Já há algum tempo que ando a debatar comigo própria o seguinte:
Os meus pais herdaram uma dívida de um familiar por terem sido seus fiadores. A casa desse familiar foi vendida e o dinheiro não chegou para pagar a dívida. Os meus pais tendo um apartamento que ainda estão a pagar, ficaram com o vencimento penhorado e assim se mantem a sítuação. Não sei os valores da dívida do nosso familiar. Tanto quanto sei não existe nenhuma acção sobre o apartamento dos meus pais, pois ainda está a ser pago ao banco.
No entanto em breve o empréstimo deve ficar pago. A dívida incurrida pelo familiar, no entanto, deve estar muito longe de ser paga. Estando o apartamento hipotéticamente livre do empréstimo, pode a empresa que comprou a dívida (e que recebe todos os meses a parte penhorada do vencimento dos meus pais) decidir "ir buscar" o apartamento?
Não sei e é possível, mas suponho que sim e que lhes faça sentido.
Posso eu assumir o empréstimo que falta e ficar com o apartamento em meu nome? E nesse caso é questão de ir apenas falar com o banco que detem a hipoteca/empréstimo sobre a casa?
Falta dizer que poderia adquirir a hipoteca e pagá-la sem recorrer a crédito, se não neste momento mesmo daqui a um ano ou assim (depende das taxas cobradas por terminar o empréstimo antes do tempo, do valor de selo pela doação, etc - não teno valores fixos, apenas uma "ideia".)
Obrigada pela resposta, Erga Omnes. É possível saber se o apartamento se encontra penhorado? Uma vez que foi necessário uma ordem do tribunal para penhorar os vencimentos suponho que terá de haver uma tambem para isto, os meus pais teriam de ser informados ou não existe requerimento legal para tal?