Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde a todos!
    As minhas desculpas...passei a manhã a tentar ler os vários tópicos que pudessem dar algumas luzes sobre esta temática, e ainda assim surgem dúvidas.
    Podem ajudar-me?

    Vou comprar casa directamente ao proprietário (penso que será herdeiro do proprietário por falecimento do mesmo), casa essa que por ser de 1960 precisa de obras de renovação (canalização, electicidade, enfim...tudo!)
    Acordámos um preço e vamos proceder à celebração do acordo de promessa de compra e venda, com entrega de um sinal de 10% nosso e a salvaguarda de, caso não se consiga o valor do emprestimo (não temos a totalidade do valor), ficar o negocio sem efeito e nos ser devolvido o sinal.

    Já percebi também que devo procurar a certidão predial (ou será o proprietário a entregar-me??)...e devo averiguar se o proprietário tem dividas?
    Essa parte não percebi pelo que se pudessem dar-me umas luzes...

    Obrigada desde já a todos os que o fizerem!
  2.  # 2

    Não esqueça de verificar se a cas está completamente legal ou se existem obras clandestinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anasaramago
  3.  # 3

    Boa tarde Ana,

    Antes de assinar qualquer contrato, peça toda a documentação da casa.
    Caderneta predial (finanças)
    Certidão (conservatória)
    Licença de utilização (câmara)

    Veja que as áreas batem certo nos documentos e está tudo legal.
    Para além disso, veja se existe algum tipo de penhora ou hipoteca.

    Outra questão muito importante, é se a casa já está em nome da herança (pode não ter sido feita a habilitação de herdeiros, e quem lhe está a venda não tem poderes para tal).


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anasaramago
  4.  # 4

    O proprietário (ou descendente dos proprietários) diz ter em sua posse todas as documentações que levará no dia do contrato. Será que no momento, eu consigo ver se está tudo adequado?

    E onde é que eu vejo se há algum tipo de penhora?
    E esse assunto da casa estar em nome da herança?
  5.  # 5

    Peça dinheiro emprestado ao banco, que eles tratam de verificar os papeis todos....é a única vantagem em pedir emprestado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anasaramago
  6.  # 6

    Obrigado Picareta...mas como o contrato vai ser assinado em breve, ainda que vá já ao banco pedir o empréstimo, já será depois...
  7.  # 7

    Ana peça previamente a Certidão.
    Pois ele pode levar a certidão com 2/3 anos e nesse espaço de tempo muita coisa acontece.
    No entanto mesmo que não consiga verificar, é importante que no contrato de promessa tenha lá a cláusula de no dia da escritura a casa estar sem ónus ou encargos. Muitas pessoas tem hipoteca ao banco e no cpcv continuam a ter, só é liquidada no dia da escritura. No entanto sendo uma herança é pouco provável que tenho hipoteca, poderá é ter penhoras. Mas se ele lhe der, vai à conservatória, e pede uma cópia simples e é na hora.

    Se é o dono morreu, é preciso comunicar às entidades que aquele bem passa a ter outros proprietários. É feito normalmente uma habilitação de herdeiros, em que é dito quem é o cabeça de casal, e que percentagem possui cada herdeiro. Pode haver testamento e os bem seres divididos sem ser de forma equitativa.

    Sinceramente e venda que está com muitas questões, mais vale reunir essa documentação toda, e pagar uma consulta a um advogado para confirmar se está tudo bem.


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
  8.  # 8

    E eu posso pedir essa certidão diretamente à predialonline?
    Sem parecer que estou a ser desconfiada?
  9.  # 9

    se tiver os dados sim...
    mas ai paga penso que 15€, e penso que não é na hora.. tem de pagar e depois eles mandam (acho eu)

    Se for a uma conservatória e pedir uma cópia não certificada que é 1€.


    Rua Stº António 95, Ed. Matriz Antiga, Loja 8
    4760-161 V. N. Famalicão

    www.facebook.com/idealiving
  10.  # 10

    Colocado por: anasaramagoSem parecer que estou a ser desconfiada?

    Pedir esses documentos não tem nada a ver com desconfiança, é das mais elementares regras do bom senso que quem pague 10% num cpcv tenha acesso atempado aos documentos do imóvel, para os poder analisar.
  11.  # 11

    Obrigada pelas dicas!
  12.  # 12

    Já agora...o que se escreve no contrato que dispensa a apresentação de advogado ou reconhecimento das assinaturas?
  13.  # 13

    Ana,

    Um advogado leva-lhe 500 euros para redigir o contrato e verificar todas as legalidades e servirá de intermediário júridico no processo.
    E ainda a irá auxiliar caso a coisa dê para o torto por algum motivo.

    Eu no seu lugar perdia o amor aos 500 euros e contratava um advogado.
  14.  # 14

    Colocado por: anasaramagoJá agora...o que se escreve no contrato que dispensa a apresentação de advogado ou reconhecimento das assinaturas?


    Não me diga que vai dar 10% do sinal ao proprietário sem o contrato ser reconhecido por um advogado ou notário... Peço desculpa se a vou ofender, mas isso é pura burrice. Não faça isso !!!

    Nunca ouviu dizer que o seguro morreu de velho?
  15.  # 15

    Eu compreendo a sua intenção. Todos os gastos que se possam evitar, tentamos dispensar.
    Mas considerando o negócio em questão e os valores em jogo, não posso deixar de aconselhar que esse processo seja acompanhado por um advogado.
    Pense nisso como um "seguro". Vai ter os seus interesses salvaguardados e evita a possibilidade de algo dar para o torto e vir a ter dores de cabeça maiores.

    Boa sorte na compra. Espero que tudo lhe corra bem!
  16.  # 16

    Eu percebo o que me dizem, e estamos a ser acompanhados por um advogado que leu o contrato.
    Mas de resto :-(
  17.  # 17

    Colocado por: anasaramagoEu percebo o que me dizem, e estamos a ser acompanhados por um advogado que leu o contrato.
    Mas de resto :-(


    O advogado tem de verificar se a casa tem algum problema legal e deve intermediar o negócio, certificando-se (através de comprovativo assinado pelo advogado) de que o pagamento de sinal foi efectuado. O advogado tem também de redigir o contrato (e não apenas limitar-se a ler o contrato).

    O advogado deverá também fornecer-lhe a si cópias da caderneta predial, bem como dos registos prediais da conservatória.

    Se o seu advogado não fez nada disto, troque de advogado rapidamente!
    Concordam com este comentário: mmgreg
  18.  # 18

    Tem noção que banco está a oferecer melhor spread/melhores condições?
    As avaliações dos bancos têm custo?
    Obrigada!!!
  19.  # 19

    Colocado por: marcoaraujoUm advogado leva-lhe 500 euros para redigir o contrato e verificar todas as legalidades e servirá de intermediário júridico no processo.


    € 500?? Menos de metade disso...

    Colocado por: Idealivingmas ai paga penso que 15€, e penso que não é na hora.. tem de pagar e depois eles mandam (acho eu)


    Paga 6€ e fica disponível num par de horas...

    A caderneta predial, o advogado tira no escritório através do portal das finanças.

    Hoje, ninguém lhe faz a escritura de um imóvel que tenha penhoras... existem muitas vezes problemas é com contratos de arrendamento que depois "aparecem"...
  20.  # 20

    Colocado por: marcoaraujo
    Não me diga que vai dar 10% do sinal ao proprietário sem o contrato ser reconhecido por um advogado ou notário... Peço desculpa se a vou ofender, mas isso é pura burrice. Não faça isso !!!

    burrice é o que você acabou de dizer.
 
0.0213 seg. NEW