Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Todos nós temos um pouco para contar do local onde moramos, regra geral todos gostam das suas origens, mas nem sempre moramos onde gostaríamos, ou por este ou por aquele motivo...
    Decidi abrir esta discussão a fim de cada um defender o melhor local para se viver, aldeia, vila ou cidade, Portugal ou Estrangeiro.
    Quais os prós e os contras de cada local, será que vamos chegar a algum consenso?
    Partilhem os vossos locais de eleição sejam eles uma referência local ou não.
    Será que no fim alguém vai querer mudar de casa?
    Vamos à discussão:-)
  2.  # 2

Eu cá adoro a aldeia pois já tive a experiência de viver temporariamente na cidade, e digo que não trocaria a aldeia pela cidade.
    Resido numa aldeia do concelho de Tábua, sopé da Serra da Estrela.
    Prós:
    Sinónimo de tranquilidade e qualidade de vida.
    Ar puro; paisagens naturais; silêncio nocturno; acordar com os passarinhos; o calor da lareira no inverno; lugar para estacionar o carro sem ter de o procurar, e no fim nao ter de pagar parquimetro e dar uma moedinha para o arrumador do costume; sem filas de trânsito sinónimo de ter mais tempo disponível; ter oportunidade de cultivar algo e ter uma alimentação mais saudável, ober uma casa própria ou alugada a um preço bem mais acessível.

Contras:
    Toda a gente se conhece na aldeia por vezes pode ser bom, mas por outras aquilo que queremos que seja pessoal torna-se público e em pouco tempo toda a aldeia sabe que saímos à noite e chegámos de manhã ou seja as pessoas metem-se na vida umas das outras quer seja para o bom, mau ou má língua.
    Ausência ou escassez de transportes públicos; cuidados de saúde exigem que a pessoa tenha de se deslocar por vezes dezenas de km para ter uma simples consulta ou fazer um simples exame; a distancia de um centro comercial por vezes pode ser considerável; pouca oferta e diversidade de trabalho; em alguns locais a falta de rede móvel pode deixarnos sem comunicações móveis ou internet, Em alguns locais as acessibilidades são poucas ou difíceis...
    Concordam com este comentário: cinderela
  3.  # 3

Creio que uma família residente na aldeia consegue com 1000€ mensais ter uma vida mais tranquila do que as que contam com 1200€ na cidade.
  4.  # 4

Sou apologista de viver aldeia/vila, mas perto da cidade. Desta forma, usufruímos das vantagens que referiu e atenuamos bastante algumas das desvantagens que possam existir, sendo que algumas das que referiu não sofro sequer delas onde vivo (Azeitão), exactamente, porque acabo por estar perto de cidades (Setúbal, Lisboa, etc)
    Concordam com este comentário: miguelg, 21papaleguas, C. Lobo, sfamoreira
  5.  # 5

Cidade. Adoro o anonimato das grandes cidades. Sair de casa sem o risco de encontrar alguém conhecido. Delicioso.
  6.  # 6

Cá vou então... Eu alinho também em viver numa vila junto à cidade. A verdade é que é óptimo combinar o descanso de viver num meio mais pequeno com a proximidade a todos o tipo de serviços, sem descurar as oportunidades profissionais. Pessoalmente já tive oportunidades para ir viver para o estranheiro, mas prefiro mesmo o nosso canto. Se pudesse escolher um local para viver (sem falar em disparates a nível de preços) escolheria Queijas.
  7.  # 7

Colocado por: ItalianoCidade. Adoro o anonimato das grandes cidades. Sair de casa sem o risco de encontrar alguém conhecido. Delicioso.

Consigo ter/fazer isso na pacatez da cidade onde vivo. É uma cidade mas tem a tranquilidade de uma aldeia.

Já estão a ver do que gosto...
    Concordam com este comentário: asgrande
    • zeto
    • 1 setembro 2015

# 8

Colocado por: C. LoboCreio que uma família residente na aldeia consegue com 1000€ mensais ter uma vida mais tranquila do que as que contam com 1200€ na cidade.

https://forumdacasa.com/discussion/20652/56/viver-em-portugal-com-1000-euros/#Item_13
  8.  # 9

Cidade. Para mim as oportunidades surgem mais nos grandes centros. Para além disso, na aldeia há pouca informação, poucas atividades culturais, etc.
    Para comprar uma simples revista de arquitetura é preciso ir à cidade. Gosto de ir à aldeia, mas por pouco temo porque fico cheio de tédio.

Cumprimentos
    • zeto
    • 1 setembro 2015 editado

# 10

Colocado por: Costa Martins arq<

de tédio.

O que é que quer dizer isto
  9.  # 11

Quer dizer que fica chateado, ou lá como vocês dizem quando estão entediados.
    Concordam com este comentário: zeto
  10.  # 12

tédio

té.di.o
    [ˈtɛdju]
    nome masculino
    1. enfado; aborrecimento; fastio

Fonte: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa
    Concordam com este comentário: zeto
  11.  # 13

Vivo na aldeia / vila do interior mas tenho ainda algum suporte que me permite ir à cidade de vez em quando a 100 km
    Então;
    - tenho de fazer 100 km para ir a um pediatra a sério para os meus filhos. Na minha vila só existem médicos de família onde uma amigdalite virica é igual a uma bacteriana, e só sabem receitar antibiótico. Para quem não sabe, dar antibiótico a uma criança quando não é preciso é do pior. Diagnosticar gastrite quando não são, também não é nada bom.
    - gostava de poder comprar salmão a 4 euros o kg, quando na minha vila é a 12 o kg.
    - gostava de sair à rua e comparar está ou aquela revista, este ou aquele brinquedo que o meu filho viu na TV.
    - gostava de poder fazer compras nas promoções e saldos.
    - gostava de poder escolher a creche para os meus filhos
    , e não só uma apenas onde os responsáveis são uma cambada de insultos mal formados e incompetentes
    - gostava de poder escolher os pneus mais adequados para o meu carro, a preços decentes.
    - gostava de meter gasolina a um preço digno
    - gostava de pagar 22 euros por um creme quando tenho de pagar 29
    - gostava de poder pagar 14 euros por uma lata de leite em vez de 19
    - gostava de comprar atum em lata a 57 cent em vez de 90 cent
    - gostava de fazer compras no supermercado em promoção

Por isso dizerem que na aldeia se você muito melhor com 1000 que 1200 na cidade, pois depende da aldeia e da cidade.
    Concordam com este comentário: nielsky
  12.  # 14

Colocado por: C. LoboEstrangeiro
    `
    Se me fosse possível, era a minha primeira escolha.
    Local escolhido? Inglaterra, mas não londres.
  13.  # 15

Vocês e a Inglaterra, vêm os ingleses para cá, pois lá há pouco sol , e vamos nos para lá.
  14.  # 16

Colocado por: callinasVocês e a Inglaterra, vêm os ingleses para cá, pois lá há pouco sol , e vamos nos para lá.

São gostos.
    Eu não ligo nenhuma a praia e sol,... prefiro o campo.
  15.  # 17

Não refiro praia e sol. Refiro-me a sol independentemente do local
  16.  # 18

...escolheria Queijas.
    Onde fica Queijas?
  17.  # 19

Colocado por: C. LoboOnde fica Queijas?
    Concelho de Oeiras
  18.  # 20

Colocado por: C. Lobo...escolheria Queijas.
    Onde fica Queijas?

Concelho de Oeiras

0.0274 seg. NEW