Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Terreno já tenho. Casa queria ver se começava a construir no espaço de dois anos...

    De experiências próprias e de entendidos no assunto gostaria de saber qual a casa ideal? Numero de divisões? Qual a divisão que não me posso esquecer? Pequenos detalhes que são esquecidos maioria das vezes por pessoas como eu que nada percebem do assunto... detalhes desde a churrasqueira... sitio onde estender a roupa para secar... penso que todas estas coisas deverão ser pensadas enquanto se faz uma casa... para depois não andar a "axanatar"...

    Falem-me nas vossas experiências... de quando fizeram casa... assim como os entendidos... o que não me devo esquecer?

    Apenas sei que quero três quartos, uma sala, uma cozinha e dois Wcs...

    O que me falta?
  2.  # 2

    Que idade têm?
    Quantos anos pensa vir a morar nessa casa?
    Com quantas pessoas?
    Gostas de "casas tradicionais" ou de "caixotes"?

    O mais importante!
    Qual o seu orçamento?
  3.  # 3

    Sr. Bel_miro,

    O mais importante é transmitir a sua rotina ou estilo de vida ao seu arquiteto. Ele é que tem por obrigação de se lembrar desses pormenores.
    possivelmente irá se esquecer de alguns, mas até chegar lá, já terá umas ideias do aspeto da sua casa, e aí poderão ser feitas algumas modificações que se justifiquem..

    Já tem os espaços mínimos definidos, mas existem muitas outras questões a ter em conta.

    Como lhe disse é importante encontrar um arquiteto em que confie, e que perceba o que pretende.


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
  4.  # 4

    faça o mais pratico possivel de acordo com as suas necessidades, e sem divisoes que acha que vai usar so quando o rei faz anos (salas de jantar por exemplo, que estao sempre fechadas, e o famoso quarto dos hospedes, são exemplos)... o resto, é o seu gosto e o trabalho do arquitecto, para que tudo faça sentido.
  5.  # 5

    Somos um casal na casa dos 30.

    Queremos uma casa para toda a vida.

    Quatro pessoas para habitar, eu, mulher e filhos.

    Casa com linhas direitas, estilo moderno, só rés do chão, não quero escadas. Vamos para velhos! hehe
  6.  # 6

    Sim claro, pratico! Iremos fazer casa a pensar em nós, nunca nos outros! Nada de quarto de hospedes e salas de páscoa! :D
  7.  # 7

    é em que zona?
  8.  # 8

    Aguim (Concelho de Anadia).
  9.  # 9

    Olhe vou falar da minha casa (apartamento) que para mim tem a melhor disposição que conheço (simple is beautiful).

    Acredito que seja graças aos roupeiros que isola-me o som completamente da zona de movimento, durmo que nem um anjo.

    Depois cozinha e sala ligadas por uma porta

    A construir uma faria muito semelhante senão igual

    Fica aqui um desenho mal enjorcado
      casa.jpg
  10.  # 10

    Para mim, uma casa tem obrigatoriamente quer ter:

    Caixas de ar por baixo (devão sanitário) e por cima (sótão não habitado). O devão para evitar humidades ascendentes e salitre e o sótão porque o calor sobe e no verão o calor ficaria retido no sótão.

    Palas de sombreamento ou beirando saliente nas fachadas Sul e poente

    Sala de jantar integrada na cozinha

    Closet maior que o quarto

    Pé direito de pelo menos três metros

    Lavandaria ampla com pelo menos 10 m2

    No caso de moradia, afastamento mínimo dos vizinhos de 20 metros


    A minha felizmente cumpre toda esta lista
  11.  # 11

    Marco, algumas questões:

    - e se a cobertura for plana? Deverá levar na mesma uma caixa de ar? No mínimo quantos centímetros ou isso é irrelevante se se colocar um bom isolamento?

    - porquê o closet maior que o quarto? Se este tiver 14 m2 significa que o closet deverá ter pelo menos 15 ou 16 m2?

    - porquê pé direito com pelo menos 3 mts? Alguma vantagem estética ou funcional?

    - não gosto de lavandarias (zona de tratamento de roupa + máquinas de apoio) acanhadas, mas com 10 m2 penso que é demasiado. O que me diz?

