Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Quinze anos depois de comprar/utilizar o meu apartamento, sem nenhum reparo de construção a apontar, deparei-me com um problema: já há algum tempo a esta parte que vinha reparando que os azulejos da varanda pareciam estar a levantar (parte de uma fiada no centro da varanda).

    Apesar de leigo na matéria das reparações e construção, meti mãos à obra e levantei a referida fiada (4 azulejos). Varri, limpei as sobras de massas e voltei a colocar tudo no sítio.

    A questão é que um dos azulejos não assenta, pois parece ser "maior" que os outros. Na verdade não é, mas não sei que raio de contracção deu no material para se encavalitarem uns nos outros.

    Como, actualmente, pretendo "forrar" a varanda com painéis de 40x40 ou 50x50um, não tenho necessidade de levantar o azulejo todo da varanda, bastando apenas recolocar aquele no sítio.

    Alguém me explica o "fenómeno"? De que modo posso cortar/limar o azulejo para que volte a caber no seu sítio, considerando que só preciso de retirar 0,5cm? No AKI/Leroy fazem este trabalho? Existe alguma lima de azulejos (pode parecer uma pergunta sem nexo mas não faço mesmo ideia se existe) e faço eu próprio em casa?

    Obrigado por toda a ajuda que me possam prestar.

    Cumprimentos,

    JP
  2.  # 2

    Colocado por: japazulBom dia!

    Quinze anos depois de comprar/utilizar o meu apartamento, sem nenhum reparo de construção a apontar, deparei-me com um problema: já há algum tempo a esta parte que vinha reparando que os azulejos da varanda pareciam estar a levantar (parte de uma fiada no centro da varanda).

    Apesar de leigo na matéria das reparações e construção, meti mãos à obra e levantei a referida fiada (4 azulejos). Varri, limpei as sobras de massas e voltei a colocar tudo no sítio.

    A questão é queumdos azulejos não assenta, pois parece ser "maior" que os outros. Na verdade não é, mas não sei que raio de contracção deu no material para se encavalitarem uns nos outros.

    Como, actualmente, pretendo "forrar" a varanda com painéis de 40x40 ou 50x50um, não tenho necessidade de levantar o azulejo todo da varanda, bastando apenas recolocar aquele no sítio.

    Alguém me explica o "fenómeno"? De que modo posso cortar/limar o azulejo para que volte a caber no seu sítio, considerando que só preciso de retirar 0,5cm? No AKI/Leroy fazem este trabalho? Existe alguma lima de azulejos (pode parecer uma pergunta sem nexo mas não faço mesmo ideia se existe) e faço eu próprio em casa?

    Obrigado por toda a ajuda que me possam prestar.

    Cumprimentos,

    JP


    Explicar o fenomeno é simples:
    - retracção;
    - dilatação térmica linear;
    - humidade;

    Agora, pode ser cada uma individualmente ou o somatório de todas.

    Edit:

    Por acaso tem fotos?
  3.  # 3

    Bom dia,
    Obrigado pela resposta.
    Por acaso não tirei fotos, mas poderei colocar aqui mais tarde...
    Existem "soluções caseiras", considerando o meu caso?
  4.  # 4

    Colocado por: japazulBom dia,
    Obrigado pela resposta.
    Por acaso não tirei fotos, mas poderei colocar aqui mais tarde...
    Existem "soluções caseiras", considerando o meu caso?


    sim

    se a ideia é aplicar uma nova cerâmica por cima, deverà preenche o que falta com cimento cola, aplicar uma lâmina de desacoplamento e impermeabilização Schluter-Ditra, e a nova cerâmica por cima.

    alternativa retirar tudo, criar juntas de fraccionamento e aplicar a nova cerâmica (e mesmo assim não garante a protecção da base à humidade).
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Obrigado pela resposta.

    Não pretendo uma solução muito complexa, que passe por colocar cimento cola ou outros compostos. Só pretendo "desbastar" 0,5cm na lateral do mosaico para que volte a caber no lugar. Depois aplico um pavimento compósito de 50x50 por cima do mosaico que reveste a varanda, para embelezar.

    A minha questão é como desbasto o mosaico...
  6.  # 6

    Colocado por: japazulBoa tarde,

    Obrigado pela resposta.

    Não pretendo uma solução muito complexa, que passe por colocar cimento cola ou outros compostos. Só pretendo "desbastar" 0,5cm na lateral do mosaico para que volte a caber no lugar. Depois aplico um pavimento compósito de 50x50 por cima do mosaico que reveste a varanda, para embelezar.

    A minha questão é como desbasto o mosaico...


    Com uma rebarbadora e um disco de desbaste para materiais cerâmicos.
    • AMCP
    • 20 agosto 2015

     # 7

    vá a uma serração de pedra, se o pessoal for porreiro eles resolvem-lhe o problema dos 5mm
 
0.0090 seg. NEW