Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: jorgferristo mostra a enorme falta de brio profissional quer do DF quer do construtor.

Eu não sei se esta obra tem fiscalização, é obrigatório, mas muitos preferem poupar uns trocos.
    Quanto ao construtor, tem razão.
  2.  # 442

Colocado por: zedasilva
    Jorge não posso deixar de não concordar consigo, mas tem que admitir que hoje os DO são cada vez mais pessoas informadas, não se justifica que continuem com a mesma atitude do DO dos anos 80

Claro que no geral estão informados e não faltam para aí eng civis prontos para serem DF. Como acho que mudar de construtor é mais complicado eu punha o DF a andar....
  3.  # 443

O problema é que por norma os DF só vão às obras quando são chamados, ou então como se costuma dizer na altura do ferro.
    Na gíria construtiva, aceita-se que a altura do ferro é no enchimento das lajes ...
  4.  # 444

Zé,

Então nós como donos da obra, e falo por mim, não percebo nada daquilo, o que devemos fazer para que estas coisas não aconteçam? E tou a falar, o que contratar ou ter, como por exemplo fiscais?Engenheiros a controlar? Os próprios arquitetos??

Obrigado
  5.  # 445

Colocado por: zedasilvaO problema é que por norma os DF só vão às obras quando são chamados, ou então como se costuma dizer na altura do ferro.
    Na gíria construtiva, aceita-se que a altura do ferro é no enchimento das lajes ...

sim aqui a fiscalização passa por ver se o ferro e sapatas estão como no projecto e como diz enchimento das lages.
    como disse não sei será para apoios do ferro, pois nas outra sapatas foram pedras
  6.  # 446

Colocado por: Ricardo AlEntão nós como donos da obra, e falo por mim, não percebo nada daquilo, o que devemos fazer para que estas coisas não aconteçam?

Informarem-se dos mininos para poderem exigir alguma qualidade.
    Fiscalização subentende-se que seja inspeção, se o vosso fiscal diz que vai à obra na altura do ferro, algo está mal.
    Antes de contratar um fiscal façam-lhe muitas perguntas por mail, no mínimo 10 por dia, daquelas mesmo estupidas, tipo:
    - Mas o meu vizinho diz que na casa dele...
    Avaliem a disponibilidade desse técnico para defender os vossos interesses.
  7.  # 447

Colocado por: nelson__ricardosim aqui a fiscalização passa por ver se o ferro e sapatas estão como no projecto e como diz enchimento das lages.

Com já percebeu essa foi uma má opção, provavelmente por mais 1.000€ teria uma fiscalização efetiva da obra.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  8.  # 448

Colocado por: nelson__ricardo
    sim aqui a fiscalização passa por ver se o ferro e sapatas estão como no projecto e como diz enchimento das lages.
    como disse não sei será para apoios do ferro, pois nas outra sapatas foram pedras

Só por curiosidade pode partilhar quando está a pagar mensalmente pela fiscalização?
    Concordam com este comentário: dedao
  9.  # 449

nada.
    o responsável do projeto vai nas parte que informei e depois no papel existe o engenheiro do empreiteiro que é com quem tenho trocado mail e correcções a fazer, até agora tem-se sempre mostrado disponíveis para melhorar, mas um DO comum não tem capacidade para saber avaliar muitas situações, não pode dominar as áreas odas, daí eu estar a publicar fotos para receber criticas para depois analisar e equacionar a melhoria, se assim não fosse não estaria aqui e expor o trabalho e daixava-os fazer como quisessem.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  10.  # 450

Colocado por: nelson__ricardonada.

Ai que agora o Zézinho tem um AVC.

Então está a dizer que não tem um DF oficial?
    Só um a fazer o "jeitinho"?
  11.  # 451

tenho DF oficial, que pertence ao gabinete que fez o projecto mas nao vai lá todas as semanas como vejo aqui alguns a dizer
  12.  # 452

Colocado por: nelson__ricardotenho DF oficial, que pertence ao gabinete que fez o projecto mas nao vai lá todas as semanas como vejo aqui alguns a dizer

De certeza que você pagou por esse serviço, nem que esteja jà incluido no projectos que contratou.
    O que eu lhe aconselhava a fazer é tentar perceber o que inclui o serviço de fiscalização contratado e ver qual o preço a pagar para ter um serviço de fiscalização digno desse nome.

