Iniciar sessão ou registar-se
    • slsg
    • 20 agosto 2015

     # 1

    Estando neste momento a comprar os equipamentos para o meu apartamento que está em fase de acabamentos, deparei-me com várias duvidas em relação às placas. Não podendo gastar muito dinheiro numa placa, porque tenho toda uma casa para equipar e mobilar, estabeleci um orçamento para a placa de 350/400€, ja vi várias nos sites online das lojas (mais barato que worten, media market e afins) mas as duvidas que permanecem sao as seguintes:

    - Uma placa com potencia máxima de 4600w é mais "lenta" que uma de 7200w? ou é a 7200W que acaba por numa ser rentabilizada?

    - Como faço para saber se a placa tem a gestão de potencia continua ou se é daquelas que faz barulho porque tem o relé (penso que é assim que se escreve) sempre a ligar e desligar para manter a potencia programada?

    - a maior parte das placas que vi tem uma zona de 14.5 cm uma ou duas 18cm e uma de 21cm, isto quer dizer que nao posso utilizar por exemplo uma panela com um diâmetro de 24 ou 26 cm? e ao contrario? posso utilizar um tacho de 16cm na zona definida como 18 cm?

    Agradeço a quem me possa dar "umas luzes" sobre este assunto, uma vez que será a primeira vez que irei trabalhar com este tipo de equipamento e gostaria de adquirir o que melhor se adapte na relação qualidade/preço.
  1.  # 2

    Uma placa de indução que aconselho é a teka ir641 é boa, barata, dura muito e gasta pouco.
    A potência que está a falar é a potência total, tem de ver caso a caso, ver como ela está distribuida por exemplo imagine que a placa tem cinco zonas de indução e outra só tem duas, se tiverem a mesma potência a de duas vai ter mais potência em cada zona.
    No caso da placa que mencionei em cima tem 4 zonas se por exemplo estiver apenas a usar duas zonas das 4 disponiveis pode ir buscar o calor das outras e encaminha-lo para as que está a utilizar, se não for necessário aumentar a potência do contador poupa muito em relação ao gás e é mais seguro.
    pode por panelas maiores ou mais pequenas do que a zona de indução, aquilo é apenas o local onde deve por a panela o tamanho da zona não interessa, o diametro aparece maior ou menor conforme a potência disponibilizada naquela zona, como o calor é induzido não importa o diametro da zona.
    As panelas tachos, etc tem de estar preparados para indução, quanto mais eficientes forem, mais rapido cozinha e menos gasta.
    • slsg
    • 21 agosto 2015

     # 3

    Obrigada pela resposta.

    Não consigo encontrar essa placa à venda, só a IRS 641 ou a IRF 641, serão muito diferentes da que mencionou?

    Tinha visto tambem a Zanussi - ZEI 6640 FBA que fica cerca de 70€ mais barata, valerá a pena a diferença de valores?
  2.  # 4

    A sucessora da que mencionei é a irs 641 no catalogo português se comprar em Espanha as referencias são diferentes, é muito fácil de instalar, para mim é melhor que a outra que mencionou, a zanussi embora tenha mais potência está mais mal repartida, a teka se precisar peças de fábica tem aqui em espanha, é natural aconselharem lhe os vendedores outras marcas mais baratas, nem todas as casas trabalham com a teka, tem assistência da teka fora da garantia por 30 e poucos euros hora mais peças a teka é mais eficiente e por norma duram mais
  3.  # 5

    toda a gente me tem falado mal da teka por acaso onde tenho ido... mas de facto as caracteristicas das placas não sao más.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slsg
  4.  # 6

    Falam mal da teka por vários motivos:
    A teka tem setores em que está bem preparada e que pode concorrer com a bosh e outras marcas de topo, tem outros segmentos que deixa a desejar como maquinas de lavar, frigorificos, etc, tem pouca oferta e a que existe é muito simples.
    Porque é que as pessoas optam pelos supermercados e não pelas lojas de bairro, porque lá tem tudo e é facil estacionar, uma marca que tenha todos os produtos, modelos, et, vende mais que uma só tenha alguns produtos top, porque normalmente querem a cozinha toda da mesma marca.
    A teka deixa menos margem de lucro ás casas e escolheu uma pessima localização para se instalar em Portugal, fica fora de mão aos logistas, apesar de tudo isto continua nos lugares simeiros nos principais mercados.
    As lojas o que querem é vender o que tem lá ou que compraram em linha e não um eletrodomestico que tem de encomendar.
    De umas lojas para as outras a diferença de preço chega a ser de 50%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slsg
    • slsg
    • 21 agosto 2015

     # 7

    Colocado por: José1982De umas lojas para as outras a diferença de preço chega a ser de 50%


    50% ainda não apanhei, mas diferenças bem consideráveis já ... e mais caro para as ditas "grandes lojas" como worten, media market ou Box.... o que por vezes faço é visualizar pessoalmente o electrodoméstico que quero numa dessas superfícies comerciais e depois solicitar orçamento nas lojas online /físicas mais pequenas.
    e em relação a esta questão "Como faço para saber se a placa tem a gestão de potencia continua ou se é daquelas que faz barulho porque tem o relé (penso que é assim que se escreve) sempre a ligar e desligar para manter a potencia programada?" Alguém me sabe indicar se as placas indicadas atrás o fazem?
  5.  # 8

    Se não me engano os meus pais têm esta...ele adoram e não esse barulho irritante:

    http://www.kuantokusta.pt/electrodomesticos/Grandes-Electrodomesticos-de-Cozinha/Placas-Inducao/Whirlpool-ACM-808-NE-p-4-187179
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slsg
  6.  # 9

    Não faz aquele barulho(era o que queria dizer)
  7.  # 10

    Conhece a ApplianceArts?
    À venda no site e sites online.
    Marca portuguesa
  8.  # 11

    A maior parte delas hoje já não faz esse barulho, as de vitroceramica é que costumam fazer muito, mas não compre que gasta muito mais corrente e desperdiça muita energia.
    A que eu lhe falei não faz barulho e é das de 4 zonas a mais vendida em Portugal.
    Quanto a que os pais do amigo que falou em cima também é boa o problema é que pelo menos as duas zonas de indução do lado direito não podem ser combinadas e o calor transferido para uma delas quando a outra não está em uso. Nessas a transferência dasse para panelas com diametro que ocupem parte das duas zonas ligando as duas, enquanto que as outras de 1 a 9 é a potência normal daquela zona, volta a calcar no mais e fica no P, o P´vai buscar toda a energia ou parte da energia que não é necessária numa das outras zonas.
    Imagine que tem um fogão a gás de 4 bocas e só tem uma boca ligada com a respetiva panela em cima, não seria muito mais comodo e rápido se podesse ir buscar a energia de uma ou mais bocas disponiveis e meter naquela?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slsg
 
0.0167 seg. NEW