Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dia a todo o pessoal deste Maravilhoso Forum..
    Sou Novo por aqui, mas estou fascinado com as boas discussões que por aqui se faz..

    Pedido de ajuda e esclarecimento...
    Tenho uma caldeira a gasolio Domusa Evolution EV40FDX que tenho a trabalhar para AQS e AC... e pensei se seria possivel interligar ao circuito do Aquecimento Central uma BOMBA DE CALOR DE AQS tipo esta BC ZANTIA REGINA 300L COM POTENCIA DE 3kW que com isto, intruzuda no circuito do AC ja água pré aquecida...e com isto eu consiga reduzir os consumos da minha caldeira a gasolio...ficando a gastar menos gasolio....

    É mais ou menos a minha ideia....não sou muito conhecedor, por isso vir aqui pedir ajuda a quem percebe do assunto....isto porque ja ouvi dizer através de um familiar meu...que um amigo tinha feito... e que a BOMBA DE CALOR fazia circular a agua pelo circuitos dos radiadores ate x de gráus...e que depois a propria caldeira reponha o resto dos gráus que faltava para ter um bom ambiente em casa no inverno..nao sei os resoltados detalhados mas acho que deu resoltados...
    E como para este lado não tenho muitos euros para investir.....se fosse possivel e desse bons resoltados..ate envestia..
    Abraço
  2.  # 2

    isso como quer fazer é dinheiro pro lixo
  3.  # 3

    Pois....acredito...
    Por isso a pergunta, mas se ouver dicas....e alguma coisa que se possa fazer para baixar os consumos...agradecia
    Toda a ajuda é bem vinda.
  4.  # 4

    Num outro site..
    Um user esta a fazer a propria BOMBA DE CALOR..
    ATUALMENTE a BOMBA DE CALOR ja esta afinada e pronta ate para possivel venda...so falta a certificaçao do nosso estado...lol
    MAS VOU DEIXAR AQUI O TEXTO DE COMO ESTE PROJECTO COMEÇOU...a agredecia comentarios dos entendidos aqui...para esclarecimento e duvidas....pois ainda nao percebo muito disto...lol
    Vou descrever alguma experiência com uma bomba de calor que construi e estou a testar actualmente em minha casa. Quem não estiver com pachorra, pode saltar para o resumo no fim.

    Fiz pesquisa exaustiva na Internet e cheguei à conclusão que as bombas de calor para produção do calor são as mais promissoras, embora o preço desta tecnologia é algo proibitivo. Pensei assim - qualquer ar condicionado é uma bomba de calor. Uma unidade de 12.000 BTU (3,5 kWh), das baratas, custa uns 200 €. A minha casa tem perda energética de uns 5 kW a 0 ºC no exterior e uns 3 kW com 5 ºC no exterior. Se eu conseguir adaptar essa máquina para trabalhar para o circuito de aquecimento central, cobria uns 80% das minhas necessidades energéticas em calor e poderia temperar a casa para manter uns 18 ºC no interior quando fora estiver apenas 5 ºC.

    Comprei então uma AC por 200 €, li algures, que a melhor maneira era usar uns permutadores, por isso mandei vir 3 de 5 kW. Um para ligar ao ar condicionado (circuito primário) para aquecer água do circuito secundário, ligado a um depósito (acumulador) de 120 Lt. Assim dava para aquecer águas sanitárias e também o circuito de aquecimento central por via de um outro permutador.

    Como, na altura, era leigo nesta área, as coisas não correram muito bem, mas os erros iam-se corrigindo. O sistema passou a trabalhar razoavelmente. Comecei a medir o COP (razão entre energia consumida e energia produzida, p.ex.: o COP 3 significa que a bomba de calor ao consumir 1 kW de energia eléctrica debita 3 kW de energia térmica) e não era grande coisa. Mas já compensava. O investimento em material rondava uns 900 €, o trabalho era meu. Por isso comecei a pensar como melhorar o sistema. Comecei a aprofundar os meus conhecimentos em termodinâmica e afins.

    Abordei uma empresa de área de bombas de calor, ar condicionado, etc. e expliquei-lhes a minha ideia de fazer um sistema low-cost com bomba de calor do ar condicionado vulgar. Ficaram interessados e proporcionaram-me condições para desenvolver a ideia.

    No último ano e meio fiz várias experiências e testes. Construí mais de uma dezena de máquinas de várias potências, aproveitando o material usado e da sucata, experimentei gás R410a e R134a, aprendi conceber e dimensionar as máquinas para a finalidade pretendida. Durante centenas horas de testes procurei optimizar as máquinas, com dezenas e dezenas de alterações e intervenções.

