Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Luis,

Já não estou a perceber nada... à pouco dizia que qd for velho vais vender, agora já diz que não vende... Não estou a ver coerência nisso.

Relativamente ao seu "desafio", tb é ele não tem logica.
    1º - Se existir alguém que tenha essa casa em Portugal, nunca será obrigado a altera-la para cumprir a lei das acessibilidades. Daí ninguém vai-lhe apresentar uma solução para algo que não é necessário.

2º - A lei existe em está em vigor, nesse sentido nenhum técnico ao projetar uma casa para si, iria-lhe apresentar esse desenho.

Ou seja para quê perder tempo com esse esquisso??
    Quer uma casa, contrate uma pessoa capaz para lhe elaborar um projeto que lhe agrade e ao mesmo tempo cumpra com os requisitos...

Em ultima instancia, faça um barraco no seu terreno, se não precisa de licença de habitação, para quê tanta conversa??

Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

www.facebook.com/idealiving
  2.  # 82

Colocado por: LuisPereira

E uma casa de banho completa no rés do chão?

E se o meu municipio me obrigar? Quanto custa a mais fazer essa casa?

A casa de banho completa é no piso onde estiver o quarto, ser em cima ou ser em baixo custa a mesma coisa.
    E a questão de ser completa nada tem a ver com o DL163, isso já vem no REGEU dos anos 50 do séc passado
  3.  # 83

Eu quero fazer a casa como bem entendo e a pensar em mim, qual o problema?

Não é exactamente assim, o próprio Luís Pereira já admitiu que seria o 1º a cumprir a lei das acessibilidades e tem uma boa razão, como muitos poderão ter no futuro, seja com a sogra ou com outro familiar:

... serei o primeiro a cumprir pois a minha sogra tem dificuldades de mobilidade e irá viver connosco

(aqui)

Aliás o Luís Pereira já admitiu que concorda com a lei das acessibilidades e com a sua fundamentação:
      Sem Título.png
  4.  # 84

Gosto desta noticia...

Queixam-se e bem de falta de acessibilidade mas pasme-se... não é das suas casas que concerteza são casas antigas e hoje pasme-se eram proibidas!

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=79&did=184691
  5.  # 85

jcardoso,

Eu construi, tenho a minha casa que cumpre essas regras, ou parte delas e muitas outras regras d ebom senso que não estão em leis, não é essa a questão aqui em debate.

A questão em debate é a obrigatoriadade de privados terem de fazer a sua casa de acordo com estas regras e leis e depois fora de casa as pessoas são prisioneiras das más construções de ruas, passeios, espaços publicos, edificios publicos, etc.
    Concordam com este comentário: hfviegas
  6.  # 86

É exactamente isso, eu até posso achar que faz sentido aquilo que pedem, mas isso deveria ser deixado ao meu livre arbitrio deveriam ser recomendações e não obrigações.

Eu deveria ser livre de escolher se quero bidé ou não ou espaço para ele ou não, correndo no futuro o risco de ter de gastar mais dinheiro mas isso é um problema meu percebem meu.

Esse argumento das pessoas com deficiência ficam sem casas para comprar esse tambme seria um problema meu na altura da venda pois perderia potenciais compradores.

Percebem, as tomadas de decisão que tiver agora podem ter impacto no futuro mas isso é um problema meu e não do estado protetor que tem de decidir por mim porque eu coitadinho burrinho não sei pensar pela minha cabeça.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, DEEPblue, P_Lopez
  7.  # 87

Eu ate concordaria com a possibilidade de cada um decidir o interior da sua habitacao, se o exterior nao fosse influenciado por tal, o que significa que o exemplo dado pelo Valtores seria um problema que nos afectaria a todos. De igual modo, e de uma forma mais realistica, aceitaria que nao cumprissem com as acessibilidades partindo do principio que nao a pudessem vender e caso necessitassem de auxilio estatal para suprir as suas dificuldades de mobilidade, perderiam a mesma a favor do estado.

Nao se pode achar que se vive numa ilha e que as accoes privadas nao afectam a comunidade.
    Concordam com este comentário: Idealiving
  8.  # 88

E fumar dentro de sua casa?
  9.  # 89

treker666, não me custa nada concordar contigo, não ter ajudas do estado porque não cumpri com o recomendado por eles. Não me escandalizaria nada.
  10.  # 90

Colocado por: hfviegastreker666, não me custa nada concordar contigo, não ter ajudas do estado porque não cumpri com o recomendado por eles. Não me escandalizaria nada.

