Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, é a 1ª vez que me dirijo a este forum, embora o consulte muitas vezes para tirar algumas duvidas. Gostaria que me ajudassem a perceber um assunto. Assinei um contrato de exclusividade com uma imobiliaria para venda da minha moradia, o contrato é de 6 meses, já passaram 3 meses e a imobiliaria só apareceu com dois visitantes, é certo que está muito dificil as vendas de casa mas o que mais me preocupa é que a imobiliaria não contacta comigo para me dizer como vão as coisas, aliás, após a visita destes visitantes esperei que me informasse o resultado da visita e como não aconteceu fui eu que liguei a perguntar como tinha corrido a visita e diga-se de passagem que me disseram sempre que correu muito bem e que as pessoas adoraram a casa, mas depois não faz mais nada e penso que não acompanham posteriormente os visitantes. Preciso mesmo de a vender, estou a ficar triste e como fui burra por assinar o contrato de exclusividade, será que o posso anular alegando que não demonstram interesse na venda? é que a casa nem sequer está a ser publicitada nos sites ditos normais de venda, tem simplesmente uma placa que só vê quem mora no bairrro e de vez em quando sai um anuncio num jornal semanal. Podem ajudar-me ?
    •  
      FD
    • 9 abril 2009

     # 2

    Percebe que o contrato de exclusividade diz muita coisa que não nos está a dizer, certo? Ou seja, sem saber o que lá está escrito é difícil ajudá-la.
    De qualquer forma: contrato exclusividade.
  2.  # 3

    Tenho a ideia que as imobiliárias também têm interesse em vender casas, não fosse esse o ganha-pão deles.
  3.  # 4

    Peço desculpa, tem razão. Neste momento não tenho comigo o contrato, mas lembro-me de dizer que o mediador tem "obrigação" de publicitar a casa e de informar o cliente de todos os contactos recebidos. A unica coisa que me dizeram é que, estamos em crise, que a casa está muito cara, já a baixei um pouco não posso baixar mais, tenho quase a certeza que o que faz falta também, é um pouco mais de publicidade e talvez "concorrência" que não a posso ter por causa da exclusividade. Quando recebi a visita da primeira pessoa, a mediadora informou-me que gostaram muito da casa e que dariam uma resposta uma semana depois, esperei essa semana e quando falei com a mediadora disseram-me que os senhores não tinham dito mais nada e que não fizeram mais nenhum contacto, não era suposto eles procurarem o cliente para tentarem perceber a razão?
  4.  # 5

    Também tem razão rjmsilva, mas também quando não há concorrência é normal que tenham tendência a achar que, pelo menos durante uns meses, não precisam de gastar muito dinheiro em publicidade, porque a casa está segura, é certo que o erro foi meu, não deveria ter feito o contrato nestes termos, por isso e como tenho urgência em vender a casa, por motivos pessoais, peço ajuda a pessoas mais experientes para tentar resolver a minha situação.
  5.  # 6

    Colocado por: msantosTambém tem razão rjmsilva, mas também quando não há concorrência é normal que tenham tendência a achar que, pelo menos durante uns meses, não precisam de gastar muito dinheiro em publicidade, porque a casa está segura, é certo que o erro foi meu, não deveria ter feito o contrato nestes termos, por isso e como tenho urgência em vender a casa, por motivos pessoais, peço ajuda a pessoas mais experientes para tentar resolver a minha situação.


    "A casa está segura" ???? Deve estar a brincar.... já terá percebido que as imobiliárias não ganham se não vendem ?
  6.  # 7

    só uma pergunta : já pagou alguma coisa á imobiliária??
  7.  # 8

    Eu quando andei à procura de casa o que mais me irritava eram aqueles vendedores que me ligavam a todo o momento depois de ir ver uma casa.
    As casas vendem-se a elas próprias, é quase uma compra impulsiva.
  8.  # 9

    Não lhe foi apresentado um compromisso de garantia de serviços? A RE/MAX utiliza-o como forma de "obrigar" o agente a fazer tudo o que lhe for possível...e a falha num qualquer item acordado dá razão de termo de contrato. Se não lhe foi apresentado tal compromisso, queixe-se e obrigue o agente responsável a trabalhar. Foi-lhe apresentado um estudo de mercado onde constasse que o seu imóvel está caro demais? Se isso aconteceu, ESQUEÇA, nunca vai conseguir vender enquanto não baixar o preço, até pode anunciar o imóvel em todas as agências do país...
    Em todo o caso, ameace com a rescisão de contrato, só precisa de uma razão válida para o fazer, a falta de resultados não é razão mas a falta de trabalho e métodos para o conseguir sim, é.
  9.  # 10

