Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Agora Transparência, penso que sera sempre +IVA, até porque se o cliente quiser saber faz-se logo a conta do IVA.

Claro, é exactamente o que acontece quando um consumidor final vai comprar uma carro, uma mota, um televisor, uns moveis...primeiro leva com o preço sem iva e depois é que o vendedor diz...olhe que são mais xxx€ de iva...Sim, é exactamente o que acontece...Por favor, acho que é simples concluir que, para um cliente particular, o correcto será um orçamento com o preço total...para o empreiteiro é igual...

Abraço, Pedro
  2.  # 142

Claro que tem interesse, ele sabe que poderá até perder a obra por causa do Iva. E não esquecer que, para um consumidor fugir ao iva, tem de ter do outro lado um empreiteiro/empresa que concordou com o mesmo...por isso, questiono qual a "classe" menos séria, se os clientes, se os empreiteiros...

Claro. Perde a obra por causa do IVA, que o cliente quer pagar mas o outro empreiteiro recusa receber. Waka waka...
  3.  # 143

E não esquecer que, para um consumidor fugir ao iva, tem de ter do outro lado um empreiteiro/empresa que concordou com o mesmo...

Olhe Luisvv, porque não comenta antes esta parte do meu post...é que foi o que pus a bold (o que quis salientar)...percebe?

Abraço, Pedro
  4.  # 144

tenho todo o direito a sentir-me roubado por quem foge ao fisco

Como é evidente!
    Era agora o que mais faltava que não se pudesse sentir roubado quando muito bem lhe apetecer e da forma que muito bem entender! Isto hoje em dia é mais uma ditadura que uma democracia, mas felizmente ainda não chegámos ao ponto de proibir este género de pensamentos!

Válha-nos isso ao menos neste país sem guerras (militares), sem catástrofes naturais e com bom tempo!
    •  
      FD
    • 5 agosto 2010

# 145

Colocado por: luisvvClaro. Quem paga o IVA é o empreiteiro, certo? Deve ser ele que tem interesse em não pagar um imposto que é pago pelo consumidor.

E tem interesse. É que se o IVA é cobrado, quer também dizer que tem que o facturar. Ora, se factura, aumenta o volume de negócios, se aumenta o volume de negócio e há fornecedores que não comprovam custos (não passam factura), aumenta o lucro, se aumenta o lucro, paga mais IRC, logo, tem que "arranjar" mais despesas... é um ciclo que a muitos não interessa nada. Pode-se dizer que deveriam arranjar fornecedores que comprovem custos mas, nesse caso não conseguiriam ser competitivos e não ganhariam obras.
    É como a questão dos salários, da segurança social e dos seguros de trabalho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
  5.  # 146

Olhe Luisvv, porque não comenta antes esta parte do meu post...é que foi o que pus a bold (o que quis salientar)...percebe?

porque é uma mera evidencia ...

É que se o IVA é cobrado, quer também dizer que tem que o facturar. Ora, se factura, aumenta o volume de negócios, se aumenta o volume de negócio e há fornecedores que não comprovam custos (não passam factura), aumenta o lucro, se aumenta o lucro, paga mais IRC, logo, tem que "arranjar" mais despesas... é um ciclo que a muitos não interessa nada. Pode-se dizer que deveriam arranjar fornecedores que comprovem custos mas, nesse caso não conseguiriam ser competitivos e não ganhariam obras.É como a questão dos salários, da segurança social e dos seguros de trabalho..

nao facturar implica não poder contabilizar custos. só é vantajoso até determinado ponto.. já para o cliente são sempre menos 20%...
    •  
      FD
    • 6 agosto 2010

# 147

Colocado por: luisvvsó é vantajoso até determinado ponto..

Quando a base recebe quase toda pela porta do cavalo...
    Por outro lado, não esquecer o célebre PEC (Pagamento Especial por Conta), um pré-pagamento de imposto baseado no volume de facturação. Uma das melhores aberrações das finanças portuguesas.
  6.  # 148

Boas

Uma pergunta de um leigo:
    E para os empreiteiros que só declaram parte do salário que pagam, sendo o restante entregue "por baixo da mesa, não será que têm vantagem em receber algum da mesma forma?

