Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou na minha casa de férias um mês por ano e é nesse periodo que lavo o telhado paredes exteriores em pedra, etc,e alguém me acusou, e vieram os fiscais da camara dizer que eu não posso fazer isto nesta altura.
    Compreendo até porque primeiro a água é necessária para fazer comida, banho, etc e só depois para lavar paredes e telhados das casas, mas cada consumidor paga mensalmente 4 metros cubicos de água mesmo não gastando nada, hora eu ainda não gastei os 4 metros cubicos neste mês, como eles só vem ver os contadores trimestralmente eu podia gastar até 12 porque eles nunca iriam saber se eu gastei mais neste ou naquele mês sabem quanto gasto por trimestre porque é nesse periodo que vem cá, se pudessem os quatro metros cubicos ser acumulados ao ano podia gastar 48 metros cubicos anos.
    Só concordo que um consumidor não possa lavar paredes e telhados quando não exista um consumo minimo, se existe um consumo minimo o consumidor aquele minimo poderá fazer o que bem entender, deveria ser como na edp, garantirem a potência em qualquer altura, salvo certos casos pontuais.
    Não gosto de pagar uma coisa e depois não me poder servir dela.
    Quais são as vossas opiniões?
    Como é nas vossas terras?
    • foc
    • 21 agosto 2015

# 2

Acha necessário lavar telhado e paredes todos os anos?

Aproveite as férias
  2.  # 3

Eu acho piada a certas proibiçoes de verão não se pode, mas de inverno já pode gastar a agua toda que quiser...

Por acaso os vizinhos que se sentiram incomodados não têm jardim com relva ou piscina onde se calhar gastam mais agua nessas coisas que uma lavagem.

Por curiosidade os fiscais apresentaram alguma coisa de papeis a comprovar o que dizem?

Sou totalmente a favor da contenção de recursos naturais mas criticava mais depressa uma pessoa que lavasse o telhado todas as semanas que uma vez por ano para retirar bolores e afins que se instalem nas telhas (??)
  3.  # 4

Já ouviram falar da seca que estamos a atrvessar? Precisamente neste verão.
  4.  # 5

Acho exagerado,mas será possível que não se possa lavar um telhado?Isto faz-me lembrar o consumo da electricidade.
  5.  # 6

A seca atravessamos todos os anos e desde pequenino que oiço falar e ler sobre isso por cá, mas medidas são poucas com o passar dos anos.

As camaras e as empresas de agua reparam as roturas apos inumeras denuncias de fugas...

Pessoal com piscinas, com jardins também não vejo poupar na rega...

^Pode-se (a palavra correta deria DEVE-SE ) fazer varios apelos e tentar mudar consciencias, mas uma pessoa que habita uma casa uma vez ao ano gastará assim tanto?
  6.  # 7

Penso que quem tem piscina deverá ter furo para a abastecer, e não com a água "da companhia", certo?

Ainda hoje informavam nas notícias que a seca em julho foi a mais severa desde 1945.

Em periodos de seca não me parece perioritário lavar telhados e paredes em pleno verão.

Dou razão aos iinspetores da Câmara.

Sendo talvez mais radical, acredito que a água será o motivo futuro de muitas guerras, infelizmente.

Educo os meus filhos a pouparem água, sempre que possível, nas mais pequenas coisas. Como ensinar a reciclar.

São formas de ver a vida e o mundo
  7.  # 8

Se está num concelho com problemas de água acho perfeitamente normal que existam regras, em especial no verão, para o consumo de água.

A questão não é se gasta muita ou pouca por ano, a questão é a finalidade que dá á água e no periodo do ano em que está, que no seu caso não me parece prioritária nem critica.
    •  
      Tyrande
    • 21 agosto 2015 editado

# 9

Colocado por: LuisPereiraSe está num concelho com problemas de água acho perfeitamente normal que existam regras, em especial no verão, para o consumo de água.

A questão não é se gasta muita ou pouca por ano, a questão é a finalidade que dá á água e no periodo do ano em que está, que no seu caso não me parece prioritária nem critica.

Ouch.. Eu que gastei uns impressionantes 23m3 este mês até me sinto mal quando leio isto -_-
    Escusado será dizer que a conta da água foi bastante...sexy.
  8.  # 10

Colocado por: José1982e vieram os fiscais da camara dizer que eu não posso fazer isto nesta altura.

Não conheço nenhuma proibição dessas em nenhum regulamento municipal... isso é conversa...
  9.  # 11

Pode nao haver regras/leis mas pode haver aconselhamentos e regras de boas práticas.
  10.  # 12

Colocado por: LuisPereirapode haver aconselhamentos e regras de boas práticas.

Nisso estamos de acordo...
  11.  # 13

Os fiscais disseram-me na cara, se me tornassem a apanhar a lavar carros, telhados,etc cortavam-me a àgua.
    Eu concordo que devemos poupar àgua sempre especialmente no verão, mas não concordo que imponham consumos minimos de 4m3 mensais, se eu tenho de pagar 4m3 de água eu a estes 4 mil litros posso fazer o que quizer com eles porque os pago, a camara tem x contadores devia garantir os 4 metros a todos porque se paga deles.
    Se não posso gastar até 4m3 no que eu quizer então faturem ao m3, uma pessoa tem direito aquilo que paga.
    Se por exemplo a pessoa paga 2 contadores por mês e lhe dá mais jeito gastar toda a água só de um contador, que diferença faz a camara gastar 4m3 de cada ou 8 num é igual.
    O deposito tubagens e tudo o que foi necessário desde o monte até nossas casas foi pago por nós a camara não pos um centimo, mas passados 3 ou 4 anos, alguns para controlarem o consumo pediram a camara contadores.
    Mais tarde a camara quiz meter um tubo desde a barragem ao deposito e não quiseram porque não queriam beber agua da barragem, mas a água é tratada e é daqui que sai a água para toda a zona norte através das águas de trás os montes grupo águas de Portugal.
  12.  # 14

Cheira-me que há para aí mais qualquer coisa...
  13.  # 15

Não há mais nada, ontem os fiscais é que vieram ter comigo, e disseram-me isto com má cara hora eu pensei que estava tudo bem porque pago os 4m3(valor minimo que qualquer pessoa paga).
    Eles em parte tem razão, quando a água não chega há prioridades (concordo) mas se não se pode gastar os 4m3 que cada pessoa paga e tem direito faturem ao m3.
    apartir dos 4m3 é que podiam não deixar lavar porque já não é consumo minimo e podiam falar de outra forma, há maneiras e maneiras de se dizer a mesma coisa.
  14.  # 16

Os fiscais disseram-me na cara, se me tornassem a apanhar a lavar carros, telhados,etc cortavam-me a àgua.

Acho um exagero.
    Então agora acabaram-se as regas? Não se regam os jardins?
    E as piscinas? Não se muda a água?

0.0208 seg. NEW