Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola novamente!

Eu moro no quinto e ultimo piso do predio.

A entrada para o sotao so se da pelo meu apartamento. O sotao esta bruto, não tem nada.

Pedi ao condominio que ja que a entrada e so pelo meu apartamento que me dessem o usufruto do sotao. Eles concordaram mas com a condição de que fique responsável pelo telhado.

O que vcs acham disso?
  2.  # 2

Pondere se o sótão vale o suficiente para cobrir as despesas que irá ter quando existir alguma infiltração. Se sim, avance. Mas nesse caso tente saber se dá para incluir o sótão na sua fração, passando a ser sua propriedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eugenia Matos
  3.  # 3

Sendo o sótão propriedade do condomínio e estando este disposto a cedê-lo apenas para usufruto da Eugénia, ele está no seu direito de impor tal condição.
    No entanto tem de ter em atenção que essa manutenção do telhado pode vir a acarretar custos que a Eugénia não esteja à espera.
    Já agora, o sótão é piso habitável?

Cumprimentos,
    Patrícia Marcos
    arquiteta
  4.  # 4

Ola ANdiesel!

O sotao tem um tamanho bom...Eu estou a pensar...porque acho que as despesas não serão pequenas para a remodelação do sotao. Quanto as infiltrações...nao sei...Sera quem um telhado bem feito da lugar a infiltrações? E quanto custa um telhado bem feito e a sua manutenção?

Como posso passar isso para minha propriedade (caso o condomínio concorde em ata). E so levar para o registro na predial?
  5.  # 5

Ola Patricia,

O condominio me disse que e habitavel mas não tenho prova documental.

Sim, nao estou questionando o direito do condomínio (mesmo que a entrada seja exclusivamente pelo meu apartamento). Eu estou tentado saber se compensa financeiramente (custos com a remodelação do sotao e dos eventuais danos por infiltrações).
  6.  # 6

Mas o telhado não está feito? Eu entendi que sim. Falei em infiltrações porque é um dos problemas mais comuns em telhados. Pode acontecer em qualquer telhado, mesmo que novo (ainda que as hipóteses sejam mais diminutas). Passar a ser propriedade sua era bom (talvez demais, mas pode negociar um valor simbólico).
    Mas pondere sempre as despesas atuais e futuras com essa responsabilidade do telhado. A mim não me deixaria confortável.
  7.  # 7

Sim... esta feito (o telhado), e e novo.

Sim, gostaria de passar para minha propriedade (e pagar por ele). A entrada e somente pelo meu apartamento e eu não gosto disso.

Eu também nao me sinto confortável com essa responsabilidade...eu preferia mesmo era comprar o sotao...mas nem sei se isso e possível... E possível comprar um sotao?

Eu nao gostaria de ficar responsável por eventuais danos nos apartamentos dos outros condôminos....
  8.  # 8

E o telhado e do predio, ele cobre todas as paredes. Por lei, e do condominio e dele a responsabilidade. E parte comum.
  9.  # 9

Mesmo que comprasse o sótão (?? mm que seja possível, não sei se é, sinceramente não estou a ver todos os condóminos a aceitarem sem haver dinheiro em cima da mesa), o telhado continua a ser de todos. A Eugénia até pode assinar algum documento a dizer que fica responsável por qualquer problema do telhado e afins, mas se um dia vende a casa, com o respetivo sótão, assumindo que o tinha comprado, quem comprasse a casa não iria ficar responsável pelos eventuais arranjos do telhado, seria novamente o condomínio, uma vez que o telhado é de todos e não apenas do último andar.

Posto isto, a não ser que exista um valor "justo" para o sótão, ninguém no condomínio irá aceitar vender, porque isso só vai valorizar o seu apartamento, não o deles. E eles vão ter de continuar a desembolsar em caso de problemas no telhado.
  10.  # 10

Ola NewNick

O sotao nao e usado, o condominio nao perdera nada em vende-lo. Alias, ha pessoas bem sem informação no condomínio que pensam que eu tenho obrigações com o telhado...pelo fato exclusivo de morar no ultimo piso...e como se o telhado fosse so meu para eles...hahaha Mas não e ...a lei e bem clara sobre isso.

A única entrada para o sotao e no meu apartamento.

Todavia, também nao sei se e possível comprar o sotao! :(
  11.  # 11

Para poder comprar o sótão, o mesmo precisava de ser inscrito como fracção autónoma ou como parte integrante da sua, em ambos os casos precisava de alterar o título constitutivo do imóvel e duvido que a câmara autorize,

Por outro lado existe quem o faça e não de cavaco a ninguém, se um dia vender pode vir a ter problemas pois vai vender algo que não está completamente legal,
    Concordam com este comentário: Riscador
  12.  # 12

Colocado por: Eugenia MatosE quanto custa um telhado bem feito e a sua manutenção?

Sem isolamento e sem sub-telha uns 70 euros/m2.
    Com isolamento e sub-telha 120 euros/m2

Valores médios, dependem de muitas variaveis.

Isso é o preço de um telhado novo. Mas se estiver bem feito dura uns 60 ou 70 anos sem qualquer manutenção.
  13.  # 13

Obrigada Marcoarujo.
    Pelo menos da para eu ter ideia de quanto gastaria no telhado (se tivesse que troca-lo).
    :)
  14.  # 14

Muito sinceramente, não vejo enquadramento legal para o condomínio vender o sótão à pessoa.
    Depois para ser vendido, têm de antecipadamente ser convertido em fração e só depois vendido à pessoa.
    Depois ela nao pode ser responsável pelo telhado, o telhado é de todos. Agora se fizer alguma obra que dê origem à problemas de infiltração, concordo que ela seja responsável.
    Depois se a única entrada é pelo seu apartamento, os vizinhos só lá vão se houver motivo, infiltrações por exemplo, caso contrário à sua casa não é corredor de circulação se algum vizinho lhe dá real gana de lá ir só porque sim.
    Fará sentido por exemplo pagar uma renda ao condomínio pelo seu uso.
  15.  # 15

Eu tenho a impressão de que vou acabar por desistir da construção no sotao porque ficar responsável por telhado não da.

Se a venda fosse possível legalmente compensaria.

Mas assim...ilegalmente nao... E depois se seu quiser vender o imóvel...vou perder todo o dinheiro que coloquei no sotao...E aquilo esta horrível...

Acho que e um mal negocio para mim...so vou jogar o meu dinheiro fora...(caso não seja possível compra-lo).

Mas obrigada a todos pelas sugestões/opinoes!
    :)
    Concordam com este comentário: NewNick, Luis K. W.

0.0127 seg. NEW