Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É mera curiosidade!

    Esta é a pergunta: Alguém construiu ou vive numa casa cujas divisões e eventualmente até mesmo os andares estejam separados por paredes com 1,5 metros de espessura? Corta totalmente o som das divisões ao lado se as portas e janelas forem também boas isoladoras de som?

    Pergunto porque vi à algumas semanas um programa na MTV chamado "Extreme Cribs" (ou similar a esse), em que numa das casas que mostraram, os donos tinham-na convertido em quase castelo, e uma das coisas que fizeram foi supostamente colocar pedra (do terreno deles) nas paredes e com as tais pedras aumentaram a espessura da parede para cerca de 1,5 metros.
    Disseram que podiam fazer o barulho que quisessem na divisão porque com aquelas paredes tão grossas não se ouvia absolutamente nada na outra divisão ao lado... e acho que para falarem uns com os outros pela casa tem de usar (naquele caso que não parecem ter intercomunicadores internos) os telemóveis :p

    Se for assim, vou propor à assembleia da república que torne obrigatório paredes de 1,5 metros de espessura entre casas e entre andares... sejam tipo moradias ou apartamentos (e qualquer outra tipologia intermédia ou diferente)... a ver se começa a desaparecer o eterno problema do barulho dos vizinhos, estabelecimentos comerciais e festas...

    Os extremistas de aproveitamento de cada metro quadrado para algo que achem "útil" que me desculpem, sei que terão um verdadeiro ataque cardíaco se algum dia tal fosse tornado obrigatório (e falarão das imensas soluções... que nunca funcionam realmente... apesar de eventualmente garantirem e até jurarem... em quase 100% dos casos do mundo real não se verifica o isolamento acústico total).

    Já tive em um edifício antigo em que as paredes exteriores deveriam ter 1,5 metros de espessura... mas claramente as janelas com vidros duplos não isolavam totalmente o som... talvez se tivesse uma segunda janela afastada da mais exterior com vidros duplos já isolasse totalmente... mas só vendo aplicado e testando se o som realmente era cortado totalmente.
    Mas isto é em relação ao som do exterior, e do som interior, se alguém tiver paredes separadoras interiores (incluindo chão e tecto se aplicável... tipo apartamentos) com 1,5 metros de espessura que diga como é o corte no nível de som (total? parcial?).
  2.  # 2

    Não é preciso isso tudo para evitar ouvir os vizinhos. Basta comprar um terreno com 2 ou 3 hectares e construir uma moradia no centro do terreno. Nessa situação o vizinho mais próximo fica a mais de 200 metros de distância. Há imensos terrenos destes com possibilidade de construção à venda por 50 mil euros em zonas rurais remotas onde os possiveis vizinhos serão lebres e javalis.
  3.  # 3

    Existem soluções de isolamento acústico, sem necessidade de paredes de 1.5m. ( que ideia mais descabida)

    A espesssura/ massa, só resolve o ruido a sons aéreos.. os de percurssão tem de ser resolvidos com outras técnicas.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, paulocst
  4.  # 4

    Este problema do barulho externos (vizinhos, festas, auto-estradas a passar ao lado de um dia para o outro, etc.) tem de começar a ser resolvido futuramente através de técnicas de construção padrão e obrigatórias, que é problemas por todo o país/ mundo por causa disto... e ninguém pareceu até agora realmente interessado em eliminar este problema de forma definitiva.

    A espessura da parede ser abismal parece-me a mais infalível pois simplesmente será mais difícil de aldrabarem no material ou na sua correta aplicação (coisa que é amplamente falado neste fórum a propósito de quase todos os temas de construção). O problema da vibração pelas paredes é que realmente serão mais difíceis de resolver... também não estou convicto que 1,5 metros de parede seja espesso o suficiente para não se ouvir... aí tenho de concordar que pode ser preciso aumentar a espessura ou arranjar outra solução de isolamento tipo material com características similares à lã de rocha, borracha ou outra coisa qualquer do género.
    Concordam com este comentário: JPN761
  5.  # 5

    A ignorância nas mãos certas é realmente um perigo para a humanidade ...
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  6.  # 6

    Colocado por: pedromdfA ignorância nasmãos certasé realmente um perigo para a humanidade ...

