Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

futilidades, ganancia, febre de poder, etc, etc,

quando um dia houver uma maioria que perceba que a verdadeira felicidade está em não ter mais, mas sim na forma como se tem/teve, ai sim poderá haver um pouco mais de moralidade e harmonia em tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  2.  # 122

Meus senhores...

Obrigada pelos vossos comentários... mas fiquei na mesma quanto às minhas dúvidas..!!!
    Será que alguém me dá uma ajudinha!! :)
    Obrigada!

Marta
  3.  # 123

Colocado por: MartaGMeus senhores...

Obrigada pelos vossos comentários... mas fiquei na mesma quanto às minhas dúvidas..!!!
    Será que alguém me dá uma ajudinha!! :)
    Obrigada!
    Marta

Marta você é no minimo conivente com a situação. Se o fisco descobre que você "está feita" com o construtor de certeza que também será penalizada.
  4.  # 124

Então ó Hugo RSF, você ainda não sabe que aqui não se pode criticar empreiteiros ( aqueles que andam nisto á anos e promovem a fuga ao iva), patrões ou politicos? Aqui só se pode criticar as pessoas (o consumidor final que faz casa uma vez na vida e leva com um orçamento com o iva em separado-sabe-se lá com que intenções).É que , assim o Hugo arrisca-se a levar com a brigada do moralismo que por aqui anda...sabe...aquelas pessoas que cumprem sol a sol todas as regras que o ESTADO definiu através de leis...até mesmo os limites de velocidade dentro de Lisboa e que, assim, em caso de acidente, evitam despesas acrescidas e desnecessárias ao ESTADO...evitando assim prejudicar-nos(ESTADO)...para não falar de outras, tb elas graves...a 120€ cada, punhamos a Noruega a um canto...Santa hipocrisia...

Criticar e compararmo-nos com os melhores é necessário, saudável e promove o desenvolvimento...

Abraço, Pedro
  5.  # 125

penso que a questão do orçamento de 100+IVA tem logica porque com este governo não sabemos quando o IVA está a 10 ou a 20.
    nesta subida se o empreiteiro tinha dado um orçamento de 100€+IVA20%=120€ ( o Dono de obra vai paga as facturas a 20%)
    pelo meio o IVA passou a 21% (apartir daqui passa a pagar o IVA a 21%)

caso o empreiteiro tivesse dado um orçamento de 120€ IVA incluido quem paga a diferença o dono ou o empreiteiro (ou o empreiteiro pede a diferença do IVA ao dono e ele refila) que a culpa não é dele.
  6.  # 126

Lógica?...Além da mudança do valor do iva demorar 1/2 meses a aplicar, é muito fácil para o empreiteiro precaver isso no orçamento com uma simples alinea...Para um consumidor final, não tem lógica nenhuma...é uma questão de transparência...

Abraço, Pedro
  7.  # 127

Se é com uma simples alinha, porque não serve essa alinea para colocar +IVA, normalmente só apresentamos orçamentos + IVA, uma vez que o IVA não entra nas nossas contas, porque havemos nós de fazer contas com o IVA.
    se me disser eu quero orçamento com IVA, tudo bem nós apresentamos a tal alinea não nós recusamos apresentar.
    Agora Transparência, penso que sera sempre +IVA, até porque se o cliente quiser saber faz-se logo a conta do IVA.
  8.  # 128

Agora pergunto eu: E se todos pagassem os respectivos impostos eles não seriam muito mais baixos??

Essa é fácil: não, não pagávamos menos. Simplesmente haveria mais dinheiro para o Estado gastar. Por outro lado, o problema do Estado não é falta de dinheiro - lamentavelmente, o Estado já engole cerca de 45% do PIB .

Enquanto não perceberem que o Estado não é um papão que nos rouba, o Estado somos nós! Se nós roubamos o Estado estamo-nos a roubar a nós próprios. Se pensam que quem paga o que nós roubamos são os ministros ou deputados estão muito enganados... devem pensar que são esses que sofrem com o nosso Xico-Espertismo..