Para possíveis funcionários das finanças à escuta: não que eu conheça algum caso desses, sou apenas "testemunha de ouvir dizer".

cumps
    José Cardoso
  7.  # 149

porque é uma mera evidencia ...

Exacto, e que significa que, para cada cliente "xico-esperto" que foge ao fisco, há sempre um empreiteiro "xico-esperto" que faz o mesmo, por regra "repetente" e com muito mais "calo" que o cliente...

É "engraçado" ver a facilidade com que alguns users criticam determinadas acções de um cliente, "esquecendo" e evitando a mesma critica ao empreiteiro, tentando ao mesmo tempo passar a ideia que o mesmo não tem sequer qualquer interesse no acto...

Abraço, Pedro
    • jafn
    • 6 agosto 2010

# 150

É tudo muito bom e muito bonito, uns são muito honestos
    outros menos, o que é certo é que quando chega a hora da verdade (entrar com a massa), todos querem pagar o menos possivel.
  8.  # 151

Colocado por: Pedro FernandesÉ "engraçado" ver a facilidade com que alguns users criticam determinadas acções de um cliente, "esquecendo" e evitando a mesma critica ao empreiteiro, tentando ao mesmo tempo passar a ideia que o mesmo não tem sequer qualquer interesse no acto...
    Sei de uma empresa que construia e vendia prédios de apartamentos , em que era recorrente aparecerem potenciais clientes com este tipo de discurso: «ou vocês fazem um valor para a escritura de forma a que EU fique isento de Sisa, ou irei comprar ali no prédio em frente onde o fazem».
    E, claro, iam dizer exactamente o mesmo no prédio em frente...
  9.  # 152

Sei de uma empresa que construia e vendia prédios de apartamentos , em que era recorrente aparecerem potenciais clientes com este tipo de discurso: «ou vocês fazem um valor para a escritura de forma a que EU fique isento de Sisa, ou irei comprar ali no prédio em frente onde o fazem».

O Luis é conhecedor de muitas histórias/situações. Sendo que parece que ficou evidente existirem más condutas por parte de clientes e empreiteiros/empresas, estranho não conhecer nenhuma que vise uma má conduta de um empreiteiro/empresa e estranho ainda mais não a partilhar aqui...é que dessas histórias, deveram andar ela por ela...porque:
    para cada cliente "xico-esperto" que foge ao fisco, há sempre um empreiteiro "xico-esperto" que faz o mesmo, por regra "repetente" e com muito mais "calo" que o cliente...

Abraço, Pedro
  10.  # 153

Colocado por: Pedro Fernandes O Luis é conhecedor de muitas histórias/situações.

É claro que conheço histórias dos dois tipos (e muitas ouvi-as aqui!). :-)

Mas:
    1. há muitos mais "compradores de casas" do que "construtores".

2. eu estou do lado dos construtores. :-)
  11.  # 154

1. há muitos mais "compradores de casas" do que "construtores".

Sim, mas os construtores são repetentes na situação...Portanto, para si, isso justifica a insistente critica aos compradores que fogem ao iva e um total silêncio no que se refere á mesma atitude do outro lado (empreiteiros)...

2. eu estou do lado dos construtores. :-)

Nãoooooo...é que ainda ninguém tinha reparado :) ..., tal é a imparcialidade dos seus posts...:)

Abraço, Pedro
  12.  # 155

Quando a base recebe quase toda pela porta do cavalo...
    Por outro lado, não esquecer o célebre PEC (Pagamento Especial por Conta), um pré-pagamento de imposto baseado no volume de facturação. Uma das melhores aberrações das finanças portuguesas.

1 por cento do volume de negócios, com um mínimo de 1250 euros, e 20% do excedente, se superior. Imoral, mas pouco relevante acima dos 125.000 euros de facturação.
  13.  # 156

Exacto, e que significa que, para cada cliente "xico-esperto" que foge ao fisco, há sempre um empreiteiro "xico-esperto" que faz o mesmo, por regra "repetente" e com muito mais "calo" que o cliente...É "engraçado" ver a facilidade com que alguns users criticam determinadas acções de um cliente, "esquecendo" e evitando a mesma critica ao empreiteiro, tentando ao mesmo tempo passar a ideia que o mesmo não tem sequer qualquer interesse no acto...

