Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Aqui fica a minha impressão sobre o tema.

Já tive hipótese de ir viver para Madrid e ter um salário 5 vezes superior ao salário mínimo em Portugal (naquela altura).
    Já estive com permanência em Lisboa mesmo no centro e passei por uma crise de ansiedade enorme.
    Nasci em Barcelos e já vive em três locais diferentes. Mesmo dentro de Barcelos as diferenças são enormes, nuns sitios temos quase tudo nos outros não temos nada. Neste momento que estou a escolher um novo local onde irei construir destaco os pontos importantes:
    - localização / valorização / acessibilidades;
    - distância ao posto de trabalho;
    - exposição solar;
    É fantástico estar a 15 minutos da praia e a 45 minutos do gerês
  2.  # 82

O importante é essencialmente sentir-se bem no sítio onde vai escolher para viver.
  3.  # 83

Vivo na cidade, mesmo ao lado do parque da cidade num apartamento, mas vou mudar para a aldeia onde estou em processo de construção.
    Na cidade posso ir a pe a todo o lado, posso ir ao parque da cidade que tem um rio, mas pago muito de renda por o predio ficar a 10 metros do parque. Alem disso ir às compras e levar tudo de elevador é uma seca .para ir ao correio tenho de descer no elevador, para apanhar sol ao ar livre nao basta abrir a porta, tenho de descer no elevador . Carregar moveis, sacos de batatas e espaco para arrumos é um stress .
    Na aldeia , é a 5 Km da cidade, vejo a cidade porque é num alto, tem fibra na minha zona, o terreno tem 1160 metros , quando tiver filhos estes podem brincar à vontade, posso ter um cao de grande porte. Tem campo de futebol a 500 metros . Posso fazer na aldeia as pequenas compras . Se precisar que o vizinho olhe pela casa e de de comer ao cao é na boa. A escola primaria é a 30 metros . A agua é de borla de um furo . Mas se quiser ir às piscinas ou para a escola secundária tenho de ir de carro mas na minha cidade as filas no transito levam no maximo 10 minutos e apenas 8h30 e as 18h, por isso até é na boa. O hospital fica a 6Km da minha futura casa, por isso também esta bem . Alem disso a casa vai ser terrea , sem escadas e posso guardar os carros dentro d muros, facilitando a lavagem e a aspiração dosmesmos.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  4.  # 84

Sempre vivi no campo e vou mudar para a cidade, esta diferença na distancia de 7km. Moro em Setúbal e não há nada que goste mais do que rumar até ao Alentejo, costumo ir para Mértola uns dias e é simplesmente fantástico, no entanto acho que não conseguia morar lá. Ao fim de algum tempo acho que me sentia limitado e acabava por rumar a um centro urbano mais movimentado.
    Concordo com o C. Lobo quando diz que o importante é sentirmo-nos bem no sitio que escolhemos.
  5.  # 85

Para mim o ideal é morar no campo mas com excelentes acessos à cidade, supermercados, etc.
    Concordam com este comentário: eu, treker666, sousa tavares, C. Lobo
  6.  # 86

com alguns testemunhos de aqui acho que estou a fazer casa no meio paraíso.
    aldeia ,super mercados 5 minutos. centro da cidade 3 minutos, escolas 300 m ,hospital 5 minutos o da minha cidade ,próximo 10 minutos .campo de futebol 100 m.tenho uma irma na cidade e pequena e diz que esta farta dos apartamentos..
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  7.  # 87

Colocado por: jorgand farta dos apartamentos..

Acho que é essencialmente isto: o que representa a vida na cidade versus a vida na aldeia.
    Vida de cidade basicamente é movimentada duma forma que chega de facto a cansar. Nem sei se serà uma questão de falta de tempo, penso que é tudo junto : o sentimento de se viver "encaixotado" em zonas residenciais que se tornam muitas vezes dormitórios, o trânsito, a quantidade de gente em todo o lado..o passeio quando està mau tempo ao shopping mais próximo, o horário das 9 às 5 ou 6 ou 7 na semana de trabalho, são o que torna a vida da cidade claustrofóbica, mais do que a falta de espaço ou de calma que existe na aldeia é o conseguir resistir ao modus vivendi para não se ser carneiro parte do rebanho citadino, com um vida que imita a de toda a gente. . feita de movimentos quase mecânicos.
    Eu fugi a bater com os pés no rabo, tanta era a pressa, do dormitório para a aldeia mais próxima, são 3 meros km mas que fazem toda a diferença na forma de eu e a minha família estarmos e olharmos a vida!
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  8.  # 88

