Iniciar sessão ou registar-se
    • FFAD
    • 24 agosto 2015

# 1

Bom dia,

Já sou um utilizador do fórum há algum tempo, mas apenas para consulta, e fico sempre surpreendido pela disponibilidade de respostas dos utilizadores e entreajuda demonstrada, inigualável.

Comprei há cerca de um ano um apartamento antigo em Lisboa, no entanto o estado de conservação estava bastante razoável e completamente habitável. No entanto, como a ideia é a utilização do apartamento a longo prazo (10 anos), resolvi fazer uma remodelação mais a fundo especialmente nos wc’s que os existentes não me agradavam. O apartamento tinha dois wc’s e um quarto de vestir interno com cerca de 6m2, resolvi transformar este quarto num wc e passar a porta que vinha do corredor para o quarto e deste modo criou-se uma suite. Um dos wc’s existentes encontrava-se na cozinha e foi transformado numa lavandaria que dá sempre jeito.

As obras iniciaram-se em Setembro de 2014 e duraram cerca de dois meses, sendo que resumo abaixo os trabalhos efectuados:
    - Wc de raiz no quarto de vestir e mudar a porta de sitio;
    - Remodelação total do outro wc (azulejos, loiças, tudo);
    - Pintura de todo o apartamento;
    - Afagamento e envernizamento do chão;
    - Troca de todos os interruptores e tomadas.

Estou bastante satisfeito com o resultado das obras e o feedback das visitas, em especial dos wc não podia ser melhor.

Sou bastante exigente e dou bastante importância aos pormenores, mas com construtores mesmo que se lhe diga 10x vai dar no mesmo. Optei por ir arranjando eu algumas coisas porque quando as coisas são para nós, o cuidado é outro. Alguns silicones colocados à pressa, algumas preguicites tugas a colocar massa à volta de uma janela do wc (parte era de difícil acesso e optaram por não por massa).

Como é normal, após qualquer obra há sempre coisas que não correm tão bem e precisam de ser corrigidas, o que tem acontecido sem qualquer problema, no entanto um dos problemas é maior e a resolução não é fácil nem me parece viável neste momento, pelo mentos não estou disposto para a resolver.

Após pouco tempo depois de finalizar a obra notámos alguns cheiros a virem dos lavatórios e principalmente dos duches. Confrontando o construtor disse que ainda era falta de uso. Pois, apesar de nunca ter ficado perfeito, no inverno não se notou grande coisa. Com a chegada do calor, o problema intensificou-se e quando estive ausente de férias 1 semana, quando abri a porta de casa, estava um cheiro nauseabundo. Depois de voltar a falar com o construtor, disse-me que as casas antigas tinham este problema e só se resolvia colocando um tubo do sifão directamente para a rua para que não haja vácuo quando os vizinhos de cima fazem descargas esvaziando os sifões e deixando passar o cheiro. E eu disse-lhe, ENTÃO VOCÊ QUE FAZ CASAS NOVAS E ESTEVE ESTA TODA DESMONTADAS COM TODOS OS CANOS À VISTA E NÃO SE LEMBROU DISSO??? A partir deste momento a relação, pelo menos da minha parte azedou e vou evitar pedir o quer que seja.

Entretanto, um leigo como eu mas costumo ser pró-activo e resolver os meus problemas de casas/carros, gosto de bricolage e tenho orgulho nas minhas ferramentas, fui espreitar por baixo dos lavatórios e resolvi o problema de forma tão fácil que ainda fico mais desapontado com o construtor. Bastou esticar um tubo articulado para fazer um U e auto-sinfonar os lavatórios, que ridículo. Com isto o problema ficou 50% resolvido.

Entretanto, com a utilização constante dos dois duches (eu uso uma e a namorada outra), nos wc’s os cheiros são raros. Já na cozinha, continua, mas parece-me de mais difícil resolução e aproveito para pedir a vossa ajuda para me ajudarem a fazê-lo e que material comprar para o efeito.

Resumidamente, estou bastante satisfeito com o apartamento e aos poucos vai ficando impecável, apenas precisa de montar AC’s que no inverno é bem frio.

Tenho também uma ombreira de uma porta com problemas, a mim parece-me que está oca e a madeira a apodrecer, não tenho bem a certeza, mas depois ponho uma foto para vossa análise.

Deixo também a foto tirada às tubagens do lavatório da cozinha para que me possam aconselhar como sinfonar.

