Vou instalar em casa um recuperador de calor a água. Já tenho aquecimento central, sendo o sistema de queima uma caldeira a gasóleo. Como vou fazer uma reabilitação na cozinha irei aproveitar e colocar um recuperador de calor....aqui começa a dor de cabeça, marca, modelo....
Estou em dúvida entre o Solzaima (ACQUA ou ECOFOGO) e o Metlor (VITRUS ou ...equivalente ao ACQUA).
O que vocês aconselham? Tenho dúvidas relativamente a espessura de chapa, fiabilidade, qualidade vs preço.
O instalador aconselhou Metlhor, outros falam em Solzaima. Prós e contras? Alguém que tenha instalado e possa dar a sua opinião?
Ja me disseram por diversas vezes que os recuperadores de calor a agua basicamente apenas servem para decoração, pois eles não "deitam" calor para o ambiente. Não podemos esquecer que a principal função é aquecer água para aquecimento, pelo que o ambiente serão aquecidos de outra forma indiretamente (radiadores, PRH,...). Pessoalmente gosto da sentir o calor quando a lenha está a arder e para mim um recuperador significa sentir aquele "calorzinho" dos mesmos. Gostava de saber a vossa opinião, baseado em experiências dos users com este tipo de máquinas.