Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Após alguma pesquisa nao consegui encontrar resposta concreta á minha duvida.
    Pois tenho uma situaçao que parece exagerado o valor da cota praticada e me parece desajustado, segundo conversa com outras pessoas.

    Segundo me dizem e gostaria de confirmar...O calculo de cotas de condomínio para garagens exteriores, que nao tenham qualquer acesso ás parte comuns dos edificios, inside só sobre os " 10% do fundo de reserva " dividido pela respectiva premilagem ?
  2.  # 2

    Colocado por: Paulo.SousaO calculo de cotas de condomínio para garagens exteriores, que nao tenham qualquer acesso ás parte comuns dos edificios, inside só sobre os" 10% do fundo de reserva" dividido pela respectiva premilagem ?


    Isso depende de caso para caso...
  3.  # 3


    Isso depende de caso para caso...


    Caso para caso como, quais as excessoes á regra, se é que á regra especifica para a situaçao que expus ?

    Estou a partir do principio que nao há cota extraordinaria ( ex: obras), apenas quais os calculos para garagens exteriores sem acessos ás areas comuns, já que as interiores tem outros custos acrescidos, limpeza,luz,eventualmente acessos a elevadores, portoes comuns...etc ?
  4.  # 4

    Colocado por: Paulo.SousaCaso para caso como, quais as excessoes á regra, se é que á regra especifica para a situaçao que expus ?


    Há seguro da totalidade do prédio?

    Há administração do condomínio remunerada?

    Despesas bancárias, etc...
  5.  # 5



    Há seguro da totalidade do prédio?

    Há administração do condomínio remunerada?

    Despesas bancárias, etc...
    .

    Mas mesmo a haver esse tipo de despesas, terá sempre que haver uma forma de cálculo para garagens interiores e exteriores ?
    Digo isto porque tenho perguntado a vizinhos de outros prédios , e pagam por garagens exteriores com os mesmos m2. Uma média de 5/6 euros mensais, e neste caso cobram 13 euros, ou seja o dobro.
    Por outro lado a haver esse tipo de despesas, entram no orçamento global, e desse mesmo montante global onde até já é incluída inclusivé despesas de elevadores e tudo o resto é que Sai os 10% do fundo de reserva ? A minha questão é que gostaria de saber que com base no que em outros prédios vizinhos pagam, estará a cota não está desajustada ? pois pretendo reclama-la, mas queria saber se tinha bases legais para o fazer. Desde já o meu obrigado.
  6.  # 6

    As quotas são calculadas com base nas despesas e nas permilagens do seu prédio e não nas dos outros. Assim terá que saber quais as despesas que lhe estão a ser imputadas para saber se a quota é ou não ajustada.
  7.  # 7

    Colocado por: Paulo.Sousapois pretendo reclama-la, mas queria saber se tinha bases legais para o fazer.


    Se tiver o orçamento com as várias despesas discriminadas é relativamente simples saber aquilo que está a pagar... Depois é que sabe se está a pagar despesas que não lhe competem...
  8.  # 8

    Pois , é mais complexo do que imaginava :).
    Vou ter que pedir o balancete do ultimo fecho de ano para pedir esclarecimentos de como calcularam a cota.

    Seja como for a minha duvida era saber se existe algum descreto de lei que faça a diferenciação da forma de calculo das garagens exteriores e interiores. Uma vez que se pode dar o caso de no mesmo predio haver duas garagens exteriores e tambem com interiores com box´s ou parqueamentos, com certeza não deveriam pagar o mesmo, mesmo que tivessem a mesma permilagem...

    A informação que obtive de alguém, é que o calculo para garagens exteriores inside sobre o valor do fundo de reserva... mesmo que a isso se acresça alguma percentagem de desprezas de expediente.

    Exemplo:
    Orçamento Anual = (despesas) - € x xxx,00
    Fundo de Reserva = 10% (orçamento anual) - € x xxx,00


    Permilagem (garagem ) – 14 por mil

    Quota de condomínio anual: (garagens exteriores)
    Total do fundo de Reserva x (14 : 1000) = € xxx,00
 
0.0127 seg. NEW