Obrigado,

Cumprimentos,
      lavatorio cozinha.jpg
    • AMCP
    • 24 agosto 2015

# 2

meu amigo esse ladrilhador deixa mto a desejar, o meu conselho é arranque essa coisa e meta um novo, não me leve a mal mas que grande porcaria que aí fizeram
  1.  # 3

Na cozinha troque essa sucata por uma ligação sifonada.
    • jafn
    • 24 agosto 2015

# 4

Oh, homem, hás vezes é mais difícil fazer um trabalho mal feito como esse, do que um trabalho como deve ser, então não existem há venda em tantos os lados os sifões próprios para esses lava-loiças de cozinha, e são tão fáceis de montar, francamente, então mas qualquer um já é empreiteiro
    tire isso tudo daí para fora e leve aí alguém como deve ser, depois não há de ter cheiros em casa, se o resto estiver feito da mesma forma...
    • FFAD
    • 24 agosto 2015

# 5

Antes de mais, obrigado pelos comentários.

O resto creio não estar mal porque foi feito de origem, aqui o empreiteiro não mexeu (acho eu). na cozinha não houveram obras, apenas nas bancadas.

Os cheiros das outras é mais das bases do duche que creio não terem sifão (contam com o sifão do chão do wc).

Digam-me uma coisa, se eu for ao Leroy e trouxer um conjunto com sifão próprio para o lava loiça, consigo montar eu facilmente ou é melhor mesmo cá mandar vir alguém?
  2.  # 6

tem sistemas para o lava louça que é só enroscar, mais simples que isto não estou a ver.
    Concordam com este comentário: jafn
    • jafn
    • 24 agosto 2015

# 7

Nessa Foto até dá a entender que esse também tem sifão, pois nota-se qualquer coisa por trás que a foto não apanhou bem, mas o resto está tão mal que acho que se for comprar um apropriado para para esse lava -loiça duplo, mesmo você com calma consegue fazer melhor do que o que aí está, e sem silicone, pois o conjunto trás os vedantes todos e desde que bem montados não é preciso silicone nenhum
  3.  # 8

Peço desculpa mas exista algum equivoco, tem na realidade os sistemas sinfonados quer a máquina quer o lava-louças existe por detrás desse tubo de ligação ao esgoto um sifão tipo garrafa simples e a máquina essa ligação quadrada na parede é um sifão que elimina o sifão de pavimento esse sifão de garrafa é do IKEA confirme se o lava-louças não foi comprado no IKEA?

Portanto não pode comprar no Leroy qualquer sifão porque não encontra no mercado um sifão que se adapte a esse tipo de lava-louças senão no IKEA.

Na realidade o que se passa é a propria prumada de descarga comum ao prédio não estar ventilada tal como acontece no wc em conformidade a este problema pouco ou nada pode fazer a não ser que o seu andar seja o ultimo e com autorixação do condominio efectuar a obra de seguimento da prumada até à cobertura.

Ao ausentar-se durante algum tempo é normal existir este tipo de problemas deve introduzir água com alguma regularidade para eliminar os cheiros.

Ao colocar o tal tubo no lavatório articulado existindo um sifão de pavimento o que fez foi uma dupla sifonagem e isto é incorreto cria vácuo e sucção retirando água ao sifão e os problemas continuam a existir, o que poderá ajudar é na sua propria sanita criar uma ventilação proipria em direção á rua caso não exista algum obstáculo ou problema só no sitio se consegue verificar se tal é possivel.

Se a sua casa de banho é interior com ventilação propria e tendo um tubo de ventilação em direção á cobertura unico para si, pode introduzir este sistema de ventilação nele, sem interferir com outros condominos.

Caso contrário pode resolver o problema do lavatório e bide com ujm sistema á venda quje pode adquirir no Nicolau e Rosa na Av. das Forças Armadas em Lisboa mas continua sempre o problema a nivel das bases de ducue.

Mas sem um reconhecimento do local não posso opinar de forma a poder ajudá-lo na sua decisão.

Caso contrário terá que viver com esse problema até permanecer nessse imovel.

Nota: É curioso ver por vezes comentários sem fundamento.
    Concordam com este comentário: larkhe
    • FFAD
    • 24 agosto 2015 editado

# 9

Sim, creio ser tudo do Ikea (era da antiga proprietária).

Se estas tubagens têm sifão, não me parece que o sifão fique com água em algum momento.

A saída para o esgoto está acima do sifão (isto se o sifão é o que estou a pensar) e assim a água retida não bloqueia a entrada de ar/cheiro no lavatório...

Se o sifão sozinho no chão já faz vácuo, ao fazer uma dupla sinfonagem no lavatório, pelo menos o cheiro não vem pelo lavatório, pior não fica.

amanhã ponho uma foto de outro ângulo.
  4.  # 10

Colocado por: FFADSim, creio ser tudo do Ikea (era da antiga proprietária).

Isto confirma o que penso.

Colocado por: FFADSe estas tubagens têm sifão, não me parece que o sifão fique com água em algum momento.

