Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Antes de mais gostaria de dar os parabéns ao fórum a às pessoas que nele colaboram que ajudam e esclarecem muita gente.

Eu vivo num prédio cuja cobertura precisa de obras. Tenho me andado a informar sobre o alternativas e após falar com algumas e pessoas e empreiteiros, gostaria de obter opiniões isentas sobre algumas duvidas concretas.

A minha primeira pergunta tem que ver com a durabilidade de um telhado e das telhas. Quanto tempo em media é que dura as telhas de um telhado?
    E os barrotes? Um tratamento dos barrotes é uma alternativa duradoura, ou é adiar um problema? Até que ponto é q é preferível fazer um telhado novo, ou quando é que se justifica aproveitar alguma coisa?

O telhado que tenciono reconstruir é original e o prédio tem cerca de 35 anos. Tinha poucas telhas partidas, que tenho vindo a substituir ou remendar. Neste momento o telhado está sem buracos, mas disseram-me que se vê que a maioria das telhas já não estão boas. Que apresentam inícios de fractura (pequeninas superficiais fendas verticais). Outra pergunta era: Como é que se pode avaliar o estado das telhas?

Se substituindo o telhado todo, aconselhavam-me a usar sub-telha. Uma vez que fica mais caro, e as telhas seriam novas, qual a grande vantagem da sub-telha? Qual a diferença da durabilidade de um telhado novo actual com e sem sub-telha?

Ainda em relação à subtelha. Deve existir algum cuidado especial na sua aplciação. Tendo em conta que fica por baixo das telhas como deve ser aplicado no “remate”? Isto é, junto à base do telhado. Deve ficar por fora ou dentro da telha. E quais as distancias da telha e sub-telha em relação à calha/algeros?

Passando à impermeabilização. Tenciono alterar as telas que estão ressequidas. Tendo em conta que se colocar tela nova no corta-fogo, qual a opinião de se cobrir também a calha que fica na continuação do corta-fogo. Penso que a calha não está muito degradada, mas se tiver algum problema esta impermeabilização seria uma boa solução? Penso que seria mais fácil (e barato) do que por uma calha nova.

Ainda em relação às calhas e aos remates entre chaminés/corta-fogos-laterais e o telhado. Uma calha nessa zona (na direção da inclinação do telhado) é essencial? Se tiver calha, qual a distancias entre a telha e a calha? Como devem ser feitos os remates entre estas paredes e as telhas? Com “massa”, com bainhas, com tela?

Para finalizar, alguém me pode dar o preço médio de sub-telha/m^2 e de “roofmate”/m^2

Muito obirgada pelo o tempo disponibilizado,

Margarida
  2.  # 2

Bom, vai ser uma resposta longa por isso vou responder por ordem e continuarei mais tarde

Colocado por: MVidigalA minha primeira pergunta tem que ver com a durabilidade de um telhado e das telhas. Quanto tempo em media é que dura as telhas de um telhado?

Cerca de 30/40 anos dependendo da ventilação inferior e da qualidade da telha

Colocado por: MVidigalE os barrotes? Um tratamento dos barrotes é uma alternativa duradoura, ou é adiar um problema?

Depende apenas do estado deles.
    Se estiverem podres, com pontas podres, atacados por "bicho", há pouca coisa a fazer.
    Se estiverem vergados, pode-se reforçar a meio vão, caso a curva seja pequena ou terão de ser substituidos
    Se estiverem com a madeira em bom estado, limpam-se, aplica-se imunizador e substituem-se os que estiverem em pior estado

Colocado por: MVidigalAté que ponto é q é preferível fazer um telhado novo, ou quando é que se justifica aproveitar alguma coisa?

Se tivermos de substituir mais de 25/30% da madeira, faz-se novo

Colocado por: MVidigalOutra pergunta era: Como é que se pode avaliar o estado das telhas?

Pelo aspecto delas e pelo aspecto da madeira que está em contacto com elas. Na prática, se a madeira apresentar sinais de humidade ou zonas escuras, nos locais de contacto, é porque estão no limite. Se a superfície da telha estiver pulvurenta ou a descamar

Colocado por: MVidigalSe substituindo o telhado todo, aconselhavam-me a usar sub-telha. Uma vez que fica mais caro, e as telhas seriam novas, qual a grande vantagem da sub-telha? Qual a diferença da durabilidade de um telhado novo actual com e sem sub-telha?

A subtelha funciona como um segundo telhado, dando uma garantia adicional, além de permitirem uma melhor ventilação inferior da telha, o que aumenta o tempo de vida útil desta. Além da subtelha aconselharia ainda meter isolamento térmico em placas XPS (roofmate).
    Putra grande vantagem e para mim a principal, é proteger dos artistas que vão ao telhado e partem umas telhas.

