Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Herdei pela morte do meu pai, uma casa no conselho do Fundão. Tenho comigo a escritura ( em nome dos meus pais), tive de pagar ás finanças imposto de herança,
    e pago a minha parte do IMI, a minha mãe paga a outra parte. Mas ainda não tenho mais documento nenhum, de que a casa é 50% minha.
    O que preciso? Quanto custa?
    Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: IvoneBoa tarde,
    Herdei pela morte do meu pai, uma casa no conselho do Fundão. Tenho comigo a escritura ( em nome dos meus pais), tive de pagar ás finanças imposto de herança,
    e pago a minha parte do IMI, a minha mãe paga a outra parte. Mas ainda não tenho mais documento nenhum, de que a casa é 50% minha.
    O que preciso? Quanto custa?
    Obrigada

Porque raio é que pagou imposto de herança? Herança de pais para filhos está isenta de imposto.
    Para ter um documento em que a casa é 50% sua tem de levar à conservatória do registo predial o documento do imposto de selo das finanças, caderneta predial actualizada das finanças e habilitação de herdeiros. O custo é entre 70 a 500 euros consoante o caso.
  3.  # 3

Muito obrigada pela atenção.

Habilitação de herdeiros?

Isto é mais complexo, o meu pai tinha filhos de outro casamento, do qual era divorciado. Eu tenho uma ordem de tribunal de decreta que a herança é minha ( isto assinado pelos meus irmãos), logo não preciso dessa habilitação de herdeiros ou não?
  4.  # 4

Colocado por: IvoneO que preciso? Quanto custa?

1.º tem que fazer habilitação de herdeiros e depois faz a partilha.

se só for um imóvel gasta pouco mais de 500€
  5.  # 5

Colocado por: IvoneEu tenho uma ordem de tribunal de decreta que a herança é minha ( isto assinado pelos meus irmãos)

Ordem do tribunal?? Assinada pelos seus irmãos??

Vai para aí uma confusão...
  6.  # 6

Sim é confuso e triste........

Mas se tenho um despacho de tribunal a referir que 50% do imóvel é meu por herança. Então não preciso dessa habilitação de herdeiros?

Obrigada.
  7.  # 7

Colocado por: IvoneMas se tenho um despacho de tribunal a referir que 50% do imóvel é meu por herança.

Se tem uma sentença a dizer que 50 do imóvel X é seu, com essa sentença faz o registo de 50% do imóvel em seu nome. O registo custa 250.

0.0123 seg. NEW