Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou instalar em casa um recuperador de calor a água. Já tenho aquecimento central, sendo o sistema de queima uma caldeira a gasóleo. Como vou fazer uma reabilitação na cozinha irei aproveitar e colocar um recuperador de calor....aqui começa a dor de cabeça, marca, modelo....

Estou em dúvida entre o Solzaima (ACQUA ou ECOFOGO) e o Metlor (VITRUS ou ...equivalente ao ACQUA).

O que vocês aconselham? Tenho dúvidas relativamente a espessura de chapa, fiabilidade, qualidade vs preço.

O instalador aconselhou Metlhor, outros falam em Solzaima. Prós e contras? Alguém que tenha instalado e possa dar a sua opinião?

Obrigado
  2.  # 2

Hergon h2.o2
  3.  # 3

Nem uma, nem outra. Gosto muito da Ravelli ou da MCZ, ambas 5 estrelas.

Ah, e caso não tenha lenha disponível ou a preços excepcionais, coloque o recuperador a pellets e não a lenha!
  4.  # 4

Aquaflam
  5.  # 5

Aproveite para colocar um depósito de inércia e um controlador de temperatura de retorno.
  6.  # 6

Romotop
  7.  # 7

brunner
    walltherm
  8.  # 8

solzaima, o ACQUA é boa opção, ficará bem servido sem duvida
  9.  # 9

O user CoimbraMondego estava em dúvida entre duas marcas, agora está em dúvida entre nove!
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  10.  # 10

fora outros tantos e outros tantos por ai fora!!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 11

Solzaima é portuguesa, têm vantagem, compre nacional.
    Concordam com este comentário: ins.Bruno
  12.  # 12

Sempre achei o mesmo, devemos comprar o que é nosso
  13.  # 13

Ja me disseram por diversas vezes que os recuperadores de calor a agua basicamente apenas servem para decoração, pois eles não "deitam" calor para o ambiente. Não podemos esquecer que a principal função é aquecer água para aquecimento, pelo que o ambiente serão aquecidos de outra forma indiretamente (radiadores, PRH,...).
    Pessoalmente gosto da sentir o calor quando a lenha está a arder e para mim um recuperador significa sentir aquele "calorzinho" dos mesmos.
    Gostava de saber a vossa opinião, baseado em experiências dos users com este tipo de máquinas.
  14.  # 14

Colocado por: santosvieiraGostava de saber a vossa opinião, baseado em experiências dos users com este tipo de máquinas.

todos os recuperadores debitam energia para o ar, é um dos elementos que convém ver antes de comprar.
  15.  # 15

Pois não sou entendido nisso, mas se o recuperador está a arder está a mandar calor por radiacão para o espaço.
  16.  # 16

Colocado por: callinasSolzaima é portuguesa, têm vantagem, compre nacional.
    porque?
  17.  # 17

Então, comprando português está ajudar mercado nacional
  18.  # 18

é so essa a vantagem?
    • r.v
    • 24 agosto 2015

# 19

albicalor.lacunza
  19.  # 20

É uma das razões, e não vantagem. Mais nada.

0.0196 seg. NEW