Decidi abrir este tópico para quem me puder dar conselhos sábios sobre o eu e a minha esposa havemos de fazer futuramente.
Neste momento moramos num apartamento T2, a renda são 240€, já há 4 anos que estou neste apartamento. Feitas as contas já lá vão mais de 10.000€.
Eu e a minha cara metade temos 23 anos, casados desde os 19, estamos com ideias de comprar/ construir casa (ou continuar neste apartamento, se for vantajoso).
Temos várias opções:
1) Continuar a pagar renda e conseguir poupar uns trocos ao fim do mês
2) Construir casa de madeira na aldeia num terreno próprio (mas a 30min dos nossos locais de trabalho)
3) Comprar casa/ apartamento
Gostaria que me dessem a vossa opinião de qual seria a melhor hipótese e informações acerca de créditos à habitação (apenas temos poucas noções).
A da casa de madeira seria para construir na aldeia, num terreno próprio (800m2), já pedi orçamentos e por 30.000€ já se consegue uma V2 com +/- 80m2. Mais tarde pode fazer-se umas obras. Uma hipótese a considerar, mas com o "senão" de ficarmos a 30km dos nossos trabalhos.
Comprar casa é outro dilema, já discutimos a ideia de comprar apartamento/ moradia, chegámos à conclusão que preferimos moradia. Só que pelos preços que vimos, fica bem mais caro. A zona que estou a falar é Marinha Grande, se bem que poderemos ir para os arredores (Leiria/ Monte Real/ etc). Também pode acontecer comprarmos uma casa mais antiga e fazer as reparações.
Neste momento dispomos de 15.000 de capitais próprios, não devemos nada a bancos e possuímos 2 veículos. Não estamos a prever nenhum investimento de grande escala. O rendimento familiar são 1400€ e estamos a conseguir colocar mensalmente 300€ na poupança. Ao investirmos, não temos qualquer tipo de apoio financeiro por parte da família.
com essa idade um bom conselho é ir trocando de casa alugando e disfrutando do bom e das vantagens de cada uma delas e ir poupando dinheiro. nada como ter um bom pe de meia disponível, o futuro é muito incerto.
concordo com o marco1, ainda são muito novos para darem esse passo.
deixem vir os filhos e depois quando "fecharem a loja" já ficam com uma ideia melhor do tipo de casa que precisam.
posso dar o meu exemplo, casei aos 28, vivo à 9 anos numa casa alugada e só agora aos 37 é quem penso em comprar/construir casa. Tenho dois filhos (um casal), pelo sei que preciso de 3 quartos, e mais um escritório devido ao meu trabalho. a vida aos 37 é diferente da vida aos 23. Se conseguem fazer uma poupança, continuem assim, aproveitem a vida antes de vir os filhos e depois pensem em comprar casa.