Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 10 março 2016
    Colocado por: nelson__ricardona pala a viga nao é rasa

A pala é em laje de betão armado, ou estou a referir-me é na parte interior a seguir à viga rasa, na primeira fiada de abobadilhas, para fazer o contrabalanço da laje de betão.

Qual é a largura da pala?
  1. 1,30 em betao maciço e depois tem uma serie de abobadilhas mais baixas para levar mais betão em cima e a viga que separa a parte maciça e a de abobadilha é funda
    • MNeo
    • 10 março 2016
    Na minha opinião deveria ter levado um contrabalanço para o interior equivalente ao da pala em betão, para evitar rotação no apoio (viga)
    Concordam com este comentário: DM
  2. Colocado por: MNeoNa minha opinião deveria ter levado um contrabalanço para o interior equivalente ao da pala em betão

Isso é o que qualquer engenheiro faz ....
  3. Depois sou eu que passo a vida a embirrar com as fotos aqui expostas ...
    :)
  4. quem nao dormia assim numa casa era eu, ainda vem abaixo
  5. Colocado por: jorgandquem nao dormia assim numa casa era eu, ainda vem abaixo

Não vem nada, as argamassa de reboco hoje já são fortes.
  6. é tudo betao dacentral c20/25
    depois ainda vai levar mais 15cm de betao c20/25 no minimo para cobrir os tubos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
    • MNeo
    • 10 março 2016
    Colocado por: zedasilvaNão vem nada, as argamassa de reboco hoje já são fortes.

LOL

A "sorte" dos empreiteiros e dos donos de obra é essa... .)
  7. Colocado por: nelson__ricardo
    depois ainda vai levar mais 15cm de betao c20/25 no minimo para cobrir os tubos

Para cobrir os tubos o ideal era um betão leve
  8. Colocado por: zedasilvabetão leve

ou betonilha;)
    • DM
    • 10 março 2016
    Riscos, porquê passar a armadura da laje por dentro da viga?
  9. Colocado por: DMRiscos, porquê passar a armadura da laje por dentro da viga?

porque é assim que deve ser feito sempre em obra, so que quanto eles sentem que podem fazer como querem na obra metem a malha superior por cima da viga que dá menos trabalho a colocar o ferro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
    • MNeo
    • 10 março 2016
    A armadura de esforço de tração, deve trabalhar por dentro do elemento . Garante uma melhor ligação/consolidação com esta em termos de rigidez (encastramento) e de transmissão de esforços.
    • DM
    • 10 março 2016
    Mas qual a razão?
    As armaduras da viga até servem de apoio e podem ser atadas umas às outras...não vejo razão para tal...e queria saber.
    • DM
    • 10 março 2016
    MNeo....não entendo isso assim!
  10. laje de vigotas isso deve ser acabada 20cm, deveria ter 5cm de betão, o que taparia as vigotas as abobadilhas e a armadura, ja reparaste a distancia que esta a malha das vigotas, 5cm de betão vao chegar para cobrir tudo? a resposta é não...mas a laje é dimensionada para 5 cm de betão não é para 10cm. São mais 1,25knm2, secalhar era o suficiente para as abobadilhas serem mais pequenas, ou mudar o tipo de vigota....pormenores que fazem diferença, so não faz diferença a quem não sabe. concordas?
    Concordam com este comentário: MNeo
  11. mas fora isso, a malha da laje anda sempre dentro da viga e não por cima da armadura da viga, com certeza até quando fazes pormenorizas vigas em corte não colocas a armadura que vem da laje por cima da da viga...julgo eu..colocas por baixo da armadura superior da viga certo?
    • DM
    • 11 março 2016
    Mas isso não é a justificação para a armadura passar por dentro da viga...

Mas ali existe a intenção de aumentar a espessura de betão com a utilização de abobadilhas de altura inferior para contrabalançar a consola, se bem que acho que devia ser tudo maciço...
    • DM
    • 11 março 2016
    Pode ir por cima, não encontro justificação para ir por dentro...

0.3834 seg. NEW