    Durante os testes cheguei à conclusão, que os permutadores não são uma solução mais adequada. Por isso calculei e desenhei um depósito novo, com uma espiral para gás quente do AC, que mandei fazer. Os resultados melhoraram significativamente. Mas o depósito precisava de ser alterado, corrigindo alguns problemas.

    Calculei e desenhei um outro depósito melhorado e inclui uma segunda espiral, pensando no circuito de aquecimento central. Os testes foram bastante satisfatórios. Tinha finalmente uma concepção supostamente viável.

    E foi assim que aconteceu o desenvolvimento de uma bomba de calor razoavelmente barata com depósito de 220 Lt para águas sanitárias, ligado ao aquecimento central por via da segunda serpentina no interior do depósito.

    Há 15 dias montei um protótipo desta concepção em minha casa, para ensaiar. A bomba de calor usada é uma máquina de ar condicionado resgatada da sucata, tem 12 anos de uso e trabalhava a gás R22 (actualmente proibido). Adaptei a máquina a gás R134a. A máquina consome, em média 1,45 kW e debita 3,85 kW (num teste de aquecimento do depósito de 220 Lt, desde 28 para 51 ºC, com temperatura média no exterior de 11,7 ºC, em 1 h e 30 min, COP médio de 2.65).
    Ao montar o sistema (depósito ficou na marquise, do lado de fora da cozinha), fiz a ligação da água quente para as duas máquinas de lavar roupa e para máquina de lavar loiça. A ideia era fornecer às máquinas água quente mais barata, em vez de usar as resistências próprias (a energia poupada posso aproveitar com rendimento melhor).

    Ao ensaiar o novo sistema, cheguei à conclusão que o depósito ainda não é o ideal (tem de ser maior, com parte de AQS reservada e mais alguns pormenores), por isso redesenhei-o e mandei fazer, espero ficar pronto nos próximos 15 dias. Também conclui que o ciclo semanal da EDP não era o melhor para uso pretendido, alterei então a tarifa para ciclo diário, tarifa tri-horária.

    Resumo:
    Ao fazer contas do novo sistema, o balanço actual (15 dias de uso) é seguinte:
    - antes consumia, em média, 24,6 kWh/dia (3,56 €) de energia elétrica – agora 27,5 kWh/dia (4,07 €), assim só gasto mai 0,50 €/dia em energia eléctrica e tenho a casa confortávelmente aquecida
    - antes, para AQS, usava o cilindro eléctrico de 220 Lt, a aquecer e acumular calor de noite, em horas do vazio, consumo aprox. 10 kWh/dia (1,25 €), agora é por bomba de calor
    - agora todas as máquinas de lavar tem entrada de água quente
    - a bomba de calor liga às 22 h e desliga às 8 h de manhã, com tarifa em horas do vazio, trabalhando toda noite a aquecer a casa (consome aprox. 15 kWh durante a noite = 1,54 €, em Viseu temperatura mínima exterior ronda agora uns 5 a 6 ºC), e a acumular calor. O acumulador fica com 220 Lt de água quente a 46 ºC. A casa fica, de manhã entre 19 e 20 ºC e aguenta-se dia todo com temperatura confortável de 18 ºC (temperatura máxima exterior ronda, durante o dia, 12 ºC). À tarde, se necessário, ponho a bomba de calor trabalhar 1 hora, para repor o calor no depósito (embora tenha ainda uns 70 lt de água quente na parte superior do acumulador, com 43 ºC o que dá para um banho confortável). À noite, antes do jantar, uso essa energia acumulada para temperar casa, se necessário. A cozinha costuma ficar com 20 ºC, corredores com 17,5 ºC, 4 quartos e sala com 18 ºC, 2 casas de banho com 22 ºC. Um quarto pequeno está sem aquecimento com 13 ºC, não está ser usado. O escritório, embora aquecido, tem um radiador demasiado pequeno (um problema por resolver), costuma estar com 16 ºC.

    Nos dias mais frios o consumo e os gastos serão naturalmente maiores, mas nos dias mais quentes vai ficar mais barato.

    Creio que, depois de corrigir todos os problemas e depois de substituir a máquina velha por uma nova, com melhores rendimentos, o sistema torna-se ainda mais vantajoso.

    Penso que este sistema e método de uso poderá ser viável para quem pretende economizar, substituindo outros sistemas de aquecimento como caldeiras a gasóleo, a pellets, etc. Até poderá ser mais viável instalar este sistema em vez dos painéis solares de AQS. Durante o Verão, com maior temperatura exterior, o rendimento da bomba de calor dispara.

