Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    depende...o outro depois arranjou um subsidio para a instalação de uma cadeira elevatória, e mais umas coisitas para por em casa quando teve um acidente.
    ah o cônjuge também teve umas isenções para ter disponibilidade para o assistir. o estado paga.
    • ram
    • 18 agosto 2015

     # 2

    Colocado por: hfviegas
    A lei das acessibildades não faz sentido para uma moradia privada, porque como já disse se não tenho problemas de locumoção etc...


    Não tem.... agora.

    Quem é que o garante que não poderá ter no futuro?

    Ninguém planeia ter um acidente, mas eles acontecem todos os dias.

    O envelhecimento também traz limitações àquilo que cada um é capaz de fazer.

    É preciso ter em conta o que é que se ganha e o que é que se perde. Objectivamente, o que é que o hfviegas acha que perde em não pensar nessas necessidades futuras?
  2.  # 3

    Colocado por: ramNão tem.... agora.

    Quem é que o garante que não poderá ter no futuro?


    Por essa ordem de ideias vamos:

    - Proibir casas com mais d eum piso a não ser que tenham elevador... deixar fazer casas com mais pisos se um dia quem sabe vamos poder deixar de utilizar pisos superiores?
    - proibir carros de mudanças manuais. quem sabe um dia tenha dificuldades e só possa utilizar carro com mudanças automáticas.
    - proibir mesas, bancadas, lavatorios, etc com mais de 60cm de altura. Quem sabe um dia tenha de andar de cadeira d erodas e precise de lavar a louça.
    - proibir tijoleira e flutuante porque quem sabe um dia tenha de andar de andarilho ou tenha dificuldade em caminhar e estes pisos podem ser escorregadios.
    - proibir interruptores de luz acima dos 60cm...
    - eliminar todos os degraus em habitações.
    - Exigir uma casa de banho, pelo menos uma com um chuveiro "walk-in" para que eu possa ir tomar banho numa cadeira sem ajuda de terceiros, a banheira ja experimentei entrar de cadeira de rodas e não dá muito jeito.
    - Obrigar a que todos os interruptores de uma casa tenha inscrição em braile.

    Isto só são leis a aplicar ás pessoas e ás suas habitações... o espaço público um dia lá vamos chegar, mas para já é importante é meter o bedelho na casa das pessoas.
    Concordam com este comentário: Tyrande
  3.  # 4

    hfviegas,

    Como disse o principio da Lei é de facto bom.

    O setor publico foi até agora o mais prejudicado por essa lei. Repare a lei não tem efeitos retroativos para o particular, mas no setor publico todos os espaço mudaram, ou irão mudar, de forma a se adaptar a esse regulamento.

    Relativamente a novas construções, como disse igualmente, algumas dessas regras também me parecem demasiado exigentes, mas ninguém lhe obriga a ter um bidé em casa, apenas que esteja previsto o espaço para o colocar, um dia, se precisar dele.
    Sem essa lei muito coisa seria feita sem precaver as necessidades futuras. E dou-lhe exemplos práticos.
    - Sabe que as portas tem de ter uma largura mínima, custa muito numa obra nova fazer portas com 77cm em vez de 70 ou 75cm?
    - Sabe em moradias de 2 pisos ou mais, as escadas tem de ter o mínimo de largura, custa muito perder 5/10cm para futuramente instalar uma plataforma elevatória? (se um dia precisar)
    - Sabe que os corredores tem uma largura mínima? Assim um dia que esteja (e espero que não) de cadeira de rodas possa entrar em todos os compartimentos...

    Muitas pessoas falam mal da lei, mas o que ela deixa muitas vezes em aberto, é a possibilidade de fácil alteração, agora imagine nos exemplos acima se seria de fácil adaptação...


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário: ram
  4.  # 5

    eu ca concordo com a lei das acessibilidades. acho que faz todo o sentido e acho muito bem que hajam esses cuidados preventivos. nunca se sabe o dia de amanhã.

    o estado não cumpre, pois não.. mas temos que começar por algum lado.
  5.  # 6

    Leis e leis... o problema das leis em Portugal é que são criadas avulso ou com fins de beneficiarem determinados lobbys ou pessoas.

    Em Portugal não se vêm pessoas com problemas de mobilidade na rua como noutros países. Porque será?

    Um exemplo: quem conhece Inglaterra sabe como são as casas por lá. Pequenas, apertadinhas, escadas minusculas e bem ingremes, casas de banho muito reduzidas, sem bidés. Nas ruas não faltam pessoas com cadeiras d erodas, velhinhos com scooters electricas, etc... e nas casas, como vivem?