Está enganado. O Estado é uma máquina ao seu próprio serviço. O cidadão existe primeiro para pagar o Estado, e só em 2º plano para ser servido. Enquanto se achar imoral que o construtor tenha 20 ou 30% de margem numa obra, mas normal que o Estado lhe cobre outros 21%....

Sem querer entrar em moralismos.Já imaginou que tudo aquilo que o Hugo não paga tenho que ser eu e outros tótos como eu que (sempre que não conseguem fugir) que têm de pagar?

A alternativa é o Estado gastar menos. Não roubar os cidadãos.

Todos os anos as estatísticas vêm mostrando que Portugal tem entre 10 e 14 mil milhões de euros em dívidas fiscais por cobrar . O valor corresponde a cerca de 10% da riqueza produzida num ano, e daria para pagar, por exemplo, cinco planos anticrise, mais de dez pontes Vasco da Gama ou mais de três défices orçamentais .

O que Luis quer dizer é que se se recebesse tudo o que está em "dívida" (não confundir com fuga ao fisco - que por definição não é conhecida, logo não é dívida) bla bla bla.
    Mas:
    1) O Estado perde cerca de 2/3 dos processos de divida fiscal. É portanto muito duvidosa a real existência desses milhares de milhões.
    2) Boa parte da restante dívida é incobrável (empresas ou particulares falidos, p.ex) ou fictícia (liquidações oficiosas -estimativas- coimas por atrasos em declarações). O "Rei Ghob" tem uma dívida superior a 1 milhão de euros...
    3)Mesmo admitindo que toda a dívida existisse e fosse recebida, isso significaria que SE CONSEGUIRIA COBRIR O DÉFICE DE UM ANO DO ORÇAMENTO. Ou seja, no ano seguinte voltaria tudo ao mesmo, com o plus de , sendo a despesa do Estado extremamente rígida e de progressão quase automática, o problema tender a agravar-se.
  9.  # 129

empreiteiros ( aqueles que andam nisto á anos e promovem a fuga ao iva),

Claro. Quem paga o IVA é o empreiteiro, certo? Deve ser ele que tem interesse em não pagar um imposto que é pago pelo consumidor.
  10.  # 130

Para resumir tudo isto podemos usar um célebre ditado popular:
    "(Estado/governo) Não faças aos outros (comuns cidadãos) o que não queres que te façam a ti!"

...e uma máxima muito antiga e válida: Liderar pelo exemplo!!!

2 coisas que o estado/governo não faz! E se não faz, não pode exigir que os outros façam só porque sim!
  11.  # 131

Colocado por: Pedro Fernandes...aqui não se pode criticar empreiteiros ( aqueles que andam nisto á anos e promovem a fuga ao iva),

Colocado por: luisvv Claro. Quem paga o IVA é o empreiteiro, certo? Deve ser ele que tem interesse em não pagar um imposto que é pago pelo consumidor.

É verdade. O consumidor final é que ganha em não pagar o IVA. O empreiteiro é apenas um intermediário.

Já vos contei aquela (e juro que é verdade!) de um antigo Director-Geral das Contribuições e Impostos que queria pagar menos Sisa na compra de um apartamento ?
    Perante o olhar apardalado do empresário de construção com quem ele estava a negociar a compra/venda de um apartamento, ele acrescentou: «É que eu agora estou do outro lado da barricada!».
    Isto é, até o senhor ex-Director-Geral , na sua pele de consumidor, achava normal roubar o Fisco...
  12.  # 132

Só lamento que continue a haver sistema de saúde, de educação e de segurança social para alguns cidadão deste país! Há pessoas que não merecem ir a um hospital e pagar uns trocos, não merecem ter os filhos a estudar de borla.. etc.

Só para concluir, não sei o que estão cá a fazer?? Devem ter como objectivo ajudar a afundar o barco. Para isso mais vale emigrarem para os países que têm como exemplos pois com essa mentalidade não fazem cá falta nenhuma.

