Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sempre fui contra a lei das acessiblidades em moradias próprias, legislação feita por gente com vistas curtas aqui está a prova.

http://auma.economico.sapo.pt/noticias/um-elevador-ao-estilo-de-star-trek_226448?_swa_cname=newsletter&_swa_csource=afiliado&_swa_cmedium=email&cpid=economicot3

Sempre achei que se alguem, alguma vez tiver necessidade de algo deita parede abaixo e faz algo que satisfaça as suas necessidades a obrigatoriedade de espaço para banheira, bidé, quarto no RC etc... etc... tristeza.
  2.  # 2

Muito interessante esse mini-elevador para pessoas.
    Até aqui em casa já pensei em algo do género. Imagino que não seja barato, mas lá interessante é.
  3.  # 3

O web site da empresa inglesa que fabrica esse elevador (entre outras coisas) é:
    [pub]
    https://www.terrylifts.co.uk
    [/pub]
  4.  # 4

hfviegas

isso é descriminação, atão o meu apartamento?? não tenho direito segundo o seu ponto de vista a mandar ás urtigas a lei??

Colocado por: hfviegasSempre fui contra a lei das acessiblidades em moradias próprias, legislação feita por gente com vistas curtas aqui está a prova.
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 5

Colocado por: marco1hfviegas

isso é descriminação, atão o meu apartamento?? não tenho direito segundo o seu ponto de vista a mandar ás urtigas a lei??

Concordam com este comentário:treker666

O seu apartamento é voce que define como quer o apartamento?

É diferente sabe bem disso, à partida um apartamento está inserido num prédio para vender a outrem se os contrutores optassem por só fazerem predios sem acessibilidades os deficientes ficam em desvantagem em relação ás outras pessoas certo?

Agora na minha moradia deveria ser eu a decidir.

Vá diga lá e aqueles que constroem moradias para vender hehe olhe não sei...
    • ram
    • 17 agosto 2015

# 6

Colocado por: hfviegas
    Agora na minha moradia deveria ser eu a decidir.

Existe algum aspecto específico da lei das acessibilidades que contrariou alguma decisão que o hfviegas pretendia tomar?
  6.  # 7

Outra coisa, porque é que a lei das acessibilidades parece que só se lembra de pessoas em cadeiras de rodas?
  7.  # 8

hfviegas

não concordo, pelo seu ponto de vista qualquer dia só aparecia no mercado moradias sem acessibilidades, e ainda mesmo que fossem construídas por um promotor para venda, acha que era justo ele ter que cumprir e voce na sua particular podia construir sem cumprir??
    quanto ao apartamento imagine um sem numero de situações também discriminatórias, por exemplo eu comprava na fase de projecto e depois na construção alegando que era a minha casa, pedia ao construtor que metesse um projecto de alterações e que construísse a minha fração sem acessibilidades.
    a lei das acessibilidades está muito bem, só é pena eu e muitos outros projectistas e nossos clientes, termos sistematicamente sido enganados por quem em cada camara "decidiu" interpretar á sua maneira a lei.
  8.  # 9

A lei das acessibilidades é mais uma lei sem sentido...

Primeiro façam as ruas e espaços publicos acessiveis a todos!

A minha camara municipal não tem o edificio publico onde me atende com acesso a cadeira de rodas e por exemplo para invisuais tem obstáculos que nao lembra o diabo, mas obriga-me a mim a ter um bidé e uma banheira e acesso á mesma desde o portao da minha casa, quando a rua não tem passeio, má iluminação e buracos que parecem crateras... enfim... Portugal no seu melhor!

Obrigar os outros a fazer o que nós não podemos e não queremos fazer é bem mais fácil e barato!

Mais uma lei da treta!

