Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: r.v+ - para 90 elementos tenho metido de 20 kw e chega perfeitamente

20Kw brutos ou uteis na agua?
  2.  # 162

Colocado por: tiago_eco

olhe cada vez sei menos...
    quero um sistema nao muito dispendioso, sem grande manutençao e de combustivel barato. Penso que nada seja melhor que lenha nestes aspectos...

isto vai parecer estupido mas um recuperador a agua pode de alguma maneira ser ao mesmo tempo ser a ar? enquanto nao tiver toda a instalaçao e maquinaria para os radiadores funcionarem, o recuperador (a agua) pode fazer aquecimento apenas na sala onde se encontra?

O recuperador a água é principalmente para aquecer a água da caldeira e está feito para irradiar o menos possível de calor para fora, já ponderou colocar apenas metade da instalação a funcionar por exemplo ter apenas radiadores nos quartos, mas isso implica ter a instalação toda feita no recuperador.
  3.  # 163

Colocado por: tiago_ecoalguem sabe dizer/explicar como é que se calcula os elementos de radiador para o aquecimento de uma casa?

Para calcular a potência do radiador a colocar numa dada divisão, tem primeiro de calcular as perdas térmicas dessa mesma divisão:

Perdas = A x U x ΔT

A = área em m2
    U = coeficiente térmico em W/m2ºC
    ΔT = amplitude térmica interior/exterior

Exemplo prático para uma divisão muito bem isolada: Quarto com área 4x3 (12m2), pé-direito de 2.5m e com uma janela de 2x1 metros, sendo que apenas uma parede (a da janela) confina com o exterior. O tecto e o pavimento confinam ambos com o exterior. O isolamento térmico a nível da parede que confina com o exterior é ETICS com EPS 80mm e no tecto temos lã-mineral com 80mm. A nível de pavimento temos XPS com 50mm. A janela são vidros-duplos 4-16-6 com gás argon.

Temos então os seguintes valores de coeficiente térmico (U):

Parede: 0.3
    Tecto: 0.3
    Pavimento: 0.5
    Janela: 1.2

As áreas (A) são:

Parede: 4x2.5 = 10m2
    Tecto: 4x3 = 12m2
    Pavimento: 4x3 = 12m2
    Janela: 2x1 = 2m2

A temperatura de referência no exterior (temperatura média nas madrugas de Janeiro) é de 3ºC. O objectivo é que dentro de casa estejam 21ºC. Portanto ΔT = 21-3 = 18 ºC

As perdas pela parede, tecto, pavimento e janela são:

P = (0.3x10 + 0.3x12 + 0.5x12 + 1.2x2) x 18 = 270 W

Falta adicionar as perdas por ventilação (V = volume da divisão):

Pv = (V x ΔT) / 3 = 4 x 3 x 2.5 x 18 = 180 W

Impressionante que por mais bem isolada que a casa esteja, as perdas por ventilação são quase tantas como a perdas pelas paredes!! Daí a importância de um bom sistema de VMC. Vamos assumir que está instalado na divisão um sistema de VMC com rendimento (η) de 80%. Neste caso, as perdas por ventilação seriam:

Pv = (1-η) x (V x ΔT / 3) = 36 W

Falta adicionar as perdas por pontes térmicas.

Isto é uma casa MUITO bem isolada, em que basta apenas 2 elementos de radiador para manter a temperatura do quarto a 21ºC quando na rua estão 3ºC.

Agora é só adaptar as contas para cada caso.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
  4.  # 164

Pois é caro Marco Araújo se todas as habitações fossem assim isoladas era exelente.
    Mas calma no futuro vai ser assim...
  5.  # 165

Colocado por: jorgealvesquem diz 18Kw também pode ser 17Kw,

consegue-se arranjar bons recuperadores mais em conta, nestes equipamentos um cuidada e rigorosa instalação faz toda a diferença.

