Colocado por: miguelgNão deveria ter pago sinal sem assinar o contrato de promessa e venda.
Nesse contrato deveria ter a data da conclusão das obras e data de escritura, bem como a descrição de todos os materiais e usar (conforme o que tenha sido acordado) para terminar a construção.
Deveria ainda incluir uma clausula de penalização caso esses prazos não sejam cumpridos.
A escritura pode ser feita sem o contrato, mas é do seu interesse fazer esse contrato e salvaguardar ao máximo possível os seus interesses.
Pagar um sinal com as condições que descreveu tem tudo para correr mal e ser enganado.Estas pessoas agradeceram este comentário:lpsf
Colocado por: marcoaraujoSe na ficha técnica ou no mapa de acabamentos tiver lá a frase "ou equivalente" você está tramada.
Tem lá essa frase?Estas pessoas agradeceram este comentário:lpsf
Colocado por: lpsf
"ou equivalente" não tem mas tem "...tipo [marca] [modelo]."
No entanto o chão, por exemplo, tem especificada a referencia sem "equivalente" ou "tipo".
Colocado por: marcoaraujo
O que tiver "tipo" você não consegue dar-lhes a volta. Essa do "tipo" e do "equivalente" são muito utilizados pelos empreiteiros
É como comprar um apartamento que diz:
Paredes forradas a ouro ou equivalente
Rodapés com diamantes de 20 quilates encrustados ou equivalente
E no final em vez de ouro, forram as paredes a latão e argumentam que é dourado, logo é equivalente
E encrustam cristais swarosky em vez de diamente porque o efeito visual é similar.
E o "tipo" é a mesma coisa.
Mas no que não tiver "tipo" nem "equivalente" você pode exigir que coloquemexactamenteo material descrito na ficha técnica ou no mapa de acabamentosEstas pessoas agradeceram este comentário:lpsf
Colocado por: lpsfa) Entretanto já paguei o sinal mas não assinei ainda nenhum contrato com data para a escritura. Nesse contrato deve estar incluida a data do final da obra, a data da escritura e a alteração incluída na PUC?
Colocado por: lpsfb) O que acontece se me marcam a escritura sem esse contrato, é possível?
Colocado por: lpsfc) Podem marcar a escritura antes do apartamento estar concluido?
Colocado por: lpsfd) Devo visitar o apartamento antes de efetuar a escritura?
Colocado por: lpsfe) O que faço se os materiais e acabamentos, depois da obra concluída, não corresponderem à FT, mapa de acabamentos e andar modelo?
Colocado por: lpsff) O que faço se der conta no acto da escritura que a FT não corresponde ao que esta no apartamento?
Colocado por: lpsfg) Existe uma parte do edifício que não está terminada, assim como uma divida a uma empresa externa, o banco já disse que suporta esses valores mas que tipo de documento terei de ter em mãos para comprovar isso?
Colocado por: callinasConvém realçar que a designação do tipo ou equivalente permite à escolha de outros materiais com as mesmas características técnicas, visualmente pouco diferente, e de preços similares.
Cabe perguntar o que está instalado e comparar técnicamente com o previsto. Se não houver diferenças, então não terá motivo de queixa. Havendo, é motivo para não aceitar.Estas pessoas agradeceram este comentário:lpsf
Colocado por: callinasPois imagino, e não gosta mesmo nada.
A meu ver o material não é do tipo bem equivalente, a começar pela cor.Estas pessoas agradeceram este comentário:lpsf
Colocado por: callinasCabe perguntar o que está instalado e comparar técnicamente com o previsto. Se não houver diferenças, então não terá motivo de queixa. Havendo, é motivo para não aceitar.