Ja agora, antes de arrancar com obra, foi feita uma reunião entre DO-DF-empreiteiro?
  13.  # 453

para visitas de 15 em 15 dias 1500€ pelo serviço, ora de 15 en 15 dias é muito pouco pois este resultado é de uma semana de trabalho
    para dar 5mil para fiscalização a 100% nao tenho orçamento para isso
  14.  # 454

Colocado por: nelson__ricardopara visitas de 15 em 15 dias 1500€

Se a obra durar só um ano dá 62,50€ cada visita, confesso que mesmo para obra no lote ao lado do escritório levo um bocadinho mais.
    Dependendo da disponibilidade dos DO, podem sempre acordar com o fiscal enviar fotos dos trabalhos para que ele se prenuncie, nestes intervalos dos 15 dias.
  15.  # 455

Colocado por: zedasilvaSe a obra durar só um ano dá 62,50€ cada visita, confesso que mesmo para obra no lote ao lado do escritório levo um bocadinho mais.
    Dependendo da disponibilidade dos DO, podem sempre acordar com o fiscal enviar fotos dos trabalhos para que ele se prenuncie, nestes intervalos dos 15 dias.

Eu para visitas mais regulares paguei bastante menos.
    Em relação às fotos, é mais o contrario, o DF é que tira fotos e envia-me :)
  16.  # 456

Colocado por: nelson__ricardopara visitas de 15 em 15 dias 1500€ pelo serviço, ora de 15 en 15 dias é muito pouco pois este resultado é de uma semana de trabalho
    para dar 5mil para fiscalização a 100% nao tenho orçamento para isso

Eu acho que tem lógica pagar por exemplo um valor mais alto durante a fase de estrutura e depois um valor mensal menor durante a fase de acabamentos. De qualquer maneira 1500 euros para a obra toda é capaz de ser pouco mas penso que também conseguiria fazer isso por menos de 5000, ex:
    250 a 300 euros durante a fase de estrutura que demore uns 4 meses=300*4=1200
    150 durante a restante fase que sejam mais 12 meses=1800

Isto daria um total de 3000 e acho que pouparia muitas chatices
  17.  # 457

Colocado por: santosvieiraEu para visitas mais regulares paguei bastante menos.
    Em relação às fotos, é mais o contrario, o DF é que tira fotos e envia-me :)

Com que regularidade foram feitas as visitas?
    A sede do fiscal fica a quantos km da obra? Pode indicar o valor que pagou?
    Quantos às fotos é uma das obrigações do DF, fazem parte do relatório que este envia ao DO.
  18.  # 458

Colocado por: jorgferrEu acho que tem lógica pagar por exemplo um valor mais alto durante a fase de estrutura e depois um valor mensal menor durante a fase de acabamentos.

Não concordo, acho que o valor de cada visita deve ser sempre o mesmo. O que acontece é que durante a fase da estrutura se calhar o fiscal deveria ir à obra todas as semanas, já na fase de acabamento há alturas que 1 vez por mês talvez chegue.
  19.  # 459

Colocado por: zedasilva
    Não concordo, acho que o valor de cada visita deve ser sempre o mesmo. O que acontece é que durante a fase da estrutura se calhar o fiscal deveria ir à obra todas as semanas, já na fase de acabamento há alturas que 1 vez por mês talvez chegue.

Vai dar no mesmo :) a diferença era receber mais na altura em que tem mais visitas, ou seja receber duma maneira mais proporcional.
  20.  # 460

Colocado por: jorgferrVai dar no mesmo :) a diferença era receber mais na altura em que tem mais visitas

Eu acho que se deve receber de harmonia com o trabalho que se faz. Recebe depois de cada visita e pronto!
    O DO não está contente, adeus boa noite há mais quem queira ganhar dinheiro. Quem paga adiantado é sempre mal servido.
    Concordam com este comentário: C. Lobo

0.1724 seg. NEW