A saída para o esgoto está acima do sifão (isto se o sifão é o que estou a pensar) e assim a água retida não bloqueia a entrada de ar/cheiro no lavatório...

Fica com água sim, se desapertar essa tampa por baixo do sifão repara que existe um tubo que vem até praticamente ao fim o que faz permanecer água dentro dele.

O fato de a saida estar acima não quer dizer nada quem conhece o sistema é que sabe!

Colocado por: FFADSe o sifão sozinho no chão já faz vácuo, ao fazer uma dupla sinfonagem no lavatório, pelo menos o cheiro não vem pelo lavatório, pior não fica.

Ás vezes ficamos com a sensação que vem pelo lavatório mas nem sempre é,

As válvulas da base de duche são grandes tem aba de 10,5cm se tiverem copo pode adaptar um sistema de sifão no seu interior.

Se acha que a dupla sifonagem elimina os cheiros tente fazer nas bases de duche.
    • FFAD
    • 24 agosto 2015

# 11

Pois, secalhar o vácuo é suficientemente forte para que vença a gravidade. Mas olhe que eu quando vem mau cheiro vou mesmo pôr o nariz na raiz, e parece-me que nos lavatórios dos wc a situação ficou resolvida.

Deixo uma foto nova do lavatório da cozinha de outro angulo para verem melhor a existência ou não de sifão adequado.

Deixo também fotos do "trabalho" que fiz nas quatro torneiras dos dois lavatórios dos wcs e respectivos duches onde prevejo que não serão passíveis de sinfonar (pelo menos eu).

obrigado mais uma vez.
      IMG_2403-1.JPG
    • FFAD
    • 24 agosto 2015

# 12

duche 1
      IMG_2404.JPG
    • FFAD
    • 24 agosto 2015

# 13

duche 2
      IMG_2406.JPG
    • FFAD
    • 24 agosto 2015

# 14

lavatórios wc
      IMG_2407.JPG
  5.  # 15

Colocado por: FFADDeixo uma foto nova do lavatório da cozinha de outro angulo para verem melhor a existência ou não de sifão adequado.

Tal como tinha postado anteriormente só vem confirmar que já existe sifão e garanto-lhe que este é do IKEA.

Quanto as bases o que tem são ralos sifonados se não estão sifonados pode-se difonar.

Quanto ao lavatório não gosto muito desse tipo de sifão e quase que aposto que não está a fazer de sifão corretamente mas isso só tirando a rosca e verificando a parte interior do sifão.
    • FFAD
    • 25 agosto 2015 editado

# 16

Cozinha: Vale a pena comprar novas tubagens e colocar um sifão que funcione? (este que está não funciona de certeza)

Duches: É fácil sinfonar estes ralos? Como? O Vácuo poderá desinfonar? (se esta palavra existe)

Lavatório do wc: É Ikea e a curva em U resolveu o problema.

Obrigado por toda a ajuda prestada até ao momento ;)
  6.  # 17

Colocado por: FFADCozinha: Vale a pena comprar novas tubagens e colocar um sifão que funcione? (este que está não funciona de certeza)

Duches: É fácil sinfonar estes ralos? Como? O Vácuo poderá desinfonar? (se esta palavra existe)

Lavatório do wc: É Ikea e a curva em U resolveu o problema.

Obrigado por toda a ajuda prestada até ao momento ;)

Instalei a pouco tempo uma base de duche igual a essa uma sanitana Rocks, em principio colocando um sistema de copo é possivel sinfonar, na minha tinha de origem um sistema de sifão com copo e tive de o retirar ( nao foi usado o sistema de origem) como essas bases são muito planas quando o copo estava instalado não tinha saida suficiente, e a agua começava a acumular saindo para o pavimento, retire a grelha metalica e veja o que tem no interior

Só por curiosidade no chão da casa de banho não tem nenhuma tampa metálica da cx de esgoto?
    • FFAD
    • 25 agosto 2015

# 18

tem, ambos os wc têm sifão no chão...
  7.  # 19

Colocado por: FFADtem, ambos os wc têm sifão no chão...

Já que apostou na dupla sifonagem e acha que resolve o problema quanto às bases
    e isso mesmo que se faz, incorpora o copo no ralo tal como afirma o user Larkhe porque esses rtalos trazem um copo incluido só que como existe o sifão de pavimento retira-se o copo até porque dificulta o escoamento tal como já foi afirmado.
  8.  # 20

Sendo assim Você tem ai casos de Tripla Sifonagem ......

Em relaçao as bases de duche pelo menos na minha tive de retirar tudo para ela ter um escoamento minimamente decente mas .... parece-me que na sua ate colocaram um ligeiro rebordo em pedra? ou estarei enganado?

0.0166 seg. NEW