Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: calomEstou a pensar remodelar a casa; preciso algo da câmara para puder beneficiar da taxa reduzida na mão-de-obra que agora é 6%?
    Não.

Ou basta que o pedreiro, serralheiro, carpinteiro, etc... passe as facturas indicando já o iva a 6%?
    Sim. Desde que estejamos a falar de mão-de-obra.
  2.  # 42

Colocado por: Luis K. W.
    Ou basta que o pedreiro, serralheiro, carpinteiro, etc... passe as facturas indicando já o iva a 6%?
    Sim. Desde que estejamos a falar de mão-de-obra.

e cuidado com as descrições das facturas, deve ser bem explicito o tipo de serviço efectuado e que o valor de deve somente à mão-de-obra... uma vírgula ao lado basta para o fisco cair em cima ;)
  3.  # 43

Obrigado a ambos pelas informações! :)
  4.  # 44

Tópico interessante...

Não vou discutir a questão moral "da coisa". Cada um sabe de si!

Mas relativamente ao IVA, vejo aqui falar-se em facturas e facturas. Isso é quando é empreitada ou não?
    Se eu construir uma casa "chave na mão" eu não tenho de ter facturas, eu tenho de er uma factura final e pronto! Se essa factura for do total valor que eu dei ao empreiteiro, qual é a minha "questão" com as finanças?

Paguei X ao empreiteiro!
    Tenho uma factura desse X!

Se o empreiteiro meteu iva a 5% a 21% ou a 100% é lá com ele!

Ou estou a ver alguma coisa mal?
  5.  # 45

Colocado por: Hugo RSFSe o empreiteiro meteu iva a 5% a 21% ou a 100% é lá com ele! Ou estou a ver alguma coisa mal?

Está.

1. As facturas têm de ser passadas relativamente aos trabalhos efectuados durante um determinado período (MÊS), ou à medida que os pagamentos são feitos (os "adiantamentos" estão sujeitos a IVA).

2. Se o orçamento for de «X» aéreos sob o qual incide o IVA legal em vigor, e se ele cobrar 100% de IVA, das duas uma: o você paga o dobro, ou ele entrega a totalidade do que receber ao Estado. Eu voto na primeira, mas são ambas inviáveis. :-)
    Os orçamentos, normalmente, mencionam : « + IVA ».
    Aliás, com a mudança de taxa de I.V.A., todas as obras ficaram, de um dia para o outro, 1% mais caras.

3. Você PRECISA de todas as facturas de obras porque no dia em que vender a casa terá de pagar imposto de MAIS-VALIA sobre a diferença entre o valor de venda e o valor de custo.
    A não ser que, no dia em que vender a casa, esteja a pensar entregar ao Estado uns 30% do valor da venda ...
  6.  # 46

Não percebo como isso pode ser assim, mas já nada me espanta...

Então eu contrato um serviço e tenho de ter facturas "intermédias"?
    Quando eu compro um carro, não tenho uma factura das rodas, uma das portas, outra da parte electrica Etc... Peço um carro, pago um carro da maneira que for acordado e tenho uma única factura final. Porque é que na construção há-de ser diferente?

Repito que estou a faar de situações "chave na mão" e não empreitada, onde aí sim, como eu contrato vários serviços distintos, tenho de ter uma factura por cada serviço, claor está!
  7.  # 47

Colocado por: Hugo RSFQuando eu compro um carro, não tenho uma factura das rodas, uma das portas, outra da parte electrica Etc... Peço um carro, pago um carro da maneira que for acordado e tenho uma única factura final. Porque é que na construção há-de ser diferente?
    NÃO É DIFERENTE.

Se , no caso da aquisição de um carro Você fizer DOIS pagamentos suficientemente distantes no tempo, o vendedor é OBRIGADO a passar uma factura para cada recebimento.
  8.  # 48

o Hugo tem razão se pagar a obra na totalidade no final dela estar concluída, mas não há nenhum empreiteiro que faça isso, tem que ir fazendo pagamentos faseados, cada um com a respectiva factura.
  9.  # 49

Colocado por: rjmsilvao Hugo tem razão se pagar a obra na totalidade no final dela estar concluída, ....
    É verdade.
    SE PAGASSE A OBRA na totalidade, de uma só vez, claro que sim.
    Mas NÃO FOI ISSO que o Hugo RSF disse.

... tem que ir fazendo pagamentos faseados, cada um com a respectiva factura.
    Exactamente.
  10.  # 50

Hugo, repare lá uma coisa.

Um carro é entregue de uma só vez, enquanto uma casa pode demorar 18 meses a ser construída, o que significaria que o empreiteiro teria de adiantar todo o dinheiro. Essa não é a função de um empreiteiro mas de um promotor.

Mas no caso do promotor, a moradia é dele até fazerem a escritura enquanto no caso de uma moradia, nada daquilo é do empreiteiro, isto é, não há garantias de qualquer espécie.
  11.  # 51

Então quer dizer que no final o empreiteiro irá passar facturas do valor total em dobro (as intermédias e a final), porque eu não quero ficar com 10 ou 20 facturas. Eu contrato um serviço, quero uma factura. Ponto! É essa factura que me dá a garantia, como se comprar um computador a prestações, quem mo vender, passa-me uma factura única, independentemente de eu pagar a pronto ou a prestações! A factura é só uma!

