Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Queria pedir a vossa ajuda, para me ajudar a decidir, qual o melhor e mais adequado isolamento acústico, para o meu caso.
    Pois bem, possuo uma moradia, a qual, quando foi construída, decidiu-se não fazer laje de betão (na cobertura), optando por colocar travejamento de calha em ferro, colocando sobre este, xps de 5cm e manta térmica de alumínio. Seguidamente, foi colocado travejamento para a telha e respectiva colocação da mesma (telha lusa). Pelo interior, foi feito tecto falso em pladur.
    O meu problema, é que não foi colocado nenhum tipo de isolamento acústico (que deveria ter sido colocado sobre o tecto falso), e quando há muito vento, torna-se incómodo. Agora, tenho que retirar a telha, a manta e o xps, e colocar sobre o tecto falso, o respectivo isolamento acústico. É aqui que surgem as dúvidas, o que recomendam??? Lãs minerais (vidro e rocha)??? Cortiça??? Outro tipo de isolamento, que eu desconheça???
    Sei que existem muitas discussões relativamente às lãs minerais, sobre os efeitos nocivos na saúde ( infelizmente haverá sempre algum contacto com este material, através do alojamento das luzes...), o que acham??
    Relativamente a custos, as lãs são mais económicas, mas existe sempre o problema de serem prejudiciais à saúde (atenção que esta afirmação é baseada no que tenho lido sobre o assunto). A cortiça, por outro lado, é extremamente cara, e não queria despender uma pequena fortuna...
    Por favor, dêem as vossas opiniões.
    Obrigado!
  2.  # 2

Já deu a resposta a si próprio. A cortiça é 5 vezes mais cara que a lã.

Eu pessoalmente sou 100% contra a aplicação de XPS e/ou EPS nas coberturas precisamente porque não isolam acústicamente.
    A casa até pode ficar numa aldeia desterrada do meio do nada, mas o barulho da chuva a cair e o barulho do vento incomodam sempre.

Tendo em conta que o preço da lã é praticamente idêntico ao do XPS e do EPS (excepto para ETICS), não vejo qualquer mais valia no EPS/XPS, expecto talvez a rigidez do material, mas isso é um "não problema" se o aplicador da lã souber o que está a fazer.

Os aplicadores gostam muito de usar XPS e EPS porque ficam sempre estanques e fixos, enquanto que para que a lã fique estanque e fixa é preciso técnica e habilidade que nem todos têm.
    Concordam com este comentário: Idealiving
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dicemaster
  3.  # 3

Boa noite!
    Grato pelo seu comentário Senhor marcoaraújo , mas continuo com o mesmo dilema, que é o facto das lãs serem prejudiciais à saúde... O que acha sobre isso????
    Sei que existe isolamento acústico à base de fibras de côco, mas não sei onde se comercializa, nem o seu custo...
    Qualquer comentário, é bem vindo!
    Obrigado!
  4.  # 4

Colocado por: dicemaster
    Sei que existe isolamento acústico à base de fibras de côco, mas não sei onde se comercializa, nem o seu custo...

A empresa que conheço que vende ambos é a Amorim Isolamentos. Pode ver aqui os produtos (cortiça e coco):

http://www.amorimisolamentos.com/produtos/

Eles não vendem directamente ao público, mas contacte-os e eles recomendam os aplicadores oficiais da sua zona.

Na zona de Leiria foi-me recomendado a Termipol (http://www.termipol.pt)

Eu estou a fazer uma reconstrução e no sistema ETICS coloquei cortiça. Vamos a ver se justifica a diferença....
    Concordam com este comentário: dicemaster
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dicemaster
  5.  # 5

Colocado por: Anonimo16062021
    Qual é a marca do ETICS,pode-se saber?
    Concordam com este comentário:dicemaster

Não sei se lhe consigo responder, mas a cortiça é da Corticeira Amorim e as massas usadas são Weber.
  6.  # 6

Existem outras soluções mais eficientes, termica e acusticamente: a espuma projectada de baixa densidade "Icynene".

Veja um exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=Zo3Sb7b3pCc
  7.  # 7

Esta espuma concretamente não dá porque é macia e flexivel (8 Kg/m3). Mas a outra ref em espuma rigida (40 Kg/m3) projectada penso que deve ser uma solução interessante.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 8

O que diz nos sacos?

Em modo de brincadeira, os sacos dizem Weber.... :)

O que está a ser usado é weber.therm pro.
  9.  # 9

Colocado por: Mariana AraujoEsta espuma concretamente não dá porque é macia e flexivel (8 Kg/m3). Mas a outra ref em espuma rigida (40 Kg/m3) projectada penso que deve ser uma solução interessante.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

É uma solução interessante mas como se controla a aplicação?
    Enquanto umas placas de EPS tu controlas a espessura e a colocação, no projetado não.
    • Wally
    • 8 setembro 2015 editado

# 10

Colocado por: Anonimo16062021Eu não acredito,é só malabaristas.. o que devia ser usado era o weber.therm kal (ETA 15/0085) e não o weber.therm pro

O weber.therm pro está a ser usado para colagem das placas de cortiça, não para o barramento.

E, para a colagem, é o aconselhado pela Weber (pelo que vi aqui).

Vamos a ver o que vão colocar como barramento final...

Pelo que está no documento, o therm.pro também é aconselhado para barramento final.
    • Wally
    • 9 setembro 2015 editado

# 11

Eu bem digo,ha pessoas que gostam de ser enganadas e é bem verdade.O que consta na ETA do sistema weber.therm natura (cortiça) é o weber.therm kal,seja para colagem ou barramento das placas e nao o weber.therm pro

Limitei-me a analisar a ficha técnica da marca:

weber.therm natura

Edit: Tive de editar o documentário porque não me aparecia a imagem.
      weber_therm_natura.jpg
    • Arcade
    • 9 setembro 2015 editado

# 12

ver anexo I
    ficha técnica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wally
  10.  # 13

Colocado por: Arcadever anexo I
    ficha técnica
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Wally

Obrigado, Arcade, pela informação.

Pelo que vi, a Avaliação que disponibilizou é de 2015 e a Ficha Técnica que está disponível no site da Amorim é de 2012....

Vou ver com o aplicador se pelo menos a camada de revestimento pode ser aplicada a correcta.

0.0202 seg. NEW