Que tratamento aconselham dar a este portão antes de pintar, lixar até ao ferro (lixa ou escova de arame ou ambos)? que aplicar antes da tinta de esmalte?
Partindo do pressuposto que o material está metalizado ou galvanizado deve lixar até remover toda a tinta, sem danificar a protecção anti-corrosiva, depois aplicar um primário e depois o esmalte. Há tintas que dispensam o primário mas são um pouco caras e tenho dúvidas quanto à sua eficácia.
Estas pessoas agradeceram este comentário: jccosta, stilb
Pintei o meu portão há cerca de 3 meses. Era bastante parecido com o seu. No meu caso lixei muito bem com lixa, e com escova de arames nos cantos de difícil acesso que tinham ferrugem (muito poucos). Não foi preciso ir até ao ferro. Só tirar a camada de tinta à superfície e eventuais pontos de ferrugem. A primeira demão de tinta dei à trincha, mas mesmo tendo a tinta dissolvida, ficam a ver-se as marcas do pincel. A segunda demão já foi à pistola. Ficou 5*****.
EDIT: não sei se ajuda, mas usei tinta da Hammerite. Sem primário (supostamente aquela tinta dispensa o primário)
Estas pessoas agradeceram este comentário: jccosta