Se o empreiteiro passar facturas intermédias e depois a final, fica com contabilidade complicada de fazer porque no total terá o valor da obra em dobro...
  12.  # 52

Colocado por: Hugo RSFEntão quer dizer que no final o empreiteiro irá passar facturas do valor total em dobro (as intermédias e a final), porque eu não quero ficar com 10 ou 20 facturas. Eu contrato um serviço, quero uma factura. Ponto! É essa factura que me dá a garantia, como se comprar um computador a prestações, quem mo vender, passa-me uma factura única, independentemente de eu pagar a pronto ou a prestações! A factura é só uma!

Se o empreiteiro passar facturas intermédias e depois a final, fica com contabilidade complicada de fazer porque no total terá o valor da obra em dobro...

Se lhe passar o dobro do valor significa que esta a facturar o dobro, é bom para as finanças :) Normalmente o a ultima factura tem o valor da ultima fase dos trabalhos, correspondente ao ultimo pagamento que lhe fizer.
    Eu percebo a sua questao, mas qual o problema de ficar com 10 facturas? ate porque nao se esqueça, uma casa de cave na mao demora uns valentes meses. Se o contrutor so passar factura no final arrisca-se a haver algum ano sem facturação....as finanças tb vao gostar disso, pois vao-lhe ver as contas em detalhe mas ver se ele vive "do ar"
  13.  # 53

Para mim, os orçamentos de construção para particulares (sem possibilidade de deduzir iva) deveriam ter sempre o valor total a pagar já com Iva. É uma questão de transparência e rigor, que podia começar logo no orçamento. Afinal de contas, para o empreiteiro é igual e para o cliente é melhor (não se ilude e não tem se fazer contas).

Abraço, Pedro
  14.  # 54

Se pedir, claro que o orçamento vem com IVA (IVA à taxa em vigor). Se entretanto a taxa de IVA se alterar é so fazer o acerto.
  15.  # 55

Sim mas isso é entre ele e as finanças, não entre mim e as finanças!

Se me vierem "chatear" eu só tenho de dizer o que fiz: "Fui-lhe dando tranhes e no final ele passou-me esta factura do valor total que serve de garantia"!
    Como é que ele colocou na sua contabilidade as tranches, não tenho nada que ver com isso!

No final, para as finanças, o que interessa é que se ele facturou 1000, tem de haver IVA de 1000. Agora se esse 1000 foi pago em 10x ou a pronto, o valor do IVA é o mesmo!!!
  16.  # 56

Colocado por: jorgferrSe pedir, claro que o orçamento vem com IVA (IVA à taxa em vigor). Se entretanto a taxa de IVA se alterar é so fazer o acerto.

Pois eu sei, mas para particulares podia vir já com o iva, para o empreiteiro é igual e para o cliente melhor...

Abraço, Pedro
  17.  # 57

Colocado por: Hugo RSFSe me vierem "chatear" eu só tenho de dizer o que fiz: "Fui-lhe dando tranhes e no final ele passou-me esta factura do valor total que serve de garantia"!

Diga isso, diga. :-)

Ó Hugo. Você nunca teve uma empresa, nunca leu o Código do IVA, ... NEM QUER SABER, não é?

Eu e outros JÁ escrevemos aqui em cima que os «adiantamentos», os pagamentos parcelares, os pagamentos em tranches, etc. TÊM DE SER FACTURADOS.

Voltando ao seu exemplo do «carro».
    Se você der um sinal (por exemplo, de 20%) para a compra de um carro que lhe irá ser entregue dentro de 2 ou 3 meses, também vai querer um documento (recibo) desse pagamento, ou não?
    As empresas, ou passam Vendas a Dinheiro (o que neste caso não se aplica) ou Recibos.
    E para haver um "Recibo" TEM DE haver a correspondente "Factura" (por exemplo: 20% do valor de um Rolls-Royce de 1milhão de euros), com os correspondentes valores de Impostos a pagar.
  18.  # 58

Colocado por: Pedro Fernandes
    Colocado por: jorgferrSe pedir, claro que o orçamento vem com IVA(IVA à taxa em vigor). Se entretanto a taxa de IVA se alterar é so fazer o acerto.

Pois eu sei, mas para particulares podia vir já com o iva,para o empreiteiro é iguale para o cliente melhor...

Pois.
    Nas minhas propostas de orçamento eu escrevo "IVA à taxa em vigor", e - para os particulares(!) - adiciono-lhe o valor com a taxa actualmente em vigor.
    (Para os clientes particulares não terem dúvidas de qual o valor a pagar no fim).

Reforço: tenho de ter esta cautela com os clientes particulares porque parece que não reparam que PAGAM I.V.A. sobre todas as aquisições que fazem.
  19.  # 59

Reforço: tenho de ter esta cautela com os clientes particulares porque parece que não reparam que PAGAM I.V.A. sobre todas as aquisições que fazem.

Claro que reparam Luis...acontece que um particular, por regra, faz casa uma vez na vida e, em tudo (electrodomesticos,Edp, Agua,Gás, Automovel, etc) o que compra está habituado a ter o preço total/final a pagar com todos os impostos...logo, é normal que tenham uma primeira reacção ao preço do orçamento, como o valor a pagar pela casa. Por isso eu digo que é uma questão de transparência...

Abraço, Pedro
  20.  # 60

Aplicamos o mesmo tipo de iva 6% e 21% se for remodelar uma loja?

Ou será apenas para privados e não para empresas!

0.0297 seg. NEW