Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho um poço de água com cerca de 18 metros e um motor trifásico que puxa a água para um depósito que se encontra no sótão para abastecimento à casa. Na cozinha tenho um cilindro de 50 litros que aquece a água. As canalizações da habitação ainda são em metal e fartam-se de deitar ferrugem.. No sótão tenho um pequeno motor que dá pressão à água mas que tem a membrana furada e está constantemente a trabalhar se não desligarmos o disjuntor que está afeto ao mesmo.. faz uma barulheira e pelos vistos o concerto não compensa..

    Para resolver o problema estava a pensar no seguinte.. comprar uma bomba com um balão e fazer a sua montagem nuns anexos no r/c nas traseiras da habitação para não ouvir o barulho e manter o depósito da água no sótão.

    Uma pergunta é se esses motores são fiáveis (o meu nem por isso) e se a nível de custo/beneficio são a solução mais em conta.
    Outra pergunta é se devo procurar um tipo de motor com características específicas?

    Ainda pensei na solução bomba submersível no poço com depósito de 200 l em inox e eliminava depósito e motor mas fica bastante cara. A água da companhia também fica dispendiosa.

    Agradeço todas as sugestões/opiniões..
  2.  # 2

    Se o meu amigo tem agua da companhia a porta,tenha cuidado,a qualquer momento podem ir ver da sua vida,e e se nao tiver as analises de lei,leva uma ripada que nunca mais se endireita.Nao se pode ter agua de furo ou poço ligada a rede de casa sem essa analises.Há que faça uso da agua do furo/poço,e tenha contador e pague,mas aí nao pode em caso algum ter as redes em contacto ( ou entao fazer um by pass manhoso...bem feito.
  3.  # 3

    Colocado por: joaosantosSe o meu amigo tem agua da companhia a porta,tenha cuidado,a qualquer momento podem ir ver da sua vida,e e se nao tiver as analises de lei,leva uma ripada que nunca mais se endireita.Nao se pode ter agua de furo ou poço ligada a rede de casa sem essa analises.Há que faça uso da agua do furo/poço,e tenha contador e pague,mas aí nao pode em caso algum ter as redes em contacto ( ou entao fazer um by pass manhoso...bem feito.


    Não neste momento não tenho água da companhia.. seria era uma alternativa à solução por mim proposta mas ficaria mais cara..
  4.  # 4

    Que potencia tem o motor trifasico?

    Basta colocar um autoclave depois do motor e desistir do depósito.
  5.  # 5

    Colocado por: Ivo F.Que potencia tem o motor trifasico?

    Basta colocar um autoclave depois do motor e desistir do depósito.


    A potência do motor não sei tenho que perguntar.. Mas o contador trifásico é de 5 amperes.. Não sei se por aí dá para ter uma noção.. Que potência seria a ideal se é possível indicar?

    Então o que sugere é utilizar o motor que serve neste momento para tirar água para o depósito e para um tanque de rega para encher um balão que daria depois a pressão para a casa certo? A tubagem aguenta se puser a pressão certa não é assim? É que a tubagem que leva a água para o depósito não está preparada para uma pressão muito grande.. E isso não iria forçar o motor em demasia? É que neste momento ele só liga duas ou três vezes por dia..

    Nesse caso pouparia o valor de um motor de balão.. Mas gastaria no balão.. Acha que ficaria mais em conta?
  6.  # 6

    A potencia e caudal do motor pode ver normalmente numa chapa que está rebitada na lateral do motor, se poder coloque fotos.

    Meter um balão fica bastante mais em conta que um motor com balão, pode meter um pequeno, tem de ver é que quanto maior o balão que meter menos vezes vai ter de arrancar com o motor, logo paga mais pelo balão mas aumenta a vida útil do motor.

    Pra saber se a tubagem aguenta só vendo, depende do estado em que está, não lhe consigo dizer nada sem ver.... ou então experimenta meter pressão, se não rebentar é porque aguenta :D
  7.  # 7

    :D não convinha muito..

    Bem segundo me disseram porque não fui ver o motor ao poço.. o motor tem 1,5kw.. é do género do da imagem..

    A opção que sugere de colocar um balão para onde o motor puxaria a água, que depois ligava à casa e onde se regularia a pressão para não danificar a tubagem que não está preparada para grandes pressões..

    Parece-me bem.. ficava sem o barulho do motor no sótão e a solução seria mais económica que meter água da companhia ou uma bomba submersível..

    Um balão tipo 100 lt em inox será suficiente?
      400x400_815317a6111573c[1].jpg
  8.  # 8

    Por norma, quanto maior melhor, mas sim 100lt são suficientes.
  9.  # 9

    Bem vamos então ver essa solução e por quanto me fica a "brincadeira" :)

    Obrigado pela ajuda..
  10.  # 10

    Colocado por: pvcolacoé do género do da imagem

    se for igual ao da foto, são bombas não preparadas para trabalhar em pressão, pelo não podem ser usadas em sistemas pressurizados.
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealves
    se for igual ao da foto, são bombas não preparadas para trabalhar em pressão, pelo não podem ser usadas em sistemas pressurizados.



    Então teria que comprar além do balão um motor novo para o poço? Ou não há motores do género compatíveis com esse sistema de pressão e restaria a hipótese da bomba submersível?
 
0.0155 seg. NEW