Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Gostaria que me ajudassem numa questão: sou filho único, o meu pai tem um terreno que pretende vender pois há um comprador interessado. Neste caso ele vai doar-me todo o dinheiro realizado nesse negócio.

Qual será a melhor maneira para minimizar os gastos com impostos e etc: receber essa verba como forma de doação do meu pai ou passar o terreno para meu nome e ser eu a fazer o negócio?

Obrigado e cumprimentos
    • FFAD
    • 1 setembro 2015

# 2

posso estar a dizer uma asneira mas mais vale abrir uma conta conjunta e colocar lá o dinheiro...

quanto menos burocracias melhor!
    Concordam com este comentário: nielsky, callinas, karveira
  2.  # 3

É o melhor, conta conjunta, dois titulares.
  3.  # 4

Posso estar a dizer uma asneira mas tenho ideia que conjuge e descendentes não pagam impostos sobre doação de bens
  4.  # 5

Colocado por: hfviegasPosso estar a dizer uma asneira mas tenho ideia que conjuge e descendentes não pagam impostos sobre doação de bens

Pagam 0,8% de Imposto de Selo + 150 de escritura + 250 do registo predial..
  5.  # 6

Colocado por: hfviegasPosso estar a dizer uma asneira mas tenho ideia que conjuge e descendentes não pagam impostos sobre doação de bens

Pelo menos em imóveis é necessário, ter o Imóvel durante 2 anos após a escritura de doação, senão tem de pagar mais valias. ou pelo menos era assim até a uns 3 anos atrás.
  6.  # 7

Para um resposta correcta é necessário:

Data de aquisição do terreno.
    Valor de aquisição.
    Valor fiscal actual.
    Valor de venda.

Só depois de obter estes dados é possível dar-lhe uma resposta concreta.

0.0104 seg. NEW