    Colocado por: ricardo_gtNão lhe foi apresentado um compromisso de garantia de serviços? A RE/MAX utiliza-o como forma de "obrigar" o agente a fazer tudo o que lhe for possível...e a falha num qualquer item acordado dá razão de termo de contrato. Se não lhe foi apresentado tal compromisso, queixe-se e obrigue o agente responsável a trabalhar. Foi-lhe apresentado um estudo de mercado onde constasse que o seu imóvel está caro demais? Se isso aconteceu, ESQUEÇA, nunca vai conseguir vender enquanto não baixar o preço, até pode anunciar o imóvel em todas as agências do país...
    Em todo o caso, ameace com a rescisão de contrato, só precisa de uma razão válida para o fazer, a falta de resultados não é razão mas a falta de trabalho e métodos para o conseguir sim, é.


    o meu caso é muito parecido, assinei exclusivo indo na treta do angariador com a re max de braga, tenho uma folha de compromisso de uma serie de coisas que é suposto a agência fazer e o que me compete a mim, sou obrigado a manter a placa de venda, a qual tenho respeitado. dos vários itens dessa folha a agencia apenas cumpriu a colocação do imóvel no site deles, não consegui encontrar noutros, não me foi apresentado qualquer estudo de mercado e acho que tenho varias razoes para rescindir ,tais como ausência de clientes só foi apresentado 1 e a mais de 4 meses, não foi feita publicidade do jornal e falta de acompanhamento mensal , liguei na semana passada para a agente e ainda foi maltratado, disse me se se quiser rescindir é na hora desde que pague os 50% do acordado ( 2500€ ), fiquei furioso mas não sei ao certo como proceder para cancelar e já não quero vender com aquela agência...estou a pensar enviar uma carta de rescisão alegando os motivos atrás descritos, mas não sei até que ponto terá validade, é que a vontade de ir à agência é nenhuma...alguém que possa me ajudar nesta questão , como fazer uma carta? motivos acho que tenho muitos, e se não aceitarem a rescisão que devo fazer?

    alias encontrei a pouco um acordao do tribunal relaçao de lisboa que penso suporta as minha duvidas http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/e6e1f17fa82712ff80257583004e3ddc/8fa381fed24a88cb802573850051f757?OpenDocument
  10.  # 11

    Vou mandar os meus 5 tostões. Se estiver errado....avisem.

    Recentemente coloquei o meu apartamento à venda. Fui logo contactado por várias imobiliárias sendo a Remax uma delas. A Remax propunha um contrato de exclusividade mas essa exclusividade ERA APENAS PARA A PROMOÇÃO DO IMÓVEL. Eles comprometiam-se a anunciar aqui e ali e fazer 30 por uma linha. Eu, por outro lado, teria que ter a placa deles e não poderia ANUNCIAR o meu imóvel em mais nenhuma imobiliária. Mas...raramente as imobiliárias funcionam por 'anúncio'. O que funciona, isso sim, é o contacto directo com os clientes logo, poderia contactar diversas imobiliárias. Só não poderia colocar as placas delas nem elas poderiam anunciar o meu imóvel.
    Eu, de qualquer forma, acabei por mandar a Remax passear devido à comissão gigantesca de 5% e optei por outras de 4%, mas posso afirmar que quando li o contrato da Remax referia exclusividade na promoção.
    Alias, nem sei se seria legal a exclusividade da venda.

    Mas também....que percebo eu :P
  11.  # 12

    MikeMelga
    Nunca fiz nenhum negócio com a Re/max (apesar de uma minha empresa ter construido e vendido centenas de apartamentos) mas suponho que, para eles, «promoção» não quer dizer «promoção do imóvel», mas sim «promoção do negócio», isto é, da venda.
    Quanto à comissão de mediação, creio que é 5% + iva, isto é, 6%. Não é?
  12.  # 13

    Infelizmente, continuo a ver maus profissionais que não sabem que o essencial é o cliente e a sua vontade...
    Se não cumprirem o que está no contrato, rescinda...eu trabalho na RE/MAX e não gosto que me confundam com esses maus profissionais que também cá andam...(posso ser despedido por estas palavras...) mas, repito, se o cliente é o nosso ganha pão, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o satisfazer, isso exige muito profissionalismo e dedicação.
    A remax dá formação sobre como tratar os clientes...se o consultor com o qual está a trabalhar não sabe lidar consigo, fale abertamente com ele e exponha-lhe a situação.
    •  
      FD
    • 15 abril 2009

     # 14

    Colocado por: ricardo_gtnão gosto que me confundam com esses maus profissionais que também cá andam

    Colocado por: ricardo_gtse o consultor com o qual está a trabalhar não sabe lidar consigo, fale abertamente com ele e exponha-lhe a situação.

