Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

essencialmente, mas também para que é preciso um interruptor em braile?? é difícil decorar que ali está um interruptor??
  2.  # 2

Colocado por: ramPara quê planear se se pode desenrascar?

Portugal e as sua legislação é o exemplo máximo de planeamento!

Porque tenho eu uma casa acessivel a uma cadeira de rodas desde a porta da rua ao interior se não tenho sequer passeios na rua?

Já sei... um dia a camara municipal vai fazer os passeios e assim se me acontecer algo e tiver de utilizar cadeira de rodas já posso apanhar o autocarro e ir á cidade ao hipermercado comprar gel de banho e voltar a casa e ir até á minha banheira de hidromassagem.

Não comecem a casa pelo telhado... as pessoas precisam que resolvam o problema da mobilidade na rua e nos espaços públicos e não nas suas casas.
    • ram
    • 18 agosto 2015

# 3

Colocado por: LuisPereiraObrigar a ter um bidé e uma banheira é importante para muitos mas obrigar a ter detectores de incendio... isso já é um acessório de luxo para alguns!

https://en.wikipedia.org/wiki/Tu_quoque

Aproveito para informar o LuisPereira que vigora em Portugal um regime jurídico contra incêndio em edifícios.
  3.  # 4

Colocado por: IdealivingUsar o cinto de segurança é um problema seu e não do legislador..
    Utiliza? Acha bem ser OBRIGADO a utilizar o cinto de segurança??

Usar roupa ou não é um problema seu e não do legislador..
    Anda com roupa? como se sente ao ser OBRIGADO a andar vestido??

Ter seguro é um problema seu e não do legislador..
    Tem? É uma chatice ser OBRIGADO a ter seguro, afinal se tiver acidente paga e mais nada.

Quer mais?

Todos esses exemplos que dá nada tem a ver com o tema que estamos a discutir e não se enquadram no mesmo tipo de legislação.
    Tem de ter seguro porque se tem um acidente poderá nao ter dinheiro para pagar as ideminizações a terceiros.
    Tem de andar com roupa por razões morais!
    Anda com cinto de segurança porquye se tiver um acidente seremos todos nós a pagar o custo do seu tratamento entre outras razões.

Eu ter a minha casa com escadas e a casa de banho sem bidé não prejudica ninguém de nenhuma forma.
  4.  # 5

Colocado por: ram

https://en.wikipedia.org/wiki/Tu_quoque

Aproveito para informar o LuisPereira que vigora em Portugal um regime jurídico contra incêndio em edifícios.

Sim pois tem mas então diga-me lá, nas casas de habitação particulares que estão a ser licenciadas hoje quantas vão ter detectores de incendio ou uma manta para apagar fogo na cozinha?
    • ram
    • 18 agosto 2015

# 6

Colocado por: LuisPereira
    Portugal e as sua legislação é o exemplo máximo de planeamento!

Não é a legislação que planeia.

São os técnicos responsáveis pelos projectos.

As leis e os regulamentos apenas limitam-se a estipular os valores mínimos aceitáveis para fazer face a problemas recorrentes.

Só que o problema é tão grave que há gente que pretende gastar tempo e energia a procurar maneiras para evitar ter de cumprir esses mínimos.

Eu acho que esse tempo seria melhor empregue a procurar trazer qualidade ao trabalho, e a procurar maneiras de melhor servir as pessoas.

Optimizar o cumprimento dos mínimos legais e demais pato-bravices não é uma forma de servir as pessoas.
  5.  # 7

Aproveito a deixa igualmente para informar pessoas menos informadas, que existem interruptores com braille...

No entanto não são obrigatórios pq são consideradas pequenas alterações, qualquer pessoa pode mudar o espelho de um interruptor...

Digam-me para que querem passeios preparados se depois dentro casa, vocês não o estão?
    Vivem em casa ou no passeio???

Se tiver um acidente pode não ter dinheiro para pagar... Mas se nesse acidente ficar paralitico e andar de cadeira de rodas pode não ter igualmente dinheiro para alterar a sua casa... E depois lá vem uma misericórdia ou uma iss (que tb sou eu que pago) para lhe fazer as alterações...

Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

www.facebook.com/idealiving
  6.  # 8

Um desafio:

Alterar a planta da casa que coloquei para que fosse possivel legalizar a mesma em Portugal.

Será que alguém aceita o desafio?

As medidas actuais são:
    DINING/KITCHEN 3620 X 3750mm
    LOUNGE 4320 X 3750mm
    Cloakroom 1675 X 845mm
    BEDROOM 1 3230 X 3750mm
    BEDROOM 2 3110 X 2000mm
    BATHROOM 1640 X 2150mm
    • ram
    • 18 agosto 2015

# 9

Sim pois tem mas então diga-me lá, nas casas de habitação particulares que estão a ser licenciadas hoje quantas vão ter detectores de incendio ou uma manta para apagar fogo na cozinha?