    Espero que proporcionei aqui uma boa matéria para pensar.
  5.  # 5

    substitua a caldeira por algo mais eficiente,
    e com potencai adequada á sua habitação,

    só para constar, tenho os conhecimentos teoricos e praticos pra fazer uma bomba de calor mas nunca conseguiria fazer ao prreçeo que custa uma feita e testada com rendimentos top, uma bc top tem cop efectivo de 5, eu somente conseguiria ir até aos 4,2 no maximo e gastaria uma pequena fortuna em electronica pois a componente mecanica é relativamente facil e custo medio.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealves

    só para constar, tenho os conhecimentos teoricos e praticos pra fazer uma bomba de calor mas nunca conseguiria fazer ao prreçeo que custa uma feita e testada com rendimentos top, uma bc top tem cop efectivo de 5, eu somente conseguiria ir até aos 4,2 no maximo e gastaria uma pequena fortuna em electronica pois a componente mecanica é relativamente facil e custo medio.


    esse relatório de um outro forum é meu. Construi a minha bomba de calor. Tive oportunidade de testar bombas de calor já feitas. O COP declarado é algo parecido com emissões declaradas dos carros Volkswagen.... É um mito que ninguém consegue (nem quer) medir. Eu não tenho interesse em esconder qualquer coisa. A minha BC está on-line, em tempo real, a medir COP instantâneo cada 5 segundos:
    http://iqenergy.ddns.net/bombacalor/bc.html

    Custos de funcionamento (uma habitação em banda, 250 m2, Viseu, bi-horário):
    10 €/mês - para 200 litros diários de água quente a 52 ºC,
    2.50 a 6.00 €/dia (90 a 150 €/mês, conforme temperatura exterior), aquecimento central por radiadores, temperatura interior mantém-se entre 19 a 21 ºC

    Não é muito difícil fazer a própria BC. Se estiver interessado, venha visitar a minha instalação (ou alguma outra que fiz). De certeza que temos muito para conversar. Gostaria muito trocar impressões com alguém que tem realmente bons conhecimentos teóricos e práticos.

    Quanto à questão de baixar custos de uma caldeira a gasóleo, fiz uma BC para um amigo meu, para ser ajudada por caldeira nos dias mais frios..... acabou por nunca mais ligar a caldeira. Agora é um sistema trivalente: caldeira a gasóleo - bomba de calor - recuperador a lenha. De vez em quando liga recuperador a lenha.
  7.  # 7

    Colocado por: Hynekesse relatório de um outro forum é meu

    qual relatorio?!?!?
    eu estava falar na 1ª pessoa ou seja de mim,

    editado: já vi, é o comentario anterior ao meu

    fiquei curioso: como usa uma maquina R407, como resolveu o controle de evaporação do sistema a baixas temperaturas? como faz a descongelação? faz variação de capacidade mecânica ou electrónica?
  8.  # 8

    Hynnec o seu sistema em tempo real tem os painéis solares a 45 graus durante a noite. Isso é um espectáculo não? Aproveita a radiação da lua cheia?
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealves
    qual relatorio?!?!?
    eu estava falar na 1ª pessoa ou seja de mim,

    editado: já vi, é o comentario anterior ao meu

    fiquei curioso: como usa uma maquina R407, como resolveu o controle de evaporação do sistema a baixas temperaturas? como faz a descongelação? faz variação de capacidade mecânica ou electrónica?


    a primeira máquina era AC da sucata, On/Off, gás R22, adaptei para R134a, alterei o sistema da máquina para trabalhar com serpentina de um depósito, fazia descongelação normalmente, como um AC.

    O sistema evoluiu. Neste momento uso máquinas de AC, inverter, gás R410a, igualmente adaptadas para trabalhar para serpentina do depósito. Faz controlo e gestão normal como AC (incluindo os ciclos de descongelamento, variação da potência, etc...) para manter a temperatura do depósito e tem ainda um sistema de gestão superior, feito por mim, para ter mais funcionalidades, controlo on-line, envio e armazenamento de dados, etc... Assim é mais eficiente. Tenho duas máquinas-protótipos em testes a trabalhar desde Nov/2013, uma desde Jan/2014.
  10.  # 10

    Colocado por: callinasHynnec o seu sistema em tempo real tem os painéis solares a 45 graus durante a noite. Isso é um espectáculo não? Aproveita a radiação da lua cheia?


