Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Conforme o título da discussão indica, pretendo saber os diversos tipos de soluções para construção de moradias.

    Recentemente ao entrar na praça de portagens da ponte 25 Abril, reparei num Outdoor da empresa "Vector Houses", onde anunciavam um T2 com preço bastante apetecível. Ao entrar no site da empresa, verifiquei que têm várias tipologias desde T2 a T5, com diversos níveis de equipamento/acabamentos.

    Ao pesquisar um pouco mais sobre este novo tipo de construção (ou pelo menos para mim é novo..), não encontrei necessariamente respostas às minhas questões!
    Por ex. no site da empresa que referi, dizem que as paredes são de "painel vectorial".. mas não explicam o que é, e não encontro informações na net.

    Em uma das pesquisas que fiz, encontrei também a empresa "Modiko", que pelo que percebi as suas casas modulares são em sistema LSF... (será diferente do que a outra empresa faz?!)

    Ambas as empresas apresentam portefólio de vivendas já construídas, no entanto mais uma vez não encontrei nada sobre se os clientes estão satisfeitos se não..

    Não sou adverso a novos sistemas de construção, no entanto estas soluções são equiparáveis em durabilidade à construção tradicional em alvenaria?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Se está a pensar nesse tipo de construção por causa do preço...esqueça.
    Só quando existirem clientes para que uma empresa possa fazer casas em série, é que se conseguirá baixar os preços.

    Já existe muito tópico aqui no forum sobre casas modulares, é só pesquisar.
  3.  # 3

    Picareta,

    Do que encontrei o preço destas casas é inferior aos da construção em alvenaria... porque diz para esquecer?
    Dos tópicos que encontrei aqui no forum, nenhum é actual (2015) e como pelo que vi, já há várias casas modulares construídas em Portugal.. ninguém tem feedback de qualidade/durabilidade?
  4.  # 4

    Rui,

    Compare o preço M2 dessa casa, pode ser barata, e o tamanho? faça esse teste.

    Por exemplo como anunciado no site uma casa t3 por 65k com 90m2 dá uma média de 722,22 €/m2 não é barato.

    é muito habitual as pessoas comparem estes preços a outro tipo de casas com áreas bastante maiores.

    boa sorte
    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
  5.  # 5

    as vantagens não serão certamente pelo preço.
    deve comparar bem com outros casos.
    e tenha atenção ao que está excluído neste tipo de solução, nomeadamente tudo o que é arranjos exteriores (incluindo aterros e desaterros) que pode fazer disparar o preço.
  6.  # 6

    Colocado por: Rui_FerreiraDo que encontrei o preço destas casas é inferior aos da construção em alvenaria... porque diz para esquecer?


    eu pedi orçamento a modiko e ficava mais cara do que o meu orçamento para alvenaria. Aliás, ficava mais caro e com acabamentos bem inferiores ao que tinha previsto no mapa de quantidades em alvenaria.

    como já disseram, pode ate optar por uma modiko ou outra empresa modular, mas não seja pelo preço (eu pessoalmente depois de muito investigar, fiquei completamente convencido com a opção "tradicional").
  7.  # 7

    Colocado por: Rui_FerreiraDo que encontrei

    Então mostre lá o que é que encontrou.
  8.  # 8

    Colocado por: valtoresdepois de muito investigar, fiquei completamente convencido com a opção "tradicional").


    Valtores,

    Chegou a ver uma empresa - Livinwood - que fabrica casas com estrutura em madeira (tipo americano)?
  9.  # 9

    Colocado por: sousa tavares

    Valtores,

    Chegou a ver uma empresa - Livinwood - que fabrica casas com estrutura em madeira (tipo americano)?


    para dizer a verdade vi tanta coisa na altura que nem me lembro. Mas fui agora ao site e pelo que vi tambem não me agradou muito. Tem ar de bungalow. Em termos de madeira as unicas que considerei foram as treehouse e a modular system.
    Fui ver as treehouse e não gostei (embora tenham bom aspecto). Fui ver as modular system e fiquei surpreendido, são um verdadeiro luxo, mas não são para o meu bolso.

    Portanto para comprar um bungalow prefiro contruir em alvenaria, já que não há dinheiro para madeira da boa :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  10.  # 10

    A que vi no tal site da Vector Houses foi a T3 ARQ. STONE com 120m2, por 80mil€ ou seja dava 666,667€/m2.
    Não conheço preços para a construção tradicional... em média é quanto?
    Apenas conheço preços de vivendas já construídas com terreno

    Para vos enquadrar um pouco.. pois como disse não tenho grandes conhecimentos nesta área.
    Tenho um T2 (apartamento) que.. digamos que nunca gostei muito de apartamentos, e o objectivo é mesmo mudar para uma moradia a curto/médio prazo.

    As opções que tenho em mente são: (não liguem há ordem..)

    Opção 1) - Uma destas casas modulares.
    Editado: (Obriga a projecto, licenças etc)
    (Tenho terreno de 300 m2)
    Opção 2) - Construir a casa no método tradicional.
    (Obriga a projecto, licenças etc.. no entanto fica ao gosto da pessoa)
    (Tenho terreno de 300 m2)
    Opção 3) - Comprar uma casa já feita no método tradicional.
    (O que tenho visto são germinadas com 1º andar por serem mais baratas que as isoladas, no entanto há o problema de não saber como/se foi bem construída...)
    (Em média por 120/150 m2 pedem 160 a 180 mil Eur. já com terreno..)
    Opção 3) - Renovar por completo uma vivenda germinada com 40 anos e acrescentar 1º andar. A mesma está em bom estado de conservação, sem rachas, infiltrações, e já foi projectada para ser possível acrescentar um 1º andar de futuro.
    (Obriga a projecto, licenças, e ficará em condições?)