Engraçado é ver como o pedro vê o cliente, coitadinho, que quer pagar o IVA e o lobo-mau o construtor não deixa.
    Para o fornecedor, é relativamente indiferente - recebe o IVA e encaminha-o para as Finanças. Se não factura, não pode deduzir despesas correspondentes. Reduz o volume de negócios e o IRC? Talvez. Permite receber "por fora" e pagar da mesma forma? Sim. Ao mesmo tempo, reduz os custos do trabalho, e aumenta a remuneração líquida desse trabalho. Permite oferecer preços mais baixos.
    Ao mesmo tempo, é um risco.
  14.  # 157

Engraçado é ver como o pedro vê o cliente, coitadinho, que quer pagar o IVA e o lobo-mau o construtor não deixa.

Não Luis, em parte alguma dos meus comentários digo directa ou indirectamente que o cliente é um coitadinho. Se ler bem os meus posts, verá (como todos) que apenas faço lembrar que há sempre os dois lados no esquema pois há vantagens para os dois.

O Luis e mais alguns users, por sinal alguns empreiteiros ou ligados ao ramo, é que, em parte alguma dos vossos posts e/ou citações, criticam directa ou indirectamente o outro lado (empreiteiros/empresas) e ainda tentam passar a ideia (completamente falsa) que esse lado não tem qualquer interesse/vantagem com a fuga ao iva.

Ora, perante tal imparcialidade, se não aparecem por aqui algumas opiniões neutras, ainda vão todos pensar que só o cliente é o lobo-mau...

Abraço, Pedro
  15.  # 158

Boas,

Respondendo objectivamente à MartaG

O que diz a Verba 2.27 anexa ao código do IVA é o seguinte:

"2.27 - As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.
    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20% do valor global da prestação de serviços."

Cumprimentos

António
  16.  # 159

Para além da eficiência na cobrança de impostos, que tem aumentado muito, é, na minha opinião, necessário baixar esta carga fiscal completamente sufocante sobre os contribuintes. A partir de certo nível, o único resultado que se obtém é o aumento da evasão fiscal e a perda de competitividade das empresas e sem aumento que se veja nas receitas.

Quando é que vai aparecer um governo que se proponha reduzir a despesa do Estado em, digamos, 10%/15%, descer os impostos sobre rendimentos de empresas e particulares, descer o imposto sobre o consumo, em suma devolver dinheiro a quem produz e dar a liberdade às pessoas de escolherem o sistema de saúde que quiserem, o sistema de educação dos filhos que quiserem e muitos outros aspectos da vida, sem terem o Estado como o pai a que têm que obedecer cegamente.
  17.  # 160

Colocado por: J.FernandesPara além da eficiência na cobrança de impostos, que tem aumentado muito, é, na minha opinião, necessário baixar esta carga fiscal completamente sufocante sobre os contribuintes. A partir de certo nível, o único resultado que se obtém é o aumento da evasão fiscal e a perda de competitividade das empresas e sem aumento que se veja nas receitas.

Quando é que vai aparecer um governo que se proponha reduzir a despesa do Estado em, digamos, 10%/15%, descer os impostos sobre rendimentos de empresas e particulares, descer o imposto sobre o consumo, em suma devolver dinheiro a quem produz e dar a liberdade às pessoas de escolherem o sistema de saúde que quiserem, o sistema de educação dos filhos que quiserem e muitos outros aspectos da vida, sem terem o Estado como o pai a que têm que obedecer cegamente.

Isso só é possível quando o estado deixar de gastar dinheiro em mordomias tipo administrador que se auto demite e auto atribui pensão milionária,e obras megalómanas sem o país estar de bem economicamente,pois claro que os grandes movimentos monetários são feitos entre banca/estado/amigos...logo essas obras que são executadas à custa do nosso sangue,e para eles é tudo fácil,porque no futuro nunca prestam contas como os empresários privados prestam.logo quem ganha com esta desordem e descalabros financeiros são tipos como o Colhone e outros ligados a estes grandes negócios à custa dos nossos impostos e não à custa de investimentos de capitais próprios deles.

Rocha

0.0402 seg. NEW