    isso não são painéis solares, são radiadores do aquecimento central - até está lá escrito aquecimento central

    essa temperatura é de água que entra e sai do circuito de aquecimento central
  11.  # 11

    Ok.
    Tem de arranjar um boneco mai lindo.
    Que marca de loggers usa?
  12.  # 12

    usa que sistema de expansão?
    o deposito é com serpentina imersa ou periférica?

    a descongelação de uma sistema ar\ar não tem nada a ver com um sistema ar\agua, sendo uma das grandes lutas na busca da melhor eficiência.
  13.  # 13

    Colocado por: Hynek

    esse relatório de um outro forum é meu. Construi a minha bomba de calor. Tive oportunidade de testar bombas de calor já feitas. O COP declarado é algo parecido com emissões declaradas dos carros Volkswagen.... É um mito que ninguém consegue (nem quer) medir. Eu não tenho interesse em esconder qualquer coisa. A minha BC está on-line, em tempo real, a medir COP instantâneo cada 5 segundos:
    http://iqenergy.ddns.net/bombacalor/bc.html

    Custos de funcionamento (uma habitação em banda, 250 m2, Viseu, bi-horário):
    10 €/mês - para 200 litros diários de água quente a 52 ºC,
    2.50 a 6.00 €/dia (90 a 150 €/mês, conforme temperatura exterior), aquecimento central por radiadores, temperatura interior mantém-se entre 19 a 21 ºC

    Não é muito difícil fazer a própria BC. Se estiver interessado, venha visitar a minha instalação (ou alguma outra que fiz). De certeza que temos muito para conversar. Gostaria muito trocar impressões com alguém que tem realmente bons conhecimentos teóricos e práticos.

    Quanto à questão de baixar custos de uma caldeira a gasóleo, fiz uma BC para um amigo meu, para ser ajudada por caldeira nos dias mais frios..... acabou por nunca mais ligar a caldeira. Agora é um sistema trivalente: caldeira a gasóleo - bomba de calor - recuperador a lenha. De vez em quando liga recuperador a lenha.

    Então e fotos da máquina não há?
  14.  # 14

    Temos ir a Viseu

    O que o colega fez é deveras Pacífico e possível. No entanto 1700 euros é um preço muito baixo. 1000 euros custa um AC de 1200btu, juntar um reservatório aqs de 350 euros, válvulas termostaicas, bombas curculadoras, loggers Wi-Fi, etc
  15.  # 15

    Colocado por: callinas1000 euros custa um AC de 1200btu
    a maquina usada custa cerca de 200€, óbvio que não é nada de especial.
  16.  # 16

    Colocado por: C. LoboEntão e fotos da máquina não há?
    no "site" tem lá umas quantas.
  17.  # 17

    Colocado por: callinasTemos ir a Viseu

    O que o colega fez é deveras Pacífico e possível. No entanto 1700 euros é um preço muito baixo. 1000 euros custa um AC de 1200btu, juntar um reservatório aqs de 350 euros, válvulas termostaicas, bombas curculadoras, loggers Wi-Fi, etc


    visite o meu site para mais informação http://iqenergy.ddns.net/index.html
    encontra-lá respostas
  18.  # 18

    Colocado por: jorgealvesa maquina usada custa cerca de 200€, óbvio que não é nada de especial.


    no início usei máquinas velhas para estudar, testar, analisar e entender o conceito.

    As máquinas e o equipamento que uso agora é todo novo, com garantia.
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvesusa que sistema de expansão?
    o deposito é com serpentina imersa ou periférica?

    a descongelação de uma sistema ar\ar não tem nada a ver com um sistema ar\agua, sendo uma das grandes lutas na busca da melhor eficiência.


    o depósito é com serpentina imersa.

    Quanto a descongelação, não sei qual é diferença entre os dois sistemas, ainda não me deparei com este problema. Agradecia o esclarecimento. Uso o programa descongelação que vem com AC. Parece-me adequado.

    Monitorizo o funcionamento da BC com programa que desenvolvi. Faz cada 30 segundos leitura de temperaturas, energias e calcula COP instantâneo. Anexo dois exemplos. O primeiro é de um funcionamento normal (como aparece no browser), o segundo é no momento de descongelação (já importado para análise no Excel). Aí pode verificar-se que a descongelação demorou 3 min. Penso que a máquina monitoriza a diminuição da temperatura do gás e, a certa altura, inicia o ciclo de descongelação.
      Captura de ecrã total 28122015 101626.jpg
  20.  # 20

    falta outro ficheiro
      Captura de ecrã total 28122015 100956.jpg
 
0.0253 seg. NEW