    Peguem num inglês em cadeira de rodas que seja independente em Inglaterra e levem-no para Portugal, coloquem-no numa casa com 5 quartos, 10 bidés, 5 banheiras de hidromassagem, etc e ao fim de uma semana de ele lá estar sozinho perguntem como é a vida por lá.
    • ram
    • 18 agosto 2015 editado

     # 7

    Colocado por: LuisPereira
    Por essa ordem de ideias vamos:


    A lei das acessibilidades não impõe que o espaço público e interior seja almofadado.

    Garantir que um corredor deverá ter pelo menos 120cm de largura para que uma cadeira de rodas possa passar por lá, ou que uma porta tenha pelo menos 90cm de largura, não é uma exigência absurda.

    Aliás, nos dias de hoje absurdo é querer construir com valores inferiores a esses, e acreditar que essas ideias fazem algum sentido ou tem qualquer justificação.

    O LuisPereira é capaz de encontrar uma única exigência imposta pela lei das acessibilidades a edifícios de habitação que seja incomportável?
  6.  # 8

    Colocado por: ramO LuisPereira é capaz de encontrar uma única exigência imposta pela lei das acessibilidades a edifícios de habitação que seja incomportável?


    Todas!

    Aumentam a area de construção e em consequencia o custo de construção.

    Porque é que eu não posso fazer uma casa assim?
      casa11.jpg
      casa12.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: LuisPereiraPorque é que eu não posso fazer uma casa assim?


    porque alguem que um dia more nessa casa que ande de cadeira de rodas, não pode tomar banho.
    • ram
    • 18 agosto 2015

     # 10

    Colocado por: LuisPereira

    Leis e leis... o problema das leis em Portugal é que são criadas avulso ou com fins de beneficiarem determinados lobbys ou pessoas.


    Uma teoria de conspiração. Diga la então o LuisPereira que lobby é beneficiado com a exigência das escadas passarem a ter 120cm de largura em vez dos 110cm exigidos pelo RGEU.

    Ou que as portas passem a ter 90cm de largura em vez de 75cm.

    A lei até pode ter problemas, mas estes não são sinalizados ao inventar estas teorias de conspiração.
    • ram
    • 18 agosto 2015 editado

     # 11

    Colocado por: LuisPereira
    Aumentam a area de construção e em consequencia o custo de construção.


    Qual é o custo de garantir que as portas tem 90cm de largura, ou que os corredores tem 120cm de largura?

    Essa coisa de puxar as paredes divisórias 10 ou 15 cm para o lado deve custar um balúrdio. Os comandos do autocad não estão baratos.
  8.  # 12

    Eu concordo com o LuisPereira.

    Ah, e tal, porque um dia posso ter um azar e....

    Umas das piores palavras da língua portuguesa é o SE.
    Se me acontece isso...ou aquilo...ou aquilo outro...

    Então e os cegos? As casas deviam ter todos os interruptores marcados a braile. E as teclas da placa vitrocêramica/indução idem!
    E seria obrigatório terem daquelas sanitas especiais que são um luxinho de usar em casa!

    Ah, e por essa ordem de ideias, determino e mando publicar que todas as casas devem estar equipadas com um desfibrilhador e todos os agregados familiares devem ter formação de primeiros socorros.
    É que a probabilidade de ter um ataque cardíaco é maior do que ter um acidente e acabar numa cadeira de rodas....
    Ah, e todos devemos ter um carro preparado para paraplégicos, afinal de contas um dia podemos ter um acidente e depois ter de comprar um carro novo/adaptar os mecanismos a um carro já existente sai bué da caro...

    Eh pá, se um dia acontece alguma coisa, mudem a casa para se adaptar às vossas necessidades!
    Concordam com este comentário: hfviegas
  9.  # 13

    Colocado por: ramQual é o custo de garantir que as portas tem 90cm de largura, ou que os corredores tem 120cm de largura?

    Essa coisa de puxar as paredes divisórias 10 ou 15 cm para o lado deve custar um balúrdio. Os comandos do autocad não estão baratos.


    Porque não posso fazer a casa que tenho acima mencionada? Se não existisse essa lei parva qual o mal em eu construir a casa?

    O custo? não sei quanto é mas a casa aumenta em área e as portas também.

    Já agora porque não posso por lei fazer um quarto onde cabe apenas uma cama? Porque têm d ehaver um minimo para o tamanho de um quarto?
  10.  # 14

    LuisPereira,

    Não pode fazer uma casa dessas por vários motivos..