    Na vossa opinião, qual será a melhor opção ?
    O objectivo principal é não gastar muito dinheiro e ficar com uma boa casa, ou seja, com a venda do apartamento claro está tenho que por mais uns milhares, mas nunca algo exorbitante.. pois não quero ficar escravo de uma casa.

    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: Rui_FerreiraOpção 2)- Construir a casa no método tradicional.
    (Obriga a projecto, licenças etc.

    As casas modulares também obrigam a isso.
  12.  # 12

    Picareta,

    Tem razão! Tanto a Opção 1) como a Opção 2) obrigam a isso.
    Vou corrigir/editar
  13.  # 13

    está enganado quando pensa que uma casa modular não precisa de projectos e licenciamento.
    o processo é tal qual uma casa no método tradicional.
    embora essas empresas já vendam a coisa com o projecto mas o que se passa é que não é o projecto completo, com tudo incluído a implantação e arranjos exteriores tal como é exigido nas camaras.
  14.  # 14

    Colocado por: Rui_FerreiraT3 ARQ. STONE com 120m2, por 80mil€ ou seja dava 666,667€/m2.

    Esqueceu-se do IVA e das exclusões.

    Com iva dá 820€/m2.....o suficiente para construir uma moradia tradicional.

    Quanto às exlusões: faltam os electrodomésticos, roupeiros, sistema de aquecimento, arranjos exteriores, muros de delimitação do lote, portões automáticos, ... no final custará 1000€/m2, ou seja 120.000€.
    Concordam com este comentário: valtores
  15.  # 15

    vai chegar à conclusão que mais vale ir a um arquitecto e mandar construir da forma tradicional, do que se meter com essas empresas.
    Eu quando comecei a pensar em construir tambem pensei que tinha descoberto a polvora, e afinal chego a conclusão que é um engodo e um marketing mal fundamentado e pouco realista.
    Nada contra o sistema construtivo modular em si (embora em muitos casos pareça um pouco fragil), mas preço por preço, prefiro uma casa em tijolo.

    e ao menos assim tem um estudo dedicado em vez de um projecto pre-feito, pode pedir varios orçamentos a empreiteiros diferentes, etc.
  16.  # 16

    Obrigado pelas vossa ajuda, realmente acrescentando o IVA e tudo o resto que falta incluir na casa, o preço já não se torna "apetecível" como o Outdoor me fez crer!
    Assim excluindo este método de construção, que até parecia ter vantagens, mas já vi que acaba por sair +/- ao mesmo preço da construção tradicional, sendo a única vantagem o tempo de edificação, a vosso ver qual a opção menos dispendiosa?

    Opção 2) - Construir a casa no método tradicional.
    (Obriga a projecto, licenças etc.. no entanto fica ao gosto da pessoa)
    (Tenho terreno de 300 m2)
    Opção 3) - Comprar uma casa já feita no método tradicional.
    (O que tenho visto são germinadas com 1º andar por serem mais baratas que as isoladas, no entanto há o problema de não saber como/se foi bem construída...)
    (Em média por 120/150 m2 pedem 160 a 180 mil Eur. já com terreno..)
    Opção 4) - Renovar por completo uma vivenda germinada com 40 anos e acrescentar 1º andar. A mesma está em bom estado de conservação, sem rachas, infiltrações, e já foi projectada para ser possível acrescentar um 1º andar de futuro.
    (Obriga a projecto, licenças, e ficará em condições?)

    A título apenas de referência, um projecto junto de arquitecto fica +/- por que valores?

    Obrigado
  17.  # 17

    depende de tanta coisa que é impossivel alguem lhe dar uma resposta...

    moradias ja feitas pode ver na net o preço de uma que lhe agrade, ou numa imobiliaria.

    construção: preço do terreno (pode ver tambem na net um que lhe agrade) + preço da construção (800 euros por m2, pode ser menos mas tambem pode ser muito mais) + projectos de arquitecto e licenças da camara.

    Projecto de arq. ha muitos valores, mas pela minha experiencia rondam os 7 a 9.000 € com projecto de execução.

    Licenças da camara depende muito de cada camara... podem ser 500 euros ou 10.000 euros (ha diferenças abismais). Mas o normal será rondar os 2.000 a 3.000 euros.
  18.  # 18

    Colocado por: Rui_Ferreiragerminadas


    Geminadas é a palavra correta.
    Concordam com este comentário: valtores
  19.  # 19

    Colocado por: sousa tavares

    Geminadasé a palavra correta.
    Concordam com este comentário:valtores


    Casa geminada (lat. "gemini", gémeos)
    • S@ntos
    • 18 novembro 2015 editado

     # 20

    A todos os que criticam estas casas apenas dou um conselho desloquem-se ao escritório e falem com as pessoas responsáveis,
    Vejam com os vossos olhos as casas já construídas e não tirem conclusões sobre o que não sabem.
    Até parece k as casas de construção tradicional não têm problemas como humidades, rachaduras, mau isolamento, paredes salgadiças isto só para rir mesmo.
    Refiro me à empresa vector houses
 
0.0220 seg. NEW