    Agradecido!
  12.  # 12

    A lavandaria faça se poder afastada da casa... as máquinas a lavar fazem algum ruido.

    Não se esqueça de local exterior para colocar roupa a secar.

    Churrasqueira... não faça uma fixa, utilize as moveis e assim pode escolher o local dependendo do vento, do sol, da chuva...
  13.  # 13

    A lavandaria faça se puder ao lado da cozinha.
    A esposa agradece estar a preparar o jantar e a controlar a lavagem da roupa.
    Todas as máquinas hoje são suficientemente silenciosas para estarem a trabalhar e fechando a porta não ouvir barulho.
    Concordam com este comentário: sousa tavares, valtores, ANdiesel
  14.  # 14

    Esqueça o desvão sanitário.
    Nunca é feito em condições para ser eficiente, acaba sempre por ser mais um problema
  15.  # 15

    Colocado por: zedasilvaEsqueça o desvão sanitário.
    Nunca é feito em condições para ser eficiente, acaba sempre por ser mais um problema


    Porque é que nunca é bem feito?
  16.  # 16

    Eu acho que o meu foi bem feito, pelo menos até agora nao me queixo!
  17.  # 17

    É muito difícil criar uma ventilação eficiente.
    Aquilo torna-se uma zona de condensados que quer queiramos quer não vão ser absorvidos pelo piso
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaÉ muito difícil criar uma ventilação eficiente.
    Aquilo torna-se uma zona de condensados que quer queiramos quer não vão ser absorvidos pelo piso


    eu tenho sei lá quantas entradas e saidas de ar... espero que seja suficiente para ventilar a caixa de ar. ainda assim penso que é preferivel a humidade das terras em contacto directo com a laje.
  19.  # 19

    Colocado por: sousa tavaresMarco, algumas questões:

    - e se a cobertura for plana? Deverá levar na mesma uma caixa de ar? No mínimo quantos centímetros ou isso é irrelevante se se colocar um bom isolamento?

    - porquê o closet maior que o quarto? Se este tiver 14 m2 significa que o closet deverá ter pelo menos 15 ou 16 m2?

    - porquê pé direito com pelo menos 3 mts? Alguma vantagem estética ou funcional?

    - não gosto de lavandarias (zona de tratamento de roupa + máquinas de apoio) acanhadas, mas com 10 m2 penso que é demasiado. O que me diz?

    Agradecido!


    Se um dia precisar de vender a casa por algum motivo, lembre-se disto: quem compra a casa é sempre a mulher, SEMPRE. O homem entra com dinheiro e a mulher até deixa o homem acreditar que ele tem uma palavra a dizer na escolha da casa, mas a palavra final é sempre da mulher. Por outras palavras, se o homem gostar da casa, mas a mulher não gostar, você não consegue vender a casa de maneira nenhuma. Se o homem não gostar muito da casa, mas a mulher adorar a casa, você tem altas probabilidades de a vender.

    Portanto, faça uma casa com coisas que façam as mulheres delirarem.

    Uma casa com um closet enorme é meio caminho andado para uma mulher adorar a casa. Uma lavandaria ampla e funcional, bem como uma boa cozinha também fazem milagres para ajudar a vender uma casa.

    Quanto à caixa de ar no sotão, sempre! mesmo com cobertura plana. com pé-direito de 1 metro chega.

    Já entrou em casas com pés-direitos grandes? É uma sensação de bem-estar enorme. Eu adoro aquelas casas com pé-direito superior a 4 metros. A minha actualmente tem pé-direito de 3 metros e habituei-me a isso. Quando entro numa casa com o tipico pé-direito de 2,60 ou 2,70 metros, sinto-me sempre desconfortável lá dentro.

    E devão sanitário se for bem feito será uma grande ajuda na prevenção de humidades e salitre.
    Concordam com este comentário: hfviegas
  20.  # 20

    Colocado por: valtores

    eu tenho sei lá quantas entradas e saidas de ar... espero que seja suficiente para ventilar a caixa de ar. ainda assim penso que é preferivel a humidade das terras em contacto directo com a laje.


    Uma caixa de ar não ventilada é preferivel à humidade das terras em contacto directo com a laje, quanto mais uma caixa de ar bem ventilada...
 
0.0167 seg. NEW