Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Há arquitetos que fazem arquitetura e tem um cuidado de imaginar onde estarão os pilares, infra estruturas.
    Outros não querem saber, desenvolvem uma ideia, são aqueles à que eu chamo aspirantes à Souto Moura.
    Por fim, há de tudo em todas as classes.
  2.  # 22

Colocado por: marco1o callinas é engenheiro?

Sim, sou. O porque dessa pergunta?

Em tom de conclusão, pois à pouco tive de "sair".
    Na minha zona os arquitetos aumentaram preços, pois passaram a ter mais trabalho e agora sabem que só eles podem fazer o trabalho.
    Depois também acho uma falta de sensibilidade quando se quer um projecto completo onde o arquiteto leva 2500 euros, onde nem sequer define soluções construtivas, e depois quer que um engenheiro faça tudo o resto por 900 euros.
    A terminar não vejo mal em entrar na equação o arquiteto, então vao-se gastar 100 mil numa casa e choram 2mil do arquiteto? Arquiteto deveria ser sinónimo de qualidade na construção, mas nem sempre ... Depois temos desrespeito pela arquitetura na fase de construção, não ao pelos empreiteiros mas também por alguns engenheiros
  3.  # 23

calinas anda mal acompanhado
    mesmo antes dos arquitectos serem só eles a fazer a arquitectura eu já trabalhava a dividir a meias com os engenheiros.
    agora em boa verdade tive anos e anos sob a impunidade e atraso da população em geral a trabalhar para engenheiros que nem 25% chegava a receber.
    enfim fico-me por aqui porque preso muito o trabalho dos engenheiros mas é melhor não andar muito para trás para não falar no que está mais e que mais diagnosticado de aberrações que se fizeram.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 24

Não percebo muito o seu tópico, mas quererá dizer que era daqueles arquitetos que assinava para projetos de Engenheiros ?
    É verdade aberracoes por aí não falta e geralmente são desenhadores técnicos e engenheiros.
    Casas cúbicas, sem gosto, casas com arcos e mais arcos telhados e telhadinhos, aquelas à que chamo casas patológicas,.
  5.  # 25

não calinas não , o que se passava é que arquitecto era coisa que não se usava, só os ricos mas depois devido a haver já muito licenciado em arquitectura mas num panorama em que quem já dominava o mercado e as mentes da população em geral eram os engenheiros. dai que um arquitecto acabava muitas vezes por trabalhar para os engenheiros ou seja passaram a ser os novos desenhadores. assim faziam arquitectura e por vezes desenhavam as especialidades mas quem tinha o cliente e recebia o grosso era o engenheiro.e havia outras realidades esta era apenas uma delas.
    hoje em dia anda ai muita gente a fazer arquitectura de caca mas de uma forma geral a coisa evolui, até mesmo a exigência dos clientes. já não se contentam com meia dúzia de riscos e depois com o empreiteiro logo se via. alias as camara e as leis também já exigem outra qualidade e rigor.
  6.  # 26

Há mundos dispares no nosso país. Já percebi.
    Por aqui o arquiteto desenvolve uma ideia, meia dúzia de riscos. No entanto acabo por ser eu a fazer um 3d mais detalhado possível, pois as plantas e alçados nem sempre conseguem fazer passar a ideia. Farto de ver pessoas quando a obra está em execução à dizer que não era assim que queriam, e os pormenores até estão bem claros no prj de arquitetura.
    Por aqui continuamos na mesma, pessoas querem prj de licenciamento é depois vê-se na obra.
    Talvez um dia trabalhemos juntos.
  7.  # 27

Pelos vistos callinas vivemos num Portugal diferente... Partilho a maior parte dos comentários do marco1..
    Relativamente aos honorários de engenharia... 1000€ para as especialidades de engenharia todas!!?! Alguma coisa está errada.
    Pelo menos o dobro... E coisa simples e pequena.
    Concordam com este comentário: RRufino
  8.  # 28

Sim, 1000 euros por tudo menos arquitetura.
    Três cópias impressas e CD formato digital
  9.  # 29

Mas isso só dá para, mal, para estrutura e águas esgotos de uma casinha...

Esses preços é para repetições de projectos...
    •  
      GMCQ
    • 30 agosto 2015

# 30

Colocado por: callinasSim, 1000 euros por tudo menos arquitetura.
    Três cópias impressas e CD formato digital

Tem q passar-me esses contatos pode ser q venha a precisar, cumps.
  10.  # 31

Esses valores, nem me sentiria bem em adjudicar projectos nesta ordem de valores.... não considero minimamente recompensador do conhecimento, horas e responsabilidade inerentes....
    Para ser sincero, tão barato, é logo excluído pela possibilidade de má execução e ou omissões. A engenharia necessita de tempo para projectar, lanear ( tal como a arquitectura, também), Não chega meter os dados no software e mandar imprimir... Não chega.