    Concordo, vê-se todos os dias, aqui no fórum é só bitaites (aqui este tópico por mim criado e por mim comentado)... mas na política (por exemplo) afetam a vida de pessoas todos os dias.
  7.  # 7

    Já viu o que era se você conseguisse alterar os regulamentos ...
  8.  # 8

    Colocado por: pedromdfJá viu o que era se você conseguisse alterar os regulamentos ...

    Felizmente teria o bom senso de falar com quem percebe mais disso que eu... e depois de recolhidas as opiniões, queria os testes científicos para validar as ditas soluções e verificar até que ponto trabalhadores normais conseguiam mesmo aplicar as soluções... porque o que não faltam é soluções para tudo e mais alguma coisa, mas depois na implementação é só erros uns atrás dos outros... e tudo isso tem de ser levado em consideração na elaboração das regras, incluindo eventuais formações obrigatórias, manuais explícitos (que até crianças consigam entender...), e por aí em diante.
  9.  # 9

    A solução é como usar uma armadura em vez um colete kevlar.
  10.  # 10

    O barulho entre vizinhos vai sempre existir, enquanto não houver bom senso de quem faz e de quem ouve.
    • zca
    • 12 agosto 2015

     # 11

  11.  # 12

    A ideia é isolar sons do exterior, não no interior (excepto entre andares... que mulheres andarem em cima do chão de saltos altos, e deixarem cair coisas (homens e mulheres) é demais)... e apenas quando os vizinhos, festas e por aí em diante fazem uma barulheira enorme no exterior... e claro entre edifícios quando se encontram juntos.

    Para o futuro será mesmo que todas as casas estejam fisicamente afastadas umas das outras, mas esse tempo ainda está um pouco longe e não é realista de momento... daí que soluções a sério para resolver o problema no imediato a nível de construção e reconstrução fossem mais úteis agora no presente.
  12.  # 13

    Colocado por: josexyPara o futuro será mesmo que todas as casas estejam fisicamente afastadas umas das outras,


    O futuro é o passado?
  13.  # 14

    Colocado por: tostex

    O futuro é o passado?

    O futuro é voltar à parte boa do passado.
  14.  # 15

    A discussão, se é que é uma discussão, não tem pés nem cabeça...
    :)
    Concordam com este comentário: pedromdf
    • 20
    • 13 agosto 2015

     # 16

    Colocado por: Pedro BarradasA discussão, se é que é uma discussão, não tem pés nem cabeça...
    :)


    Imaginemos uma casa em que originalmente te 100m2 se espetarmos uma parede de 1.5m vamos ficar com uma casa com pouco mais que 50m2
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasA discussão, se é que é uma discussão, não tem pés nem cabeça...
    :)


    A discussão até é interessante. Passemos para 3 m: Além de uma sala interior td o mais pode acontecer dentro das paredes.... Aí estamos no passado no futuro?
    Cmps!
  16.  # 18

    O título deveria passar a "Mera ignorância" ...
  17.  # 19

    O título deveria ser mudado para paredes com 45 cm de espessura... que voltei a ver o episódio "MTV Extreme Cribs, Temporada 1, episódio 10 - Lobo Castle" e disseram 45 cm e não 1,5 metros de espessura como escrevi inicialmente.
    Estive a ver e não serão todas as paredes, mas apenas algumas... mesmo assim parece que os sms's por ali serão bastante utilizados.
  18.  # 20

    Vi algures no fórum quando comecei a participar um tijolo que dispensava isolamento extra com espessura parecida. Acho que era de uma empresa Espanhola.
 
0.0215 seg. NEW