Malta preciso da vossa opinião. Finalmente encontrei a moradia que eu entendo ser a ideal mediante aquilo que procuro, e na segunda feira passada fui mais o senhor da imobiliária e respectivo proprietário ver a moradia. Fiquei mesmo agradado com o que vi, e depois de tanto procurar achei que era esta a "tal", ao qual fiquei de dar uma resposta ainda esta semana. A moradia está á venda por 300,000€ negociáveis, e hoje de manha desloquei-me á imobiliária falar com o Senhor que foi tambem mostrar a moradia e fiz uma oferta de 270,000€, ao que ele me esclareceu que iria falar com o proprietário e que depois me diria alguma coisa. Hoje ao fim da tarde, o Senhor da imobiliária ligou-me a dizer que tinha acabado de estar em reunião com o proprietário, e que o proprietário achava pouco dinheiro, e então decidiram dividir a meio a diferença do que pede para aquilo que ofereci...30,000/2=15,000€, ou seja, aceita 285,000€ pela moradia. Vocês acham que ele estará a tentar ganhar mais algum dado o meu interesse na moradia, ou acham que será possivel ele vender pelos 270,000€?
Tente averiguar se é o único interessado na moradia, tente saber se há alguma hipoteca mais alta que o valor que oferece.
O que eu faria era oferecer menos para que a contra proposta fosse os 270k que quer dar. Mas ja que ofereceu os 270k e se não houver mais interessados nem hipotecas diga que é o maximo que pode ir e espere 1 ou 2 semanas, se ele quiser vender por esse preço ha de ligar.
Se ele aceita os 270k ou apenas os 285k, ninguém aqui sabe (a não ser que o vendedor ande por aí). De qualquer modo, o vendedor está a tentar vender por valor superior e ganhar mais algum, tal qual você está a tentar comprar por valor inferior e poupar mais algum.
Se o vendedor não estiver com pressão para vender acho difícil que venda pelos 270k dos quais ainda tem de retirar a comissão, na sua situação se realmente tivesse muito interesse na casa por essa diferença de 15k avançava com a compra.
E para si... qual é o valor dessa moradia? Emoções à parte, e pensando friamente, qual seria o valor justo da moradia? Qual o valor da moradia nas finanças? Qual o valor de moradias equivalentes na zona? Se for usar crédito bancário, qual o valor da avaliação que o banco fará e o valor a disponibilizar? .....
Obviamente que quem compra quer comprar o mais barato possível e quem quer vender quer vender o mais caro possível.