo sem margem para duvida: por ordem de maior capacidade de aquecimento, chuva, vento e por fim o sol (no Inverno o Sol é em regra mais fraco dado afastamento da Terra).

    O aquecimento central está ligado caca de 4 a 5 meses por ano, 24h por dia pois que é por piso radiante (hidráulico) e só assim é eficiente.
    O sistema tb aquece as AQS durante todo o ano, como imaginam. 3 pessoas em casa, duches diários e cozinha à noite mias os fins de semana.
    NÃO TENHO GAZ EM CASA.
    Toda a casa só usa electricidade.

    Tenho contador Bi-Horário, como todas as casas, em principio, devem ter.

    Consumos:
    Iluminação, Cozinha, AQS, Aquecimento Central (4/5 meses) e motor da piscina (8h dia) o consumo eléctrico de Outubro de 2010 a Outubro de 2011 foi de 142€/mês (mensalidade mais acerto final).

    Considero-me satisfeito pois não vejo outra opção para as necessidades de consumo da minha casa como descrevi.

    Bem hajam.
  14.  # 14

    Colocado por: Américo MendesPesquisei o que acontecia nos países nórdicos e restavam duas hipóteses: geotermia ou termodinâmica.

    Esse termo pomposo de "termodinÂmica" faz-me sempre rir... Colocar um evaporador em forma de painel, e chamar-lhe termodinâmica é extraordinário.
    O que tem em casa não passa de uma BOMBA DE CALOR AR-ÁGUA. Ponto. E uns paineis no telhado.
    Colocado por: Américo MendesComo os painéis aumentam, e muito, a eficiência da bomba de calor

    Ai sim? Quer nos presentear com alguns numeros CREDIVEIS para esse facto? Serve-me uma qualquer homologação género EUROVENT, CERTITA, etc, etc... Só não serve dos próprios produtores como me parece óbvio...
    Colocado por: Américo Mendespor ordem de maior capacidade de aquecimento, chuva, vento e por fim o sol

    Esta parte vou fazer de conta que nem a li... De verdade acredita que a chuva e o vento fazem a sua bomba de calor render mais??!! E viva o marketing...
    Colocado por: Américo MendesA casa tem 125 metros por piso e são dois pisos para aquecer: 250 mts.

    Colocado por: Américo MendesIluminação, Cozinha, AQS, Aquecimento Central (4/5 meses) e motor da piscina (8h dia) o consumo eléctrico de Outubro de 2010 a Outubro de 2011 foi de 142€/mês (mensalidade mais acerto final).

    Está então a dizer que a sua média mensal do ano INTEIRO é de 145€??
    E se lhe disser que aqueço 240m2 de área UTIL com piso radiante hidraulico + AQS + Tudo eléctrico em casa por 150€/mes, mas estou a falar dos meses de aquecimento género novembro, Dezembro, Janeiro, etc.
    Ou seja a minha média mensal anual é bem inferior a isso.
    Ah, e sabe com que? Com uma bomba de calor ar-água, mas sem paineis no telhado... Sim, esses que pelos vistos fazem a bomba aumentar muito o rendimento....
    E não estou a falar de nenhuma bomba ou sistema topo de gama! Apenas uma boa bomba de gama média.
    • hfso
    • 15 dezembro 2011

     # 15

    Cheira-me a PUBLICIDADE.

    As minhas sinceras desculpas se estou enganado. ;) Existem sítios próprios no site para este tipo de comentários.
 
0.0198 seg. NEW