Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: ramos1999para mim so quem è doutor ou medico de resto o significado da palavra não condiz porque num doutor seria um sinonimo enquanto num outro borra botas seria uma maneira de o engrandecer,,,qualquer dia ate se beija na mão e faz-se a venia!

Comentário inútil e desfasado do contexto...
    Concordam com este comentário: two-rok, tostex
  2.  # 122

Colocado por: sousa tavares

Comentário inútil e desfasado do contexto...

sim senhor doutor !!!uma coisa è voce ,outra è senhor doutor a um tipo que não è doutor!para mim tem que haver respeito igual para todos,se for assim um senhor com 100 anos por ter cavado batatas toda a vida vai chamar senhor doutor a um puto arquiteto ou engenheiro de 30s por alma de quem?
  3.  # 123

não tenho problema nenhum em chamar doutor, engenheiro, arquiteto, seja o que for, alias para mim é mais fácil... aumento as distancias e não crio misturas, apenas familiares e amigos muitos próximos trato por tu... o resto é você...
  4.  # 124

esta tourada do doutor foi logo a primeira ensaboadela que uma Exa Sra Prof DR.a me deu no meu 1º dia de faculdade e apesar de ter uma enorme admiração pela Exa Dra não concordo minimamente com ela, somos o que somos e não precisamos de titulos nem de "alcunhas" para sobrevaloriazarmos a nossa posição perante outrém, muitas vezes me tratam por Eng e eu corrigo imediatamente tal afirmação, pois um titulo não me faz mais oui menos capaz para a minha função\profissão.
  5.  # 125

Colocado por: Arnnogueiranão tenho problema nenhum em chamar doutor, engenheiro, arquiteto, seja o que for, alias para mim é mais fácil... aumento as distancias e não crio misturas, apenas familiares e amigos muitos próximos trato por tu... o resto é você...

uma coisa è chamar engenheiro a um engenheiro,arquiteto a um arquiteto etc etc isso são os nomes pela função que efectuam,,agora o problema e acrescentar a esses casos senhor doutor engenheiro senhor doutor arquiteto!
  6.  # 126

Eu tenho um amigo, que tem um cão cujo nome é "Doutor".
    Diz ele que em sua casa, quem quiser ser tratado como dr tem que comer da mesma comida e beber o mesmo que o Dr da casa.
    E este amigo é licenciado...
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  7.  # 127

Eu na minha atividade profissional como elemento de uma equipa, trato todos por tu (engenheiros, geólogos, medidores, topógrafos, técnicos de ambiente, arqueólogos, administrativas, etc.).
    Só não consigo tratar por TU o meu superior hierárquico.
    Que lhes parece esta minha falta de "à vontade".

Cumprimentos a todos
  8.  # 128

Colocado por: Costa Martins arqEu na minha atividade profissional como elemento de uma equipa, trato todos por tu (engenheiros, geólogos, medidores, topógrafos, técnicos de ambiente, arqueólogos, administrativas, etc.).
    Só não consigo tratar por TU o meu superior hierárquico.
    Que lhes parece esta minha falta de "à vontade".

Disse bem. "como elemento de uma equipa"! Porventura "oficiais do mesmo ofício", nada tem de estranho ou anormal. No nosso local de trabalho, mesmo alargado, é muito comum lidar-se com os colegas, sem grandes formalidades, tu cá, tu lá, familiarmente falando. Quanto à sua falta de "à vontade", de lidar (tratar por TU) com o seu superior hierárquico, é porque ele é considerado, admitamos , Primus inter pares, no círculo profissional onde se movimenta.

Os títulos académicos, não são relevantes: no Cartão de Cidadão só consta nome próprio e apelidos, o bastante para identificar um indivíduo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador
  9.  # 129

Colocado por: maria rodriguesOs títulos académicos, não são relevantes: no Cartão de Cidadão só consta nome próprio e apelidos, o bastante para identificar um indivíduo.

No dos médicos ou professores universitários também não aparece o título, é por isso que os deixamos de tratar com o título?
    Concordam com este comentário: mmgreg
  10.  # 130

Colocado por: tostex

No dos médicos ou professores universitários também não aparece o título, é por isso que os deixamos de tratar com o título?
    Concordam com este comentário:mmgreg

e no título diz senhor doutor?não Leve a mal mas so acho engraçado o pessoal querer ser tratado por você neste fórum com nicks que deixam a desejar!tostex??
  11.  # 131

Se as pessoas valorizassem mais o que realmente importa, como as competências de cada um, as relações humanas (cidadania e respeito para com o próximo), estas esquisitices dos títulos não eram valorizadas. Quando não têm onde se "vingar", exigem o tratamento diferenciado por "senhor doutor".

Na minha prática profissional já reparei o seguinte: quanto mais insegura e menos competente o profissional é, mais exige que seja tratado por "doutor". Os mais competentes, são por norma mais relaxados quanto ao tratamento diferenciado.
    Concordam com este comentário: mmgreg, flipey, Gipser
  12.  # 132

Colocado por: ramos1999

e no título diz senhor doutor?não Leve a mal mas so acho engraçado o pessoal querer ser tratado por você neste fórum com nicks que deixam a desejar!tostex??