Gosto do argumento "há mas um dia você pode ter um azar e necessitar"

E... o problema é meu... se tiver um azar não vou pedir ao presidente da camara para me levar ao colo para a cama.
  9.  # 10

Colocado por: marco1hfviegas

não concordo, pelo seu ponto de vista qualquer dia só aparecia no mercado moradias sem acessibilidades, e ainda mesmo que fossem construídas por um promotor para venda, acha que era justo ele ter que cumprir e voce na sua particular podia construir sem cumprir??
    quanto ao apartamento imagine um sem numero de situações também discriminatórias, por exemplo eu comprava na fase de projecto e depois na construção alegando que era a minha casa, pedia ao construtor que metesse um projecto de alterações e que construísse a minha fração sem acessibilidades.
    a lei das acessibilidades está muito bem, só é pena eu e muitos outros projectistas e nossos clientes, termos sistematicamente sido enganados por quem em cada camara "decidiu" interpretar á sua maneira a lei.

Se calhar não me expressei como deve de ser, o que eu disse é que muito provavelmte seria isso que iria acontecer não existir moradias com acessibilidades solução para isso. Não tenho, bom a pessoa com deficiência pode mandar fazer umas obrinha para que a moradia se adeque ás suas necessidades especiais.

Mas o estado na sua clarividência consegue perceber que uma casa de banho com espaço para uma banheira um bidé e que possa rodar uma cadeira de rodas num WC vai satisfazer as pessoas com necessidades especiais.

Se tiver X quartos então tem de ter um quarto no RC, pelos vistos o elevador vem resolver esse problema, mas não tenho de perder x m2 no RC para um quarto, ou então inventar esquemas de por paredes em pladur para depois mandar abaixo porque quero uma sala maior.

A mim o que me incomoda é o Sr. Estado meter o bedelho em tudo o que é privado, ser mais papista que o papa, ele não cumprir com a tal lei mas obrigar o cidadão a cumprir.

PS: A minha mulher trabalha num lar com pessoas com mobilidade muito reduzida, acham que lhe dá jeito colocar idosos numa banheira? Por vezes idosos com 80 e 90 kg?

Quem fez estas leis nunca fez nada disso limitou-se a achar que assim é que dava jeito e pronto.
  10.  # 11

é realmente se lermos uma palavra ao contrário também não faz muito sentido.
    mas não se preocupe luis, com a dose de interpretações e desvios á mesma ( á lei) que se verificam, ninguém hoje em dia parece muito preocupada sequer em corrigir certos aspectos da lei.
  11.  # 12

Colocado por: hfviegasPS: A minha mulher trabalha num lar com pessoas com mobilidade muito reduzida, acham que lhe dá jeito colocar idosos numa banheira? Por vezes idosos com 80 e 90 kg?

Sem dúvida!

Algumas verdades que menciona:
    O estado a meter o bedelho no foro privado.
    Algumas regras são ridiculas, como por exemplo a banheira.
    Os declives permitidos... gostava de ver o anormal que escrevei a lei pegar numa cadeira de rodas e meterem-lhe uma rampa com o declive máximo permitido.
    Obriga-me a ter a casa acessivel a uma cadeira de rodas e chego ao portão da minha casa e como faço? Ligo ao presidente da Republica para me vir dar uma ajudinha?
    • ram
    • 17 agosto 2015

# 13

Colocado por: LuisPereira
    Primeiro façam as ruas e espaços publicos acessiveis a todos!

Não percebo porque é que uma falha deve servir de justificação para falhar em tudo.
  12.  # 14

Lei das accessibilidades devia obrigar primeiro as camaras e o estado a arrumar as ruas e os seus edificios.
    O que está de errado aqui nesta foto?
      Untitled2.jpg
    • ram
    • 17 agosto 2015

# 15

Colocado por: LuisPereira
    O estado a meter o bedelho no foro privado.

Não me parece que defirnir a normalização de acessos seja a mesma coisa que meter o bedelho no foro privado.
  13.  # 16

A lei das Acessibilidades, foi na sua conceção uma excelente ideia, digam o que disseram.
    O estado não cumpre, pois não, está mal. Vejo tanta gente a criticar o estado, mas se pudesse faziam igual a eles... Faz-me lembrar aquele condutor que estacionou em cima do passeio e foi multado.. Fica muito mais contente se os carros ao lado tb forem multados, se não forem, já acha que tem o direito de reclamar... Tipico de gente com mentalidade pequena.