Pois, mas ambos sabemos que nao funciona dessa maneira. E mais iremos ver nesse sentido. BAsta imaginar o futuro rendimento das pensoes em Portugal e o envelhecimento da populacao. Hoje todos resmungam com o facto de as pensoes de sobrevivencia serem minimas, quando muitos nao descontaram para tal. No futuro acham que alguem iria aceitar que o estado se alheasse de tais problemas que hoje ja sao um custo acrescido para os cofres da SS? Quantos e quandtos idosos necessitam de ser recolhidos por bombeiros e outros servicos para irem a uma consulta? Carregados escadas abaixo para poderem tratar uma simples constipacao? Dinheiro esse que nao cresce nas arvores...
  11.  # 91

Colocado por: zedasilvaPortas com 70 cm livres

Com 77cm.as interiores que façam parte do percurso acessível, mais os afastamentos laterais para permitir a manobra em cadeira de rodas.
    A da entrada do fogo com minimo 87cm, a de entrada do prédio idem...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 92

O pessoal fala, mas pergunto novamente: têm conhecimento próximo de alguém que tenha uma deficiência (neste caso, que esteja numa cadeira de rodas), que viva diariamente numa casa que cumpra/não cumpra as ditas leis?

Os apartamentos da minha tia supostamente cumprem essa lenga lenga toda.
    E no entanto a minha tia não consegue entrar em casa sem auxílio de alguém, pois a rampa é muito íngreme para ela.
    Já fizeram reclamação à administração do condomínio e a resposta que tiveram é que não mexem em nada porque está conforme a lei.

Pois... mas quem fez a lei só se preocupou em fazê-la bonita! Quero ver muitos mortais subirem aquela rampa com uma cadeira de rodas, mesmo cumprindo a porcaria da lei.

Ainda por cima a mulher não vai para mais nova (menos forcinha nos braços tem), portanto também deveriam prever que as rampas deveriam ser bem mais baixas, não?
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  13.  # 93

Tyrande

a rampa só pode ter no máximo 8% de inclinação, por exemplo para vencer um desnível de 20 cm a rampa terá que ter um comprimento de 2.5 m
    e apenas em alguns casos de construções existentes e por manifesta impossibilidade é que poderão ter 10% ou 12% .
    essa tem mais???
    •  
      Tyrande
    • 18 agosto 2015 editado

# 94

Colocado por: marco1Tyrande

a rampa só pode ter no máximo 8% de inclinação, por exemplo para vencer um desnível de 20 cm a rampa terá que ter um comprimento de 2.5 m
    e apenas em alguns casos de construções existentes e por manifesta impossibilidade é que poderão ter 10% ou 12% .
    essa tem mais???

Para lhe confirmar a % teria de ir ao Porto medir.
    Mas para terem dito que estava dentro da lei....
    Sei que eu já tentei subir a mesma (divertia-me a roubar a cadeira de rodas da minha tia enquanto eles estavam no sofá a ver TV e fazer corridas com o meu primo....triste, mas enfim), e aquilo não é nada fácil.
    Chega-se a meio, os pés empinam e não se sai do sítio. Se tentava de costas, as rodas normalmente derrapavam (sim, porque tiveram a inteligência de por piso lisinho lisinho na rampa...então nos dias de chuva é que era...)
    Tinha de ser devagarinho, devagarinho...
  14.  # 95

Tyrande
    Não precisa de ir muito longe ...
    Tente subir uma soleira de porta com 3 cm numa cadeira de rodas e veja a dificuldade.
    Eu tb pensava que isto das soleiras era picuinhice até ao dia em que me desafiaram a subir uma.
  15.  # 96

Estranho é o facto de não se estar a discutir como melhorar as acessibilidades... porque claramente continuam a deixar construir edifícios (seja qual for o tipo) com mais que um piso térreo sem elevadores onde caiba uma cadeira de rodas e uma maca por exemplo (onde sempre que existem problemas de saúde, ou simples deslocação com alguém que tenha de ser carregado são os outros a sofrer nas costas essa inexistência de elevadores).
    Outra coisa óbvia são esses desníveis no chão que dificultam a circulação, não só a quem anda de cadeira de rodas, como a quem tem muita dificuldade em andar.
    Outra coisa óbvia é não ser obrigatório ter duches onde se possa entrar de cadeira de rodas ou simplesmente arrastando os pés... acho que existem imensos idosos por esse país fora que não tomam banho e cheiram mal que se fartam porque não conseguem entrar na banheira, conheço, pessoalmente, um caso desses.

0.0171 seg. NEW