Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ando as turras com o arquiteto.
    Então temos um casa cuja fachada principal é virada a Sul. No entanto a casa será habitada contemplando a vista a N-NO.
    Existem dois compartimentos, que viram para N e para O/NO .
    A

    Assim segundo ela que ter paredes cegas a NO e grandes janelas por causa do Sol a N. O cliente quer janelas a NO . Do meu ponto de vista serão janelas problemática no verão, mas nada que uma pala não atenue e em caso extremo baixa-se o estore. Não há nada melhor que na primavera e outono apanhar o sol de fim da tarde dentro de casa.
    Que dizem?
  2.  # 2

    Isso é tudo certo...
    Então e o Arquitecto não tem atenção esses pormenores tecnicos, bem como aliar a estética, a integração urbana, a organização funcional e os desejos do cliente?

    PS: grandes janelas a Norte.. sói se a vista for uma coisa... do Outro mundo. Normalmente meto as zonas tecnicas/ serviço no quadrante Norte....
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 3

    Boa tarde,
    O meu comentário baseia-se na minha experiência e não pretende comparar-se às opiniões técnicas de quem trabalha na área.
    Comprei uma moradia pronta a habitar pelo que o aspecto da exposição solar nunca poderia ser alterado. Tendo 3 frentes, possui fachada principal a sul, lateral a oeste e traseiras a norte. A fachada das traseiras é a mais calma e destinada aos momentos de lazer (sala e deck exterior), sendo a mais luminosa pois possui pé direito alto (altura de 3 pisos) e constituída praticamente só por janelas, o que até nem é mau pois a vista é desafogada, sem vizinhos próximos. A sala tem também janelas a poente, pelo que a luz na Primavera e Verão é fantástica. O único ponto negativo poderia ser a perda importante de calor durante o Inverno, necessitando de um aquecimento adequado e se calhar, financeiramente mais caro e com baixa rentabilidade. Ainda não pude avaliar bem este ultimo aspecto mas, globalmente, estou satisfeita pois sempre desejei ter uma sala bastante luminosa, sobretudo durante toda a tarde (que é quando posso usufruir mais dela).
    Tudo isto para dizer que uma exposição solar, inicialmente, considerada como menos vantajosa deverá ser analisada tendo em conta toda a restante casa. Durante o processo de procura de casa, tentei sempre procurar aquelas que teriam a parte de lazer (sala e zona exterior) viradas a poente para usufruir da luz e do aquecimento solar e no entanto, acabei, depois, por me render a uma situação um pouco diferente mas que também me agrada.
 
0.0083 seg. NEW