Agora Transparência, penso que sera sempre +IVA, até porque se o cliente quiser saber faz-se logo a conta do IVA.
Claro que tem interesse, ele sabe que poderá até perder a obra por causa do Iva. E não esquecer que, para um consumidor fugir ao iva, tem de ter do outro lado um empreiteiro/empresa que concordou com o mesmo...por isso, questiono qual a "classe" menos séria, se os clientes, se os empreiteiros...
E não esquecer que, para um consumidor fugir ao iva, tem de ter do outro lado um empreiteiro/empresa que concordou com o mesmo...
tenho todo o direito a sentir-me roubado por quem foge ao fisco
Colocado por: luisvvClaro. Quem paga o IVA é o empreiteiro, certo? Deve ser ele que tem interesse em não pagar um imposto que é pago pelo consumidor.
Olhe Luisvv, porque não comenta antes esta parte do meu post...é que foi o que pus a bold (o que quis salientar)...percebe?
É que se o IVA é cobrado, quer também dizer que tem que o facturar. Ora, se factura, aumenta o volume de negócios, se aumenta o volume de negócio e há fornecedores que não comprovam custos (não passam factura), aumenta o lucro, se aumenta o lucro, paga mais IRC, logo, tem que "arranjar" mais despesas... é um ciclo que a muitos não interessa nada. Pode-se dizer que deveriam arranjar fornecedores que comprovem custos mas, nesse caso não conseguiriam ser competitivos e não ganhariam obras.É como a questão dos salários, da segurança social e dos seguros de trabalho..
Colocado por: luisvvsó é vantajoso até determinado ponto..
porque é uma mera evidencia ...
Colocado por: Pedro FernandesÉ "engraçado" ver a facilidade com que alguns users criticam determinadas acções de um cliente, "esquecendo" e evitando a mesma critica ao empreiteiro, tentando ao mesmo tempo passar a ideia que o mesmo não tem sequer qualquer interesse no acto...Sei de uma empresa que construia e vendia prédios de apartamentos , em que era recorrente aparecerem potenciais clientes com este tipo de discurso: «ou vocês fazem um valor para a escritura de forma a que EU fique isento de Sisa, ou irei comprar ali no prédio em frente onde o fazem».
Sei de uma empresa que construia e vendia prédios de apartamentos , em que era recorrente aparecerem potenciais clientes com este tipo de discurso: «ou vocês fazem um valor para a escritura de forma a que EU fique isento de Sisa, ou irei comprar ali no prédio em frente onde o fazem».
para cada cliente "xico-esperto" que foge ao fisco, há sempre um empreiteiro "xico-esperto" que faz o mesmo, por regra "repetente" e com muito mais "calo" que o cliente...
Colocado por: Pedro Fernandes O Luis é conhecedor de muitas histórias/situações.
1. há muitos mais "compradores de casas" do que "construtores".
2. eu estou do lado dos construtores. :-)
Quando a base recebe quase toda pela porta do cavalo...
Por outro lado, não esquecer o célebre PEC (Pagamento Especial por Conta), um pré-pagamento de imposto baseado no volume de facturação. Uma das melhores aberrações das finanças portuguesas.
Exacto, e que significa que, para cada cliente "xico-esperto" que foge ao fisco, há sempre um empreiteiro "xico-esperto" que faz o mesmo, por regra "repetente" e com muito mais "calo" que o cliente...É "engraçado" ver a facilidade com que alguns users criticam determinadas acções de um cliente, "esquecendo" e evitando a mesma critica ao empreiteiro, tentando ao mesmo tempo passar a ideia que o mesmo não tem sequer qualquer interesse no acto...
Engraçado é ver como o pedro vê o cliente, coitadinho, que quer pagar o IVA e o lobo-mau o construtor não deixa.
Colocado por: J.FernandesPara além da eficiência na cobrança de impostos, que tem aumentado muito, é, na minha opinião, necessário baixar esta carga fiscal completamente sufocante sobre os contribuintes. A partir de certo nível, o único resultado que se obtém é o aumento da evasão fiscal e a perda de competitividade das empresas e sem aumento que se veja nas receitas.
Quando é que vai aparecer um governo que se proponha reduzir a despesa do Estado em, digamos, 10%/15%, descer os impostos sobre rendimentos de empresas e particulares, descer o imposto sobre o consumo, em suma devolver dinheiro a quem produz e dar a liberdade às pessoas de escolherem o sistema de saúde que quiserem, o sistema de educação dos filhos que quiserem e muitos outros aspectos da vida, sem terem o Estado como o pai a que têm que obedecer cegamente.