PS: Não estou a dizer que é o caso.
    Concordam com este comentário: marco1, marianapx
  11.  # 32

Também partilho de opinião similar à sua. Mas o argumento que ouço, é que os papéis só servem para gastar dinheiro e dar volta as burocracia da câmara. Com o que sobra compram um plasma . ;)
    Mas não deixa se ser engraçado e interessante , quando chega o inverno o Antónia diz que gasta muito dinheiro à aquecer a casa, já o Manel não gasta tanto. Adivinhem o resto.
    Concordam com este comentário: marco1
  12.  # 33

o outro não usa metade da casa, o outro já anda a fazer alterações, o outro esquece-se que um projecto bem pensado faz o que ele queria e poupa.lhe 10000€ em área de construção ( isto por baixo), o outro .....
    enfim não vamos comparar mentalidades que se "adequam" á zona, com o que é simplesmente correcto fazer.
    pode-se chamar evoluir.
    •  
      GMCQ
    • 30 agosto 2015

# 34

Colocado por: Pedro BarradasEsses valores, nem me sentiria bem em adjudicar projectos nesta ordem de valores.... não considero minimamente recompensador do conhecimento, horas e responsabilidade inerentes....
    Para ser sincero, tão barato, é logo excluído pela possibilidade de má execução e ou omissões. A engenharia necessita de tempo para projectar, lanear ( tal como a arquitectura, também), Não chega meter os dados no software e mandar imprimir... Não chega.

PS: Não estou a dizer que é o caso.
    Concordam com este comentário:marco1

A dizer n está de certeza, agora a pensar... tenho as minhas duvidas.

Mas sim tenho que dar a mão a palmatoria de concordar que o que as vezes soa mto barato, ou é pq é um engano e existe mta coisa omissa, ou pq n existe experiencia e o projeto pode cair em calamidade, e no final ja sabemos o resultado, o barato sai caro... Mas a verdade é que tb poderemos simplesmente pensar que o preço será bom por outros motivos.

Para quem trabalha na area e tem longos anos disto esse valor pode ser desmotivante e pouco compensador, mas se o praticam, e se existem pessoas que falam nisso é pq nem tudo pode ser mau.

E falando por mim, estou aberto a várias possibilidades, e no que toca a planear as vezes um plano b n chega, é preciso ter um c e as vezes um d... E é obvio que n descarto a possibilidade de trabalhar com alguem que me cobre esse valor em honorarios. ;-)
  13.  # 35

entretanto tenho a sensação que algo está novamente a descarrilar, ou seja veem-se plantas de arquitectura que me levam a pensar será que foram arquitectos que as fizeram?? se não foram quem as vai assinar? o que se passa afinal?? há por ai arquitectos do mais fraco que já se viu, ou anda gente a projectar e depois há arquitectos a por a cruz?
    que grande passo atras que isto tudo tem levado nestes últimos anos.
    •  
      GMCQ
    • 31 agosto 2015 editado

# 36

Mas marco1 numa coisa tem que concordar, o cliente é que tem que gostar do projeto.

Uma coisa é eu desenhar a minha casa (planta) e vc dizer que: ' sabe poupariamos mais assim... ou ganhavamos mais se ao inves de assim fosse desenhado desta forma...' , e eu dizer 'ok eu concordo tem razão', e a coisa anda pa frente com a garantia de um profissional na area.

Mas o que deve tar a acontecer é o contrário, os clientes fazem uns rabiscos, e o sr arquiteto assina, depois, lá está dá bronca...
  14.  # 37

GMCQ

nos meus projectos só avança se o cliente gostar e até ele gostar tudo é provisório.
    as pessoas tem DE METER na cabeça que o arquitecto é um profissional habilitado AO SERVIÇO do cliente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, A&J, GMCQ
  15.  # 38

Os arquitetos também tem de meter uma coisa na cabeça, o projeto não o projecto dá casa do arquiteto, mas sim da casa do cliente. Mais não digo pois essa discussão não é minha.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  16.  # 39

sim calinas, quem é que tem duvidas disso?? ao serviço do cliente não quer dizer isso??
    olhe só muito atraso hoje em dia é que pode justificar alguma aversão aos arquitectos, pelos custos já não há desculpa.
  17.  # 40

Colocado por: callinasOs arquitetos também tem de meter uma coisa na cabeça, o projeto não o projecto dá casa do arquiteto, mas sim da casa do cliente. Mais não digo pois essa discussão não é minha.

isto é a mesma coisa que dizer que os funcionários publicos não fazem nada, que os construtores são todos uns aldrabões, etc.
    As pessoas gostam muito de falar mal e generalizar.
    Eu conheço varios arquitectos e varias pessoas a projectar e construir, e nenhuma se queixa desse ponto em relação à arquitectura. Eu idem.

Claro que maus profissionais há em todas as areas, mas estes comentarios tipicos de meter uma classe toda no mesmo saco... enfim... necessidade de falar mal, mais nada.

e essa dos 1000 euros por projecto, quem defende sequer isso nem sei em que planeta vive. Faça as contas ao custo por hora, e veja se é possivel. Das duas uma: ou o arquitecto trabalha 10 ou 15 horas no projecto e pronto, ou então trabalha 500 ou 1000 horas e ganha 1 euro à hora (o que é muito digno, realmente, para sequer se defender tal honorário). Um projecto digno desse nome não se faz com 10 nem 20 nem 30 horas de trabalho.

0.0218 seg. NEW