Iniciar sessão ou registar-se
    • pilav
    • 10 abril 2009 editado

# 1

boa tarde alguem me sabe explicar,de quanto é a percentagem sobre o orçamento de chave na mão, para mão de obra.
  1.  # 2

Vai ter de especificar um pouco melhor.
    Orçamento chave na mão de quê?
    Mão de obra de quê? É que, por exemplo no caso de construção, pode ir (exagerando) desde arquitecto até motorista de autobetoneira.
  2.  # 3

Caro sr Luis por ex. orçamento do construtor para a moradia 510 euros pronta a habitar,a minha pergunta é quanto é para materias % e para mão de obra.
  3.  # 4

510 euros o m2 claro
  4.  # 5

5.  # 6

foi atitulo de ex
  6.  # 7

Mas a mão de obra DE QUEM?
    Se você está a falar em mão-de-obra do construtor, tanto pode ser ZERO (se ele subempreitar todos os trabalhos), como outra coisa qualquer. Depende da mão-de-obra própria que o construtor colocar nessa obra!

Eu já fiz obras em que a única pessoa da minha empresa envolvida era eu próprio (0% de mão de obra de operários da empresa)!
    Mas como na empresa já tive uma carpintaria (onde fazia desde as portas interiores até às cozinhas), uma serralharia (de alumínio e de ferro), electricista, canalizador, pedreiros, estucadores e pintores, a mão de obra da minha empresa podia cobrir quase tudo (talvez uns 60% de mão de obra)!

Se o que você quer saber é o total de mão-de-obra incorporada na construção de uma casa, isso é diferente.
    É só filosofarmos um bocadinho... :-)
    Veja, por exemplo, «Fornecimento e montagem de caixilharia de alumínio com vidro duplo». Qual a percentagem de mão-de-obra na extracção do bauxite (ou lá o que é) das minas no Zaire? e na execução dos perfis de alumínio? e na produção, corte, transporte e montagem do vidro duplo? etc.?

Portanto, em resumo, uma casa é práticamente só:
    - MÃO DE OBRA
    - MATÉRIA PRIMA (minérios, barros, areias, etc.)
    - ENERGIA para transformar os materiais.
    Estes dois últimos existem na Natureza e o valor depende, em parte, da oferta e procura e, outra parte... da quantidade de mão de obra necessária a extraí-la.

No limite, se a oferta (desses materiais de fontes de energia) fosse infinita e a procura quase nula, a construção de uma casa teria 100% de mão de obra. :-)
  7.  # 8

Sr.luis obrigado pelo esclarecimento e o tempo que lhe tomei
  8.  # 9

Boas
    Penso que estao a complicar, o que o(a) pilav quer saber, penso eu, num orcamento de uma moradia chave na mao de por ex. 1000€ m2, o que é que faz
    parte da mao de obra ( trabalho na moradia) e o que faz parte dos materiais.
    Por ex. caixilharia , para o orcamento da moradia só conta como material ( é obvio que por traz da caixilharia esta muita mao de obra , mas em termos de orcamento da mesma " nao conta" , outro ex. pavimento flutuante , temos o preco do material + a aplicacao , aqui sim ja conta...
    Se calhar compliquei ainda mais...
    cumps
  9.  # 10

Afirmativo nbasto
  10.  # 11

é o seu ponto de vista que eu respeito.
  11.  # 12

veja , se adquirir um kit de uma aeronave e recorrer a uma empresa de montagem e construção de aeronaves,era pagar X de mão de obra para montar o respectivo kit,valor do kit 60%+40% de montagem=aéronave a voar.Era a isto que eu me referia referente a uma casa.Todos os materias,mais a despesa de aplicação dos mesmos que finalmente dará a casa contruida.
  12.  # 13

Pilav

Esta malta complica à brava.

Habitualmente numa construção temos 2 tipos de custos. Os que pagamos para alguém fazer tudo (as subempreitadas) e aqueles em que compramos os materiais e pagamos a mão de obra. Se mão de obra é da empresa ou externa (trabalho temporário por ex), são pormenores.

No quadro que lhe deixei, em 262.000€ temos:
    Subempreitadas: 79.000€ (30%)
    Materiais: 125.000€ (48%)
    Mão de obra: 58.000€ (22%)

(os 52.000 que faltam para os 314.000, são o lucro: 20%)

O que o Luis quer dizer é que estas percentagem variam de empresa para empresa e de obra para obra. Algumas vezes conseguimos sub empreitar tudo, outras não subempreitamos nada. Os percentagens são para o meu caso e no caso do Luis, já serão diferentes.

Respondendo à sua pergunta em termos puramente teóricos: A Mão de obra vale 40 a 50% na construção tradicional, Se for na reabilitação vale 80%
  13.  # 14

obrigado paulo correia recorri ao avião por motivos óbvios
  14.  # 15

Por ser uma **** voadora? ;-)
  15.  # 16

Ok luis percebi perfeitamente,é que em conversa com um empreiteiro,achei muito a percentagem por ele falada ,uma vez que nem a carpintaria de limpos nem os aluminios ele acentava,eram por conta dos ( carpinteiro,serrralheiro), neste caso falava em 60%.
  16.  # 17

Para todos uma Páscoa Feliz
  17.  # 18

Caro pilav,
    Acontece muitas vezes (se, por exemplo, o cliente fornece mosaicos e azulejos, louças e torneiras) que os trabalhos restantes (pedreiro/ladrilhador, estucador, pintor) têm muito mais mão de obra que material (areias, cimentos, tijolo, gesso, tinta).
    Mas, como diz o Paulo Correia, isto é não considerando os trabalhos feitos por subempreiteiros (carp. serralh. electr. canaliz. avac, cozinha, etc. etc.).

Um trabalho típico de «conservação de fachada» (montar andaime, picar, rebocar, pintar, desmontar andaime), pode ter mais de 80% de mão de obra - pelo que, se for em prédio de habitação, entra na situação prevista na lei em que se pode cobrar a totalidade da factura com 5% de IVA.
  18.  # 19

Boa tarde
    Como as minhas duvidas têm a ver com este tema, aproveito para perguntar o seguinte:
    Pedi três orçamentos para um projecto de reconstrução /ampliação de uma casa rústica (50 m2 existem e pode ampliar-se em 30m2)
    Dois empreiteiros já apresentaram um valor, aliás muito rapidamente, se bem que ainda não tenha o orçamento descriminado. Neste momento , não faço ideia de quais os materiais que eles incluiram ,por exemplo portas e janelas, sanitários, pavimentos, etc.
    A pergunta em concreto é a seguinte: é aconselhável pedir um orçamento chave na mão e aí não sei bem que tipo de materias estão a incluir ou pedir um orçamento em que sou eu a fornecer os materiais tais como pavimento , torneiras, portas, janelas, sanitários, isto é material de acabamentos, porque neste caso permite-me saber exactamente quais os preços e controlar os custos destes materiais e quanto me levam pelo resto.
    Obrigada
  19.  # 20

Nem uma coisa nem outra.

Deve pedir um orçamento descriminado aos empreiteiros, em que estes especifiquem exactamente aquilo que estão a propor. Calor que ajudará muito se você definir o que quer. Ai o seu arquitecto/a será uma ajuda preciosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elsayahoo

0.0137 seg. NEW