Colocado por: CMartin

Acho que é essencialmente isto: o que representa a vida na cidade versus a vida na aldeia.
    Vida de cidade basicamente é movimentada duma forma que chega de facto a cansar. Nem sei se serà uma questão de falta de tempo, penso que é tudo junto : o sentimento de se viver "encaixotado" em zonas residenciais que se tornam muitas vezes dormitórios, o trânsito, a quantidade de gente em todo o lado..o passeio quando està mau tempo ao shopping mais próximo, o horário das 9 às 5 ou 6 ou 7 na semana de trabalho, são o que torna a vida da cidade claustrofóbica, mais do que a falta de espaço ou de calma que existe na aldeia é o conseguir resistir ao modus vivendi para não se ser carneiro parte do rebanho citadino, com um vida que imita a de toda a gente. . feita de movimentos quase mecânicos.
    Eu fugi a bater com os pés no rabo tanta era a pressa do dormitório para a aldeia mais próxima, são 3 meros km mas que fazem toda a diferença na forma de eu e a minha família estarmos e olharmos a vida!

Vai dai eu ser um "fan" do estilo de vida dos Ingleses, conseguem ter o melhor dos 2 mundos.
  9.  # 89

O ideal é viver numa cidade pequena. Há sítios para estacionar com facilidade, há segurança nas ruas, há serviços essenciais, escolas, hospital, centros de saúde e não há stress. Não há poluição, conhecemos e somos amigos dos vizinhos, há bons restaurantes e esplanadas. Não há stress e há um repuxo no meio do rio _:)). Uma maravilha a minha cidade!
    AH! É verdade, temos campeonatos internacionais aqui.
  10.  # 90

Colocado por: MonstroVai dai eu ser um "fan" do estilo de vida dos Ingleses, conseguem ter o melhor dos 2 mundos.

Pode explicar??
  11.  # 91

Colocado por: Sabrinahá um repuxo no meio do rio

Mirandela?
  12.  # 92

Lol Siiiiimmmm!!

Muita famosa a minha cidade_::))
  13.  # 93

Colocado por: sousa tavares

Pode explicar??

Esquecendo um pouco a parte nova que é uma grande área Metropolitana é tudo baseado em edifícios mais pequenos, edifícios com cerca de 2, 3 inquilinos, muitos espaços verdes, quase que há um jardim em cada esquina, facilidade nos transportes. É esta a perspectiva com que fiquei das poucas vezes que visitei.
  14.  # 94

Colocado por: SabrinaMuita famosa a minha cidade_::))

Só por causa das alheiras ;)
    •  
      jorgand
    • 9 fevereiro 2016 editado

# 95

EU quando estou em Portugal de ferias estou uns dias na minha terra (fafe)e dias na terra da mulher (chaves) .
    tanto numa como noutra estamos perto do centro das cidade , 2 -3 km mas de um sitio para outro e uma diferença muito grande .no modo de viver e estar perto de tudo ,em fafe a mais quantidade de serviços ,mas em chaves e outra qualidade ,ate na gente pareçem -me melhores pessoas .
    tenho amigos que me dizem estar fartos de tanta monotonia .e como tudo tem que haver uma meia medida
    ..
    • r.v
    • 9 fevereiro 2016

# 96

por isso que adoro a minha terra, temos tudo perto, braga a 20minutos e viana igual.
  15.  # 97

Colocado por: MonstroEsquecendo um pouco a parte nova que é uma grande área Metropolitana é tudo baseado em edifícios mais pequenos, edifícios com cerca de 2, 3 inquilinos, muitos espaços verdes, quase que há um jardim em cada esquina, facilidade nos transportes. É esta a perspectiva com que fiquei das poucas vezes que visitei.

Está a falar de que cidade? Não me parece que os ingleses vivam como diz...
  16.  # 98

Como estão as coisas Vicente? Já há mais novidades?
  17.  # 99

Colocado por: sousa tavares

Está a falar de que cidade? Não me parece que os ingleses vivam como diz...

falo em arredores de Londres, pelos vistos ando um bocado iludido.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  18.  # 100

Colocado por: Anonimo09092021Eu vou construir casa neste ano e vou deixar o meu apartamento com esta vista da sala...

Para um apartamento até tem uma vista tranquila e muito natural.

0.0290 seg. NEW