    Um deles é pq se tiver de cadeira de rodas não pode tomar banho.. Isso sim... Mas vou-lhe dizer outra coisa.. Se não tiver de cadeira de rodas também não pode ir à casa de banho sem se sentar de lado na sanita, pois não prevê espaço para as suas pernas quando se sentar...

    Para além disso é muito interessante ver que a porta da WC de baixo abre para fora...

    Outra questão pertinente é que tem um quarto em que não consegue colocar uma casa de casal (já para não falar em roupeiros)..
    ah, já sei tb não quer roupeiros, afinal tb são uma exigência dos tempo modernos...

    Ainda bem que a lei existe e ainda bem que o LuisPereira não é arquiteto nem é legislador!!! Senão continuaríamos a ter as construções do arco da velha dos tempos dos meus avós em cada um fazia o que queria. Desde ter casas de banho fora de casa, cozinha no meio do quintal ou quartos sem janelas...


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
  11.  # 15

    Obrigar a ter um bidé e uma banheira é importante para muitos mas obrigar a ter detectores de incendio... isso já é um acessório de luxo para alguns!
  12.  # 16

    Colocado por: IdealivingNão pode fazer uma casa dessas por vários motivos..

    Um deles é pq se tiver de cadeira de rodas não pode tomar banho.. Isso sim... Mas vou-lhe dizer outra coisa.. Se não tiver de cadeira de rodas também não pode ir à casa de banho sem se sentar de lado na sanita, pois não prevê espaço para as suas pernas quando se sentar...

    Para além disso é muito interessante ver que a porta da WC de baixo abre para fora...

    Outra questão pertinente é que tem um quarto em que não consegue colocar uma casa de casal (já para não falar em roupeiros)..
    ah, já sei tb não quer roupeiros, afinal tb são uma exigência dos tempo modernos...

    Ainda bem que a lei existe e ainda bem que o LuisPereira não é arquiteto nem é legislador!!! Senão continuaríamos a ter as construções do arco da velha dos tempos dos meus avós em cada um fazia o que queria. Desde ter casas de banho fora de casa, cozinha no meio do quintal ou quartos sem janelas...


    E não acha que eu ter de me sentar de lado na sanita é um problema meu e não seu ou do legislador?
    E não acha que ter um quarto sem roupeiros é um problema meu e não do legislador?
    Mas porque raio têm de um legislador me obrigar de uma determinada forma e padrão?

    Sabe de onde é esta planta? Sabe onde esta casa está a ser construida?
  13.  # 17

    Então e os cegos? As casas deviam ter todos os interruptores marcados a braile.


    Meu Deus!!!! Alguém que me explique pq os cegos precisam de interruptores?? Para ligar a luz?? Deve ser para verem melhor...

    TOP!!!!!


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário: treker666, ram
    • ram
    • 18 agosto 2015

     # 18

    Colocado por: Tyrande
    Umas das piores palavras da língua portuguesa é o SE.


    Há portugueses que adoram elogiar as aptidões quase místicas daquilo que chamam desenrascanço.

    Acham que é possível resolver tudo a desenrascar soluções.

    O corolário desta crença é que chega a haver uma aversão ao planeamento e previsão das necessidades reais.

    Para quê planear se se pode desenrascar?

    Depois acabamos com uma crença incompreensivel de se achar absolutamente natural que os velhinhos tenham de mudar de casa porque subir escadas torna-se complicado, ou que passem a fazer da sala do piso térreo seu quarto.

    Porquê? Porque em Portugal as casas são assim.

    Agora estamos aqui num forum onde alguns frequentadores tem responsabilidade em edificar o país, e as atitudes que vemos são estas.
  14.  # 19

    Colocado por: Idealiving

    Meu Deus!!!! Alguém que me explique pq os cegos precisam de interruptores?? Para ligar a luz?? Deve ser para verem melhor...

    TOP!!!!!


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving


    E por acaso os interruptores só servem para ligar/desligar a luz?????
  15.  # 20

    LuisPereira,

    Usar o cinto de segurança é um problema seu e não do legislador..
    Utiliza? Acha bem ser OBRIGADO a utilizar o cinto de segurança??

    Usar roupa ou não é um problema seu e não do legislador..
    Anda com roupa? como se sente ao ser OBRIGADO a andar vestido??

    Ter seguro é um problema seu e não do legislador..
    Tem? É uma chatice ser OBRIGADO a ter seguro, afinal se tiver acidente paga e mais nada.

    Quer mais?


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário: ram
 
0.0303 seg. NEW