ja calculava que tinha que ter o sistema completo antes de poder usar o sistema...a ideia era adiar a compra desses equipamentos visto que sou emigrante e o uso deles será minimo. a alternativa que eu pensei era usar um recuperador a ar na sala e mais tarde entao colocava uma caldeira de chama invertida na cave.
    o problema que vejo nisso é que o calor so chegava a sala e alguns quartos. a suite fica a cerca de 8 metros ja nao deve dar... nem aquece as wc.... :/
  6.  # 166

7.  # 167

Colocado por: tiago_eco

ja calculava que tinha que ter o sistema completo antes de poder usar o sistema...a ideia era adiar a compra desses equipamentos visto que sou emigrante e o uso deles será minimo. a alternativa que eu pensei era usar um recuperador a ar na sala e mais tarde entao colocava uma caldeira de chama invertida na cave.
    o problema que vejo nisso é que o calor so chegava a sala e alguns quartos. a suite fica a cerca de 8 metros ja nao deve dar... nem aquece as wc.... :/
    dentro de algum tempo vou ter o mesmo dilema. tenho que dicidir o que meter de aqueçimento na barraca. como estou tambem no estrangeiro e como so estou ai nem um mes por ano tenho que ver bem a situaçao.
  8.  # 168

Colocado por: tiago_ecoe o que me dizem desses AC com inverter?
    tipo isto
    http://www.deco.proteste.pt/comparar-e-poupar/eletrodomesticos/ar-condicionado/ar-condicionado/produto/75608/mitsubishi-electric-msz-fh25ve-muz-fh25ve/TestAndProductCharacteristics/lojas

Custos anuais de utilização no Porto 166,95 €ˆ/ano
    isto é real?

Depende do uso. Se estiver trabalhar 24 horas por dia todos os dias não será esse valor de certeza.
  9.  # 169

dentro de algum tempo vou ter o mesmo dilema. tenho que dicidir o que meter de aqueçimento na barraca. como estou tambem no estrangeiro e como so estou ai nem um mes por ano tenho que ver bem a situaçao.

Certamente não está a construir uma casa para passar um mês por ano nela, agora talvez sim mas e no futuro? O tipo de climatizacao escolhido pode ser um investimento para a vida, não é fácil mudar, logo talvez deva pensar também no dia de amanhã :)
  10.  # 170

para uso esporadico o ideal é sem duvida recuperador de calor a ar,

mas cuidado com as condutas e com a sua limpeza.
  11.  # 171

Colocado por: callinas
    Depende do uso. Se estiver trabalhar 24 horas por dia todos os dias não será esse valor de certeza.

mas o aparelho so custa 920 euros?! ou é so a unidade exterior..?
  12.  # 172

É capaz de custar mas sem instalação. A instalação simples são mais ou menos 150-200 euros
  13.  # 173

e as unidades interiores? paga-se a parte por cada uma? e o aparelho permite por quantas?
  14.  # 174

O preço que vê é unidade interior com exterior.
    Se quiser várias interiores com apenas uma exterior é possível, por orientação pode considerar o preço como se fossem unidades isoladas. .
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  15.  # 175

r uma unidade de 12 mil btu chega para aquecer a suite (18m2) + o wc privativo?
  16.  # 176

Boas tiago,

Podia ponderar em colocar pisa radiante. Tenho proposta da empresa tecnisis para o piso radiante, sensivelmente para 60m2, que serão os 3 quartos e corredor, os valores apresentados é de 1500€. Pela informação que tenho até gasta pouco energia.

Boa cont
  17.  # 177

Colocado por: Ricardo AlBoas tiago,

Podia ponderar em colocar pisa radiante. Tenho proposta da empresa tecnisis para o piso radiante, sensivelmente para 60m2, que serão os 3 quartos e corredor, os valores apresentados é de 1500€. Pela informação que tenho até gasta pouco energia.

Boa cont

e vai por o que nas wc e sala/cozinha? radiadores?
  18.  # 178

1
      12087529_967098646685460_103564213_n.jpg
  19.  # 179

2
      12071379_967098273352164_1693048737_n.jpg
  20.  # 180

3
      12047573_967098510018807_762005191_n.jpg

0.0591 seg. NEW