Há muita coisa a apontar aos governos, há, mas que moral têm aqueles que não cumprem com as suas obrigações para criticar?!?!?
  13.  # 133

Há muita coisa a apontar aos governos, há, mas que moral têm aqueles que não cumprem com as suas obrigações para criticar?!?!?

Toda deste mundo, se votarem!!!

A liderançe tem de vir pelo exemplo, como referi em cima! Não podemos ser nós a "começar"!
    É como no futebol: Todos dizemos que os árbritos portugueses apitam muito!
    Depois perguntamos aos árbritos e eles dizem que apitam porque os jogadores se atiram para o chão demasiado!
    E perguntamos aos jogadores e eles respondem que se atiram para o chão demasiado porque os árbritos assim apitam!

E entramos num impasse! Agora, a quem cabe mudar este impasse? A quem manda! E quem manda são os árbritos por isso são eles que têm de mudar!

Aqui é o mesmo!
    Quem tem de mudar, quem tem de dar o exemplo, quem tem de mostrar como deve ser feito é o governo/estado e não nós! Porque se for o governo/estado, todos apanham por tabela (e bem), se formos nós isoladamente, não serve de nada embora algumas pessoas continuem a pensar que se quem foge pagar, eles pagariam menos!

Por isso temos toda a moral deste mundo e do outro! Querem moral? Moralizem-se! Mostrem que a têm que depois nós mesmo que não queiramos somos contagiados... como eu senti na Noruega, só para dar um exemplo!
  14.  # 134

Colocado por: Hugo RSF

Toda deste mundo, se votarem!!!

A liderançe tem de vir pelo exemplo, como referi em cima! Não podemos ser nós a "começar"!
    É como no futebol: Todos dizemos que os árbritos portugueses apitam muito!
    Depois perguntamos aos árbritos e eles dizem que apitam porque os jogadores se atiram para o chão demasiado!
    E perguntamos aos jogadores e eles respondem que se atiram para o chão demasiado porque os árbritos assim apitam!

E entramos num impasse! Agora, a quem cabe mudar este impasse? A quem manda! E quem manda são os árbritos por isso são eles que têm de mudar!

Aqui é o mesmo!
    Quem tem de mudar, quem tem de dar o exemplo, quem tem de mostrar como deve ser feito é o governo/estado e não nós! Porque se for o governo/estado, todos apanham por tabela (e bem), se formos nós isoladamente, não serve de nada embora algumas pessoas continuem a pensar que se quem foge pagar, eles pagariam menos!

Por isso temos toda a moral deste mundo e do outro! Querem moral? Moralizem-se! Mostrem que a têm que depois nós mesmo que não queiramos somos contagiados... como eu senti na Noruega, só para dar um exemplo!

Se eu não cumpro com as minhas responsabilidades não tenho moral para criticar quem quer que seja.

Se eu voto mas mesmo assim não cumpro com as minhas reponsabilidades, não tenho moral para criticar!

Sabe meu caro, votar é muito mais fácil que cumprir com as suas obrigações, se fosse por aí não havia incumpridores... se acha que por votar já está afastado de qualquer responsabilidade está redondamente enganado.

Com todo o respeito, retiro-me desta conversa pois não vai levar a lado nenhum e eu já ocupei demasiado tempo com este tema.
  15.  # 135

Colocado por: Hugo RSF...somos contagiados... como eu senti na Noruega, só para dar um exemplo!

E, regressado a Portugal, começou a pensar de outra maneira porque se sentiu contagiado pelos ares que por cá pairam?

Você é muito contagiável... LOL! (Imagino-o na Nigéria.!!)

Uma vez, nos início dos anos 70, tinha uns 14 anos , estava em Genebra num Domingo muito cedo, a olhar para a esquerda e para a direita numa avenida perto do lago com mais de 1km.
    Nem um carro à esquerda, nem à direita.

