Iniciar sessão ou registar-se
    • smart
    • 11 agosto 2015 editado

     # 1

    olá boa tarde a todos
    Foi-me exigido pela instituição bancária onde subscrevi um credito para construção de habitação, que apresenta-se um orçamento detalhado para a construção e um mapa de quantidades.
    Gostava de pedir aos membros que que passaram por procedimento semelhante, que partilhassem se tal também foi exigido pelo banco e se apresentaram efectivamente o orçamento da empresa que vai construir o imóvel ou um qualquer meramente indicativo.
    A CGD solicita-me um orçamento detalhado, assim como um mapa de quantidades....
    ora, a minha casa será construída por ajuste directo em algumas especialidades, existindo um empreiteiro principal com todas as responsabilidades inerentes á sua figura e quando necessário será trocado o Alvará por outro que tenha a mesma autonomia,,,
    Existem trabalhos que ainda não foram orçamentados nem adjudicados...
    E...caderno de encargos também ?...com tantas visitas a bancos e depois de decisões, sou confrontado com este requisito que até hoje nunca me tinha sido abordado....
    E os senhores, no vosso caso tiveram este obstáculo?
    obrigado pela partilha, que poderá ser importante para outros potenciais interessados.
  1.  # 2

    alguém que tenha passado pelo credito á construção pode dar um bitaite...
    gracias
  2.  # 3

    Bom dia smart,

    Normalmente exigem sempre o caderno de encargos.
    Se pediu um crédito à construção, o banco vai querer saber se o valor que pediu, será gasto nas obras. Para isso exigem quase sempre o caderno de encargos com o orçamento adjudicado. Nesses casos, o banco vai libertar o montante pedido por partes, e como tal, irá vistoriar a obra afim de confirmar que aquela tranche pode ser desbloqueada.
    Penso ser um procedimento perfeitamente normal.

    No seu caso sendo um ajuste "direto", não será relevante, a menos que queira dizer "chave na mão". Mas mesmo nesse caso o banco irá sempre exigir ou fatura dos trabalhos ou orçamento.

    Eles são assim, que se há de fazer....

    Cumprs

    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário: GMCQ
  3.  # 4

    Colocado por: smartalguém que tenha passado pelo credito á construção pode dar um bitaite...
    gracias


    Em 2011 apresentei uma cópia do projecto e o orçamento que foi adjudicado, não tive de apresentar mapa de quantidades, nem qualquer factura dos valores gastos na construção.
  4.  # 5

    eu fiz na CGD em Janeiro, e exigiram caderno e orçamento detalhado sim...
    embora depois tenha optado por outra empresa com orçamento diferente, mas é para eles tambem perceberem que tipo de obra se vai fazer e qual o custo aproximado que está previsto.
  5.  # 6

    Colocado por: valtoreseu fiz na CGD em Janeiro, e exigiram caderno e orçamento detalhado sim...
    embora depois tenha optado por outra empresa com orçamento diferente, mas é para eles tambem perceberem que tipo de obra se vai fazer e qual o custo aproximado que está previsto.


    Neste caso especifico, solicitaram-lhe um caderno de encargos e mapa de quantidades muito especifico? É que pelo que li obter um caderno de encargos até pode ser mais ou menos facil mas obter um mapa de quantidades deverá exigir já alguem com mais experiencia, ou seja, teria que incorrer num custo com um arquitecto ou eng civil, independentemente de ter o crédito aprovado ou nao.

    AMS
  6.  # 7

    Colocado por: asousa87obter um mapa de quantidades deverá exigir já alguem com mais experiencia, ou seja, teria que incorrer num custo com um arquitecto ou eng civil, independentemente de ter o crédito aprovado ou nao.

    Ainda há muita gente que acha normal construir uma casa sem um mapa de quantidades e um orçamento detalhado....
  7.  # 8

    Portugal profundo
  8.  # 9

    Colocado por: asousa87É que pelo que li obter um caderno de encargos até pode ser mais ou menos facil mas obter um mapa de quantidades deverá exigir já alguem com mais experiencia


    pois claro, um arquitecto, o que lhe fez o projecto... não é uma opção não fazer um mapa de quantidades ou caderno, ou então as coisas podem correr muito mal. Qualquer projecto tem que ter um caderno e mapa de quantidades.
    •  
      GMCQ
    • 13 agosto 2015

     # 10

    Já me tinham falado nisso. É perfeitamente normal, alias até pode haver uma pre-aprovação do crédito tendo por base tds os docs inerentes ao processo e o dito caderno de encargos, mas só sai aprovação e libertação de tranches com projeto aprovado.
  9.  # 11

    obrigado a todos pela vossa partilha e ajuda
  10.  # 12

    Normalmente quando pede crédito habitação eles ate podem fazer umas contas simples de m2 X preço de construção e já percebem se o dinheiro que está a pedir faz sentido, quando pedem o caderno de encargos e mapa de quantidades é porque essas contas básicas lhes levanta algumas dúvidas, e nesse caso querem perceber onde falta ou está a mais esse dinheiro pedido.

    Independentemente disso, o caderno de encargos e mapa de quantidades são elementos importantes para o seu controlo.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
 
0.0159 seg. NEW