Se me disserem que algumas das regras da lei das Acessibilidades estão mal estruturadas ou mal elaboradas ou até são exageradas, sou o 1º a concordar. Mas como disse a lei em si, tem coisas boas.

Foi talvez das ultimas leis no domínio da arquitetura com algum sentido critico positivo na projeção de novos espaço....

Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • ram
    • 17 agosto 2015

# 17

Colocado por: LuisPereiraLei das accessibilidades devia obrigar primeiro as camaras e o estado a arrumar as ruas e os seus edificios.

Acho que estamos a confundir as coisas. Uma coisa é a imposição de critérios a cumprir na edificação de novo património. Outra é a falta de condições exibida pelo património já edificado.

São problemas completamente distintos.
    •  
      Tyrande
    • 17 agosto 2015 editado

# 18

Colocado por: LuisPereiraLei das accessibilidades devia obrigar primeiro as camaras e o estado a arrumar as ruas e os seus edificios.
    O que está de errado aqui nesta foto?
      Untitled2.jpg

- Dependendo do sentido da circulação, não se pode estacionar a menos de 5metros da passadeira?
    - A marca do estacionamento toca na passadeira?
    - Não há rampa para a cadeira de rodas? (mas também o passeio é tão baixinho...)
    - Não há espaço para por uma cadeira de rodas do lado do condutor (para que este possa sair), se o carro do lado estiver estacionado?
  14.  # 19

Colocado por: Tyrande- Dependendo do sentido da circulação, não se pode estacionar a menos de 5metros da passadeira?
    - A marca do estacionamento toca na passadeira?
    - Não há rampa para a cadeira de rodas? (mas também o passeio é tão baixinho...)
    - Não há espaço para por uma cadeira de rodas do lado do condutor (para que este possa sair), se o carro do lado estiver estacionado?

Tudo isso...
    Isto é uma daquelas situações que querem fazer bem e só fazem o mal... aquele lugar não serve para uma pessoa com pouco mobilidade estacionar e retira o lugar á utilizção de todos os outros.
    Um lugar destes deve ser mais largo que um lugar normal, será que não há uma lei para isto ou só há leis para obrigar bidés nas casas de banho das pessoas?
    Um lugar de estacionamento nao deve estar em cima de passadeiras... como é com a aplicação de multas, será que a policia pode multar?
    Uma passadeira nao pode ter uma largura de meio metro.

Enfim... cagad#$ atrás de cagad#$
  15.  # 20

Colocado por: IdealivingA lei das Acessibilidades, foi na sua conceção uma excelente ideia, digam o que disseram.
    O estado não cumpre, pois não, está mal. Vejo tanta gente a criticar o estado, mas se pudesse faziam igual a eles... Faz-me lembrar aquele condutor que estacionou em cima do passeio e foi multado.. Fica muito mais contente se os carros ao lado tb forem multados, se não forem, já acha que tem o direito de reclamar... Tipico de gente com mentalidade pequena.

Se me disserem que algumas das regras da lei das Acessibilidades estão mal estruturadas ou mal elaboradas ou até são exageradas, sou o 1º a concordar. Mas como disse a lei em si, tem coisas boas.

Foi talvez das ultimas leis no domínio da arquitetura com algum sentido critico positivo na projeção de novos espaço....

Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

A lei das acessibilidades é uma excelente ideia para o dominio publico não para o dominio privado, entende o meu ponto de vista?

Atenção estamos a falar de acessibilidades não de outros assuntos tipo casa de banho ao ar livre etc...

A lei das acessibildades não faz sentido para uma moradia privada, porque como já disse se não tenho problemas de locumoção etc... logo não preciso das acessibilidades para nada quando tiver problemas ou vendo a casa ou parto o que for preciso para se ajustar ás minhas necessidades da altura. Que pode muito bem ser uma casa de banho com 20m2 e com uma porta de 2,5m de largo porque tenho de entrar lá com uma cama.

Não me imponham coisas que não necessito.

0.0239 seg. NEW