O (único) indivíduo que estava do outro lado da rua começou a atravessar apesar do sinal vermelho para os peões, e eu fiz o mesmo.
    Pensei para mim que, se o suíço podia atravessar a rua com o vermelho, e ninguém estava a ver, não haveria problema.

Quando nos cruzámos a meio da avenida ele virou-se para mim e perguntou-me com um belíssimo sotaque alentejano: «você também é português, não é?».
  16.  # 136

"A terra onde fores ter faz como vires fazer"
    "Ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão"
  17.  # 137

Se eu não cumpro com as minhas responsabilidades não tenho moral para criticar quem quer que seja.

Nem mais! Se o governo QUE É QUEM MANDA E PODE FAZER AS COISAS MUDAR não cumpre com as suas responsabilidades, não tem moral nenhuma para nos exigir sacríficios!!!

Luis K. W., tenho uma história do género na Noruega! Estava para atravessar na passadeira com um amigo Norueguês (uns 4 dias depois de lá ter chegado) e estava vermelho! Como não vinha nenhum carro comecei a atravessar! Ele pegou-me no braço puxou-me para trás E disse-me:

- Está louco?! atravessar com o sinal vermelho?
    - Sim, qual é o problema? Não vem nenhum carro...
    - E se uma criança estiver a ver que educação e sinal lhe estás a dar?

Como se diz em bom português caiu-me tudo! Pedi desculpa e nuncam ais atravessei com sinal vermelho e mesmo hoje cá, tenho alguma dificuldade em fazê-lo...

Está de acordo com o que eu disse: As boas maneiras contagiam! as boas práticas contagiam!
    O problema é que as más também!...
  18.  # 138

Só lamento que continue a haver sistema de saúde, de educação e de segurança social para alguns cidadão deste país! Há pessoas que não merecem ir a um hospital e pagar uns trocos, não merecem ter os filhos a estudar de borla.. etc.

Eu, por outro lado, lamento que todos esses "sistemas" sejam "oferecidos" á conta da liberdade dos cidadãos e que sirvam como justificação para roubar o esforço do seu trabalho.

Só para concluir, não sei o que estão cá a fazer?? Devem ter como objectivo ajudar a afundar o barco. Para isso mais vale emigrarem para os países que têm como exemplos pois com essa mentalidade não fazem cá falta nenhuma.

A isto eu pergunto: porque não emigra você ? De onde vem a sua legitimidade para cercear a liberdade dos seus concidadãos e apropriar-se do produto do seu esforço?

Que moral tem alguém que me rouba para me exigir seja o que for?
  19.  # 139

Boas

Parece que para alguns a seriedade depende do local onde se encontram e, não sabendo ser sérios, esperam que o governo lhes ensine. Puro engano, não se é sério em part-time: ou se é sério ou não se é. E a atitude do Hugo RSF pura e simplesmente não é séria, por muito que tente mascarar. O facto de alguém roubar não confere aos outros o direito de roubar. Antes que chovam as recriminações o os protestos, que fique claro: também voto, pago os meus impostos como deve ser e tenho todo o direito a sentir-me roubado por quem foge ao fisco. Aos meus olhos, é roubo.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, Luis K. W., Rui A. B.
  20.  # 140

Claro. Quem paga o IVA é o empreiteiro, certo? Deve ser ele que tem interesse em não pagar um imposto que é pago pelo consumidor.

Claro que tem interesse, ele sabe que poderá até perder a obra por causa do Iva. E não esquecer que, para um consumidor fugir ao iva, tem de ter do outro lado um empreiteiro/empresa que concordou com o mesmo...por isso, questiono qual a "classe" menos séria, se os clientes, se os empreiteiros...O que safa o nosso País, é ainda haver uma "classe", embora restrita, que prima pela seriedade a tempo inteiro, cidadãos exemplares que nunca, vez alguma, "jamais", quebraram uma regra ou prejudicaram o Estado seja no que for...

Abraço, Pedro

0.0311 seg. NEW