    Ou então queixe-se ao Master Franchise... se calhar começam a trata-lo melhor. ;)
  13.  # 15

    Já agora, em relação ao IVA da comissão....vale a pena pagar?

    A imobiliária diz-me que posso pagar ou não. Se pagar, fica referida a imobiliária na escritura e tenho factura. Se não pagar....nem fica referida nem tenho factura.

    Há alguma vantagem em ter factura? É dedutível de alguma forma?
  14.  # 16

    Acho que é dedutível nas mais valias...se tiver factura para documentar a despesa.
  15.  # 17

    Colocado por: MikeMelgaJá agora, em relação ao IVA da comissão....vale a pena pagar?

    A imobiliária diz-me que posso pagar ou não. Se pagar, fica referida a imobiliária na escritura e tenho factura. Se não pagar....nem fica referida nem tenho factura.

    Há alguma vantagem em ter factura? É dedutível de alguma forma?


    ja estou a ver porque nao querem os contratos numerados, chama-se simplesmente fuga ao fisco...e parece corrente entre as imobiliarias
  16.  # 18

    Abaixo é a carta que vou enviar a rescindir com a Remax

    Assinei com a REMAX no passado dia XX novembro 2008 um contrato de mediação em regime de exclusividade com o numero «???» ,
    não faço ideia qual é porque na minha copia não consta qualquer numero, em que ficou estipulado uma serie de condições e
    diligencias a serem efectuados da vossa parte e também da minha parte.
    Voçes falharam em : clientes compradores, jornais , acompanhamento mensal, sites da especialidade, e possivelmente mais algum ponto.
    Desde o inicio do contrato nunca mais tive qualquer contacto da vossa parte no sentido de saber porque não era efectuada a venda ou
    as diligencias efectuadas.
    Considero que já tiveram mais que tempo suficiente para efectuarem a promoção e divulgação do imóvel, como vocês se dignaram prometer
    e conforme está na minha copia do contrato, vocês não falharam num só ponto, mas em vários, tendo já decorrido mais de metade do
    tempo contratado e sem obra mostrada.
    Decorridos 10 dias úteis após a recepção desta carta, os mesmos dez dias que vocês exigem para fazer o cancelamento do contrato,
    considero o contrato anulado e vou retirar a placa que vocês exigiram que pusesse e a qual mantenho até a presente data.

    Aviso já que não adianta me imputarem com falsos compradores para me fazer perder tempo, conforme consta de um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa. E que podem consultar no endereço abaixo.

    IV - Não é suficiente que a mediadora faça diligências no sentido de aproximar os interessados na realização do negócio. Se assim fosse bastar-lhe-ia simular um comprador que se mostrasse interessado e depois desistisse do negócio, mesmo que sem qualquer fundamento sério.

    Documento completo pode ser lido neste endereço.
    http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/e6e1f17fa82712ff80257583004e3ddc/8fa381fed24a88cb802573850051f757?OpenDocument

    O contrato em si contém alguns erros entre os quais estar emendado e não ter atribuído o numero de contrato conforme devia ter, segundo informação do INCI.
    http://www.inci.pt/Portugues/Mediacao/LicenciamentoPassoaPasso/Paginas/Contratomediacao.aspx

    sera enviada copia a remax internacional e ao IMOPPI
    •  
      FD
    • 15 abril 2009 editado

     # 19

    No cálculo das mais valias pode entrar a despesa com a comissão da imobiliária.

    Por exemplo:
    -> comprou por 10, vendeu por 15, paga imposto sobre 5 (as mais valias)
    -> comprou por 10, vendeu por 15, pagou de comissão 1, paga imposto sobre 4 (as mais valias)

    Colocado por: MikeMelgaA imobiliária diz-me que posso pagar ou não.

    Ao não pagar, está a fugir ao fisco, sabe disso? Basta que as finanças chamem o comprador a uma "entrevista" para descobrirem que comprou a casa através de uma imobiliária.
    Pode-se fazer de desentendido/desconhecedor (coisa que a imobiliária não pode) mas, é um risco.

    Aliás, todos os preços fornecidos, desde que não seja indicado o contrário, entendem-se como incluindo IVA. Se quiser lixar a imobiliária, se esta não o tiver previamente informado do valor do imposto da comissão, pode fazê-lo e recusar-se a pagar o IVA, podendo exigir a factura pelo valor pedido já com IVA incluído.
  17.  # 20

    boas,
    envia a dita carta que postei mais acima , registada e com aviso de recepção, já retirei a placa da IMO, mas desta nada, nem telefonema, nem resposta, rigorosamente nada, posso com segurança considerar o contrato anulado ?
    ou será melhor enviar a carta do mail com comprovativo de entrega e assinatura digital?
 
0.0204 seg. NEW