Colocado por: MVidigalAinda em relação à subtelha. Deve existir algum cuidado especial na sua aplciação. Tendo em conta que fica por baixo das telhas como deve ser aplicado no “remate”? Isto é, junto à base do telhado. Deve ficar por fora ou dentro da telha. E quais as distancias da telha e sub-telha em relação à calha/algeros?

Veja na secção de REMATES: http://www.onduline.es/album.asp#12.

vou jantar ehehe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome, Luis K. W., MVidigal
  3.  # 3

Continuando

Colocado por: MVidigalPassando à impermeabilização. Tenciono alterar as telas que estão ressequidas. Tendo em conta que se colocar tela nova no corta-fogo, qual a opinião de se cobrir também a calha que fica na continuação do corta-fogo. Penso que a calha não está muito degradada, mas se tiver algum problema esta impermeabilização seria uma boa solução? Penso que seria mais fácil (e barato) do que por uma calha nova.

Presumo que as calhas a que se refere sejam em zinco
    A decisão de a tela cobrir ou estas calhas não é linear, dependerá do trabalho que se vá fazer nestas caleiras. Se forem substituídas por novas em zinco, então os guarda fogos deverão ser igualmente cobertos com zinco, caso a sua altura seja pequena.
    Se forem altos, a tela deverá rematar à caleira sem a cobrir. O zinco têm um tempo de vida de 60 anos enquanto as telas duram 10

Colocado por: MVidigal
    Ainda em relação às calhas e aos remates entre chaminés/corta-fogos-laterais e o telhado. Uma calha nessa zona (na direção da inclinação do telhado) é essencial?

É imprescindível. Os problemas nos telhados raramente estão nas zonas planas

Se tiver calha, qual a distancias entre a telha e a calha?
    A suficiente para se poder limpar, geralmente 10cm

Como devem ser feitos os remates entre estas paredes e as telhas? Com “massa”, com bainhas, com tela?

Com chapa de zinco. A massa é uma esponja, as bainhas são para a calças e as telas são boas para enganar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariline, MVidigal
  4.  # 4

Muito obrigada Paulo pelas respostas e informações prestadas. Resta-me apenas esclarecer melhor a questão as caleiras:

Paulo disse:
    "Presumo que as calhas a que se refere sejam em zinco
    A decisão de a tela cobrir ou estas calhas não é linear, dependerá do trabalho que se vá fazer nestas caleiras. Se forem substituídas por novas em zinco, então os guarda fogos deverão ser igualmente cobertos com zinco, caso a sua altura seja pequena.
    Se forem altos, a tela deverá rematar à caleira sem a cobrir. O zinco tem um tempo de vida de 60 anos enquanto as telas duram 10"

Tendo em conta a idade do telhado e a duração média que me indicou para as caleiras, parece-me que, tal como me parecia, as caleiras não estarão muito degradadas. Como é que eu vejo o estado das caleiras? E quando é q se justifica serem trocadas?
    Os corta-fogos em causa são altos. Se optar por não substituir a caleira, fiquem em duvida se seria vantajoso cobri-la com tela? ou há algum inconveniente, como ajudar a degradar a calha? Eu estava a referir-me à tela mais recente ("verde") e não à "prateada". A duração média dessa tela também é de 10anos?

Obrigada
  5.  # 5

Colocado por: MVidigalComo é que eu vejo o estado das caleiras?

Olhando :) e vendo se têm rachas, soldaduras partidas, etc.

Colocado por: MVidigalE quando é q se justifica serem trocadas?

Se as soldaduras estiverem muito partidas, se estiverem deformadas, etc. Na prática, só quem têm experiência, pode ver

Colocado por: MVidigalOs corta-fogos em causa são altos. Se optar por não substituir a caleira, fiquem em duvida se seria vantajoso cobri-la com tela?

Não sou fã de cobrir zincos, seja com o que for, só se a questão económica for muito importante. O problema que é que os zincos são em chapa e se se não têm cuidado, irão furar a tela, quando alguém lhes puser um pé em cima

Colocado por: MVidigalEu estava a referir-me à tela mais recente ("verde") e não à "prateada". A duração média dessa tela também é de 10anos?

Estamos a falar de telas alfásticas com protecção mineral (verde, cinzento, preto, vermelho). essa prateada que fala é tela com aluminio, e nem oferecida a queria de tão má que é. Essa, costuma-se dar garantia de 1 ano

0.0142 seg. NEW