Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Boas,
    Mais uma dúvida relacionada com IVAs.
    Os construtores/imobiliarias que constroem moradias tambêm pagaram IVA na sua construção?
    Ou ficam isentos de pagar IVA uma vez que é para venda e os compradores pagam IMT?

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 13 outubro 2010

# 162

Pagaram IVA em todos os materiais e serviços.
  2.  # 163

Para além da eficiência na cobrança de impostos, que tem aumentado muito, é, na minha opinião, necessário baixar esta carga fiscal completamente sufocante sobre os contribuintes. A partir de certo nível, o único resultado que se obtém é o aumento da evasão fiscal e a perda de competitividade das empresas e sem aumento que se veja nas receitas.
    Isto é uma grande verdade! As pessoas aceitam, percebem, compreendem e concordam com o pagamento de impostos. O que não aceitam é que a carga fiscal seja tanta que as sufoca ao ponto de pagarem um imposto quase porque respiram ou existem!

Os impostos têm de existir mas têm de existir para o normal funcionamento do estado/país/economia/vida social, não para pagar erros de governantes!

Como todos os economistas referem, um efeito preverso que esta subida dos impostos terá é que aumentará também a fuga, por parte não só de contribuintes como mesmo de empresas! Claro, lógico e compreensível!!!
  3.  # 164

temos que ver que actualmente pagamos 1/4 em imposto... estamos a falar de uma obra de 100.000€, quase 25.000 é só para imposto... e depois vamos ver... o que nos dão em troca? nada... tudo se paga neste país!!!
    • A123
    • 21 outubro 2010

# 165

Eu cá já sou um dos "sortudos" contemplados com uma ida ás finanças!!! E a moradia só começou a construção à 8 meses!!!! Será que isto se vai tornar a repetir?? Dizem que o fisco tem memoria de 5 anos.... 5 anos nisto!?!? Posso ser chamado para fiscalização várias vezes??? è que isto não é nada, não é nada mas dá um trabalhão.. só o trabalho em procurar extractos bancários desde a altura da elaboraçãoºao do projecto... quer dizer.... Haja paciência!!!!
    Ah! E outra questão se alguém souber responder: Porquê a minha obra? Aleatória? Valor estimado? Problemas com construtor?

Obrigado
  4.  # 166

A123
    Já agora e para esclarecimento de todo o fórum que tipo de esclarecimentos teve que prestar nas finanças?
    • A123
    • 21 outubro 2010

# 167

ainda não fui lá. Só para a semana uma vez que me dão 15 dias para me apresentar no entanto tenho de organizar tudo o que é papelada relacionada com a construção desde a fase de elaboração do respectivo projecto: contractos, facturas, vendas a dinheiro, copias de cheques e extractos bancarios, copia da licença de construção e estimativa total dos custos de obra (que n sei onde arranjar..).. Basicamente devem ir procurar TUDO!!! Mas dps eu conto como foi, no entanto alguem me sabe responder pk é k a minha obra foi a escolhida?
    •  
      FD
    • 21 outubro 2010 editado

# 168

Colocado por: A123no entanto alguem me sabe responder pk é k a minha obra foi a escolhida?

Às vezes é pela história do fruto envenenado - se se apanha uma maçã podre/envenenada, tem que se ver o resto da cesta da fruta e até mesmo a árvore.
    Todas as frutas que estiveram em contacto com a maçã podre/envenenada ou que vieram da mesma árvore podem também estar podres/envenenadas...
  5.  # 169

Numa linguagem menos poetica. Há aì um dos intervenientes na sua obra que tem umas contas a ajustar com o fisco.
    Se não tem contratos corra a fazelos. Não se esqueça que eles vão verificar as datas.
    Se há aí uns trabalhos sem recibo avise os intervenientes que teem que lhos passar se não querem ter chatiçes.
    Cuidado com os trabalhadores independentes sem seguros e autorizações para trabalhar.
    Muito embora isso não seja da responsabilidade das finanças estes senhores são uns queixinhas...
    Em resumo não tente ir lá só com metade das coisa à espera que escape. A menos que tenha lá uns amigos é melhor não arriscar pois pode sobrar para si.
  6.  # 170

As finanças podem exigir ver os extractos bancários dum particular? Isso não está abrangido pelo sigilo bancário? Para levantar esse sigilo não é só com a autorização de um juíz? Alguém me sabe elucidar?
  7.  # 171

Como ficaremos a nível de IVA para construção de habitação própria em 2011, com a aplicação do novo Orçamento de Estado ?

Os donos de obra terão de pagar 23% IVA sobre o montante total de construção orçamentado ? Ou existe a possibilidade de uma pessoa individual beneficiar de uma taxa reduzida de IVA quando a construção é para efeitos de habitação propria permanente ?

Obrigado.
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2010

# 172

Colocado por: SchopferGottComo ficaremos a nível de IVA para construção de habitação própria em 2011, com a aplicação do novo Orçamento de Estado ?

Que eu tenha visto, fica tudo na mesma.
  8.  # 173

Em 2011 «A aposta para o investimento público vai ser na área da construção civil. A reabilitação urbana e a recuperação das cidades foram definidas como prioridades pelo Executivo, que promete apresentar, logo no início de 2011, uma proposta de lei para facilitar os despejos de quem não paga as rendas dos imóveis.
    A regeneração dos edifícios degradados servirá também para se tentar reduzir a taxa de desemprego, incentivando as empresas de construção a contratar desempregados deste sector.»
  9.  # 174

Colocado por: Luis K. W.A regeneração dos edifícios degradados servirá também para se tentar reduzir a taxa de desemprego, incentivando as empresas de construção a contratar desempregados deste sector.»

Essa só a brincar, não? atão querem mandar os desempregados para as obras?

0.0266 seg. NEW