Sim, o trato é mesmo Sr. Dr..

Convém ler os posts para não dizer disparates, já disse em diversos posts que não tem sentido algum tratarmo-nos por 'você'. Mais atenção precisa-se.
  13.  # 133

Colocado por: ramos1999senhor doutor engenheiro senhor doutor arquiteto!

Ninguém chama isso a ninguém!! Onde é que se já viu isso??
  14.  # 134

"Na Grã-Bretanha, existem muitos títulos. Há Lords e Ladies, Dames, Dukes e Sirs, e não devemos esquecer Majesties e Highnesses. No entanto, acontece que não há muitas pessoas com títulos desse género. Existem, por outro lado, os títulos profissionais: por exemplo, “Reverend” para os padres anglicanos, “Doctor” para os médicos (até chegarem a “consultants”, quando se tornam Mr. ou Mrs. de novo), ou “Professor” para os catedráticos nas universidades. Fora das forças armadas e da magistratura, não há outros títulos profissionais. Existem, claro, pessoas que levam os títulos demasiado a sério, mas há ainda mais que lhes ligam nenhuma.
    Até o uso de Mr. ou Mrs. (ou Miss ou Ms.) se reduziu muito nestes últimos cinquenta anos. São formas utilizados de uma maneira parecida à de Sr. e Srª. em Portugal, para mostrar um certo respeito, falta de reconhecimento, ou para manter uma distância saudável de pessoas que não suportamos. Estas formas de tratamento são muitas vezes esquecidas logo que se estabelece uma razoável familiaridade entre as pessoas, até no emprego. Não me lembro de alguma vez ter chamado Mr. ou Mrs. a um chefe.

O título Dr. é utilizado para anunciar publicamente que essa pessoa dá jeito no caso de nos encontrarmos doentes, e não para suscitar adulação ou respeito (as pessoas com doutoramentos podem intitular-se Dr., mas muitas não usam o título, talvez para evitarem ser chamadas num avião quando outro passageiro sofre um ataque cardíaco.)

Na Grã-Bretanha, os veterinários não são Drs., e os arquitectos não têm título, nem os engenheiros. Estes profissionais usam letras a seguir aos seus nomes, para utilizarem em sítios oficiais, para explicarem que são qualificados e registos com as instituições respectivas, mas não há veterinário que espere de um agricultor humilde que lhe diga: “Bom dia, Mr. Harris, BVetMed MRCVS, pode dar uma vista de olhos à minha vaca, se faz favor?” Os professores não têm título profissional, nem os outros diplomados, com a excepção dos de medicina.

Em Portugal, também há muitos títulos… e muitas e muitas pessoas que os usam.

Há tantos doutores que não há nada de especial em ser doutor. Doutores de medicina SÃO especiais, e estarei sempre disposta a chamar-lhes o que quiserem, sempre que a minha vida estiver nas suas mãos.

Se o leitor é arquitecto, irrita-se se o pedreiro não lhe chamar Sr. Arquitecto em sinal de respeito, mesmo sabendo que pelas suas costas ele lhe chama idiota? E o leitor chama-lhe o quê a ele? Sr. Pedreiro? Não, chama-lhe o Zé (ou talvez “Sôr” Zé). Se você é engenheiro, sente-se respeitado porque uma pessoa utiliza o seu título correcto, mesmo que eles se riam da sua insistência em ser chamado Sr. Engenheiro?

É tudo porque quer ser respeitado publicamente, não é? Mais: quer ser considerado melhor do que os outros e tratado melhor do que os outros, só porque tem uma licenciatura ou mestrado desta ou daquela espécie?

Clamar por respeito é pouco digno e absurdo, porque o respeito devia-se ganhar (para além de ser simplesmente merecido quando se é um ser humano decente) através do que uma pessoa realmente faz bem. Não? Parece que há pessoas que consideram os títulos académicos mais importantes do que o trabalho, do que curar, do que construir, do que ensinar, do que desenhar, do que a coisa que realmente nos define e justifica o respeito dos outros — o trabalho duro e honesto.

Aos meus olhos estrangeiros e patetas, todos estes títulos revelam falta de auto-estima. Quase ninguém parece capaz de quebrar a tradição, e de dizer “por amor de deus, chame-me Zé, não Sr. Dr. Prof. Eng.”. E assim, o sistema dos títulos excessivos continua, de tal modo que dá ideia de que o respeito público depende de um mero título universitário. É uma grande pena, porque Portugal realmente tem muitas, mas muitas pessoas que merecem respeito e justificam orgulho, sem precisarem de ser doutores."

http://observador.pt/opiniao/o-sr-prof-dr-eng/
    Concordam com este comentário: two-rok, Riscador, flipey, MaryFr, Gipser

0.0296 seg. NEW