Se o LuisPereira se informar sobre o regime jurídico contra incêndio em edifícios (basta ter em conta o que é referido nos princípios gerais) irá descobrir que essa treta dos detectores de incendio em edificios habitacionais é uma falsa questão.
  7.  # 10

LuisPereira tem aqui questões que não são possíveis nem pela lei das acessibilidades nem pelo RGEU...

Fale mal tb do RGEU, afinal tb não pode fazer por causa desse regulamento!!!

4760-161 V. N. Famalicão

8.  # 11

Colocado por: marco1essencialmente, mas também para que é preciso um interruptor em braile?? é difícil decorar que ali está um interruptor??

Vocês têm contato próximo com alguém que tenha essa deficiência?

É que parece que não!
    Os meus tios são os dois deficientes. Ela está numa cadeira de rodas desde os 17 anos, ele é cego desde os 13.
    Quis o destino que se juntassem. Enfim.

Na casa dele já decorou tudo, mas quando entrava na minha antiga casa, por exemplo, não sabia se estava a carregar num interruptor de luz ou no interruptor da ventoinha no teto. Tinhamos de ser nós a fazer-lhe um tour detalhado pela casa.
    Se ele se engana e carrega no interruptor da luz, não sabe se a ligou/desligou, etc....
    Não obstante tinhamos de ir atrás dele a apagar as luzes...
  9.  # 12

Colocado por: Idealiving

Meu Deus!!!! Alguém que me explique pq os cegos precisam de interruptores?? Para ligar a luz?? Deve ser para verem melhor...

Que comentário mais infeliz e desnecessário.
    Deviam por os cegos a viver num buraco então, deixem só a ventilação para ele respirar
  10.  # 13

Colocado por: IdealivingFale mal tb do RGEU, afinal tb não pode fazer por causa desse regulamento!!!

Mas que tem esse regulamento de bom?

Ainda ninguém me conseguiu explicar porque é que a casa que mostrei não pode ser habitável e quem lá viver ser muito feliz porque afinal não precisa de uma casa com 200m2 e soleiras em marmore e bidé!
  11.  # 14

luis

a questão não passa por ai.
    essa casa não tem condições para uma pessoa com mobilidade reduzida o que não impede de quem não tem mobilidade reduzida seja feliz nela.
  12.  # 15

Colocado por: marco1luis

a questão não passa por ai.
    essa casa não tem condições para uma pessoa com mobilidade reduzida o que não impede de quem não tem mobilidade reduzida seja feliz nela.

Ok, mas eu não tenho mobilidade reduzida.
  13.  # 16

Colocado por: Idealiving

Meu Deus!!!! Alguém que me explique pq os cegos precisam de interruptores?? Para ligar a luz?? Deve ser para verem melhor...

TOP!!!!!

4760-161 V. N. Famalicão

Concordam com este comentário:ram

LOLADA
    • ram
    • 18 agosto 2015 editado

# 17

Ainda ninguém me conseguiu explicar porque é que a casa que mostrei não pode ser habitável e quem lá viver ser muito feliz porque afinal não precisa de uma casa com 200m2 e soleiras em marmore e bidé!

Acho que é sinal que seja altura de descobrir o que é dito no preâmbulo do RGEU.

Ok, mas eu não tenho mobilidade reduzida.

O LuisPereira não espera envelhecer?
  14.  # 18

Colocado por: ram

Não tem.... agora.

Quem é que o garante que não poderá ter no futuro?

Ninguém planeia ter um acidente, mas eles acontecem todos os dias.

O envelhecimento também traz limitações àquilo que cada um é capaz de fazer.

É preciso ter em conta o que é que se ganha e o que é que se perde. Objectivamente, o que é que o hfviegas acha que perde em não pensar nessas necessidades futuras?

Tem que ler o texto todo, já parece os jornais só publica o que interessa, se no futuro tiver outras necessidades ou vendo a casa ou parto e faço diferente.

Quero é ter LIBERDADE para fazer o que quero e como quero na minha casa.
  15.  # 19

Colocado por: ramAcho que é sinal que seja altura de descobrir o que é dito no preâmbulo do RGEU.

Vamos supor que não existem leis e regulamentos, consegue?

Ok, não existe nada que me impeça de fazer a casa que mostrei, o ram consegue me convercer com algo objectivo porque não devo fazer aquela casa?
  16.  # 20

...não espera envelhecer?

Quando eu envelhecer aliás quando me reformar vou vender a minha casa e vou morar para o interior, logo não preciso desta casa adaptada a necessidades especiais, se me acontecer alguma coisa que fique com mobilidade reduzida ou outra necessidade especial vendo a casa e vou morar para o interior.

Posso decidir o que quero fazer no futuro???? Ou o estado tambem manda nisso????

0.0230 seg. NEW