Colocado por: calomEstou a pensar remodelar a casa; preciso algo da câmara para puder beneficiar da taxa reduzida na mão-de-obra que agora é 6%?Não.
Ou basta que o pedreiro, serralheiro, carpinteiro, etc... passe as facturas indicando já o iva a 6%?Sim. Desde que estejamos a falar de mão-de-obra.
Colocado por: Luis K. W.Ou basta que o pedreiro, serralheiro, carpinteiro, etc... passe as facturas indicando já o iva a 6%?Sim. Desde que estejamos a falar de mão-de-obra.
Colocado por: Hugo RSFSe o empreiteiro meteu iva a 5% a 21% ou a 100% é lá com ele! Ou estou a ver alguma coisa mal?
Colocado por: Hugo RSFQuando eu compro um carro, não tenho uma factura das rodas, uma das portas, outra da parte electrica Etc... Peço um carro, pago um carro da maneira que for acordado e tenho uma única factura final. Porque é que na construção há-de ser diferente?NÃO É DIFERENTE.
Colocado por: rjmsilvao Hugo tem razão se pagar a obra na totalidade no final dela estar concluída, ....É verdade.
... tem que ir fazendo pagamentos faseados, cada um com a respectiva factura.Exactamente.
Colocado por: Hugo RSFEntão quer dizer que no final o empreiteiro irá passar facturas do valor total em dobro (as intermédias e a final), porque eu não quero ficar com 10 ou 20 facturas. Eu contrato um serviço, quero uma factura. Ponto! É essa factura que me dá a garantia, como se comprar um computador a prestações, quem mo vender, passa-me uma factura única, independentemente de eu pagar a pronto ou a prestações! A factura é só uma!
Se o empreiteiro passar facturas intermédias e depois a final, fica com contabilidade complicada de fazer porque no total terá o valor da obra em dobro...
Colocado por: jorgferrSe pedir, claro que o orçamento vem com IVA (IVA à taxa em vigor). Se entretanto a taxa de IVA se alterar é so fazer o acerto.
Colocado por: Hugo RSFSe me vierem "chatear" eu só tenho de dizer o que fiz: "Fui-lhe dando tranhes e no final ele passou-me esta factura do valor total que serve de garantia"!
Colocado por: Pedro FernandesColocado por: jorgferrSe pedir, claro que o orçamento vem com IVA(IVA à taxa em vigor). Se entretanto a taxa de IVA se alterar é so fazer o acerto.
Pois eu sei, mas para particulares podia vir já com o iva,para o empreiteiro é iguale para o cliente melhor...
Reforço: tenho de ter esta cautela com os clientes particulares porque parece que não reparam que PAGAM I